O que é previsão de demanda?
Para que serve a previsão de demanda?
Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?
Benefícios da previsão de demanda
Importância da previsão de demanda para gestão de estoque e PCP
Conseguiu absorver tudo?

Saiba quais são os benefícios da previsão de demanda e qual é a sua importância

Entenda qual é o impacto da previsão de demanda em uma empresa e como ela pode ser fundamental para a gestão de estoque e para o PCP.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Saiba quais são os benefícios da previsão de demanda e qual é a sua importância

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a previsão de demanda de uma empresa ou indústria e até como ela é fundamental para o planejamento e controle da produção e para a gestão de estoque.


A previsão de demanda é uma projeção da demanda que uma empresa ou indústria tem baseando-se em dados históricos e fatores como financeiros, econômicos e mercadológicos para a análise.


Se você gostaria de saber mais sobre o assunto, você está no artigo certo. Nesse texto vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é previsão de demanda?
  • Para que serve a previsão de demanda?
  • Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?
  • Benefícios da previsão de demanda
  • Importância da previsão de demanda para gestão de estoque e PCP.

Mas antes, que tal já começar a se familiarizar com a previsão de demanda e como o PCP se relaciona com esse tema?

Para isso, confere a dica que eu trouxe para você!

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda é um processo racional de busca de informações sobre o número de vendas de determinados produtos no futuro. Ou seja, é uma estimativa do que irá acontecer, em um determinado espaço de tempo, com as vendas dos produtos  ou serviços da empresa com base nos requisitos do cliente.


Essa estimativa é marcada por premissas que vão guiar todo o planejamento dos setores da empresa e tomadas de decisão, como você vai conferir nos próximos tópicos.

Para que serve a previsão de demanda?

O objetivo macro da previsão de demanda, também chamada de estimativa de demanda, é entender e saber qual é a viabilidade e possibilidade de atuar em um novo mercado.


Mas, como assim?


A previsão de demanda permite que a empresa saiba qual será a procura de seus produtos no futuro. Dessa forma, ela evita a possibilidade de ter superprodução e subprodução, ou seja, que não sobre e nem falte produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas.


Além disso, a previsão possibilita visualizar e prever um padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque de matéria-prima e insumos, baseado-se em dados históricos e métodos estatísticos.


Os objetivos da previsão devem ser traçados de acordo com a demanda a longo ou a curto prazo, podendo considerar vários ou um segmento de mercado específico.


Portanto, é necessário que a previsão de demanda forneça ao gestor informações como quando, onde e em qual quantidade que os produtos serão requisitados pelos consumidores e, dessa forma, atendê-los da melhor forma.

Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?

Como você viu, a previsão de demanda é uma grande aliada para fazer projeções estratégicas para a empresa. Isso porque, prever a demanda futura proporciona às empresas  noções e fundamentos sobre os mercados em que operam, auxilia no processo de tomada de decisão e pode, ainda, prevenir falhas e riscos. Dessa forma, projetar futuras demandas pode auxiliar no processo de tomadas de decisões, como:

  • Planejamento e programação da produção
  • Potencial de mercado
  • Desenvolvimento de estratégias
  • Possibilidade de expansão
  • Gerenciamento e controle financeiro
  • Minimização de perdas nas vendas e estoques
  • Elaboração de estratégia de preços.

Além de servirem como um guia para a política de decisão de uma organização, a previsão de demanda permite o monitoramento do desempenho de estratégias e sistemas a curto e longo prazo.

Benefícios da previsão de demanda

Você viu que a previsão de demanda é muito benéfica para os gestores de uma organização poderem tomar decisões estratégicas e eficientes. Mas não é só na tomada de decisão que a previsão traz bons frutos, como você vai ver a seguir.

Melhor gerenciamento do orçamento e fluxo de caixa

Quanto melhor a projeção de demandas futuras, mais assertiva e efetiva será a projeção do fluxo de caixa. Isso porque, a estimativa permite que a empresa controle seus custos de produção e, consequentemente, tenha um melhor gerenciamento do orçamento e um planejamento de fluxo de caixa efetivo.

Previsão de vendas

A previsão de demanda é muito utilizada para fazer projeções de vendas e, dessa forma, auxiliar no fluxo de receita de uma organização.  Sabendo a sua demanda mensal, a empresa é capaz de ter previsões mais assertivas e, ainda, permite criar um estoque de segurança, servindo como base para suas projeções de vendas e lucratividade. Sem previsão de demanda, a empresa assume o risco de produzir sem saber se o mercado irá adquirir seu produto.

Auxílio no planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial para a empresa poder definir onde quer chegar e como irá chegar nesse patamar. Por meio da previsão de cenários futuros, incluindo a previsão de demanda, a empresa saberá guiar as estratégias de uma maneira muito mais efetiva.

Importância da previsão de demanda para gestão de estoque e PCP

Agora você já deve ter entendido o quão fundamental é prever a demanda para uma empresa. Mas você sabe como ela influencia na gestão de estoque e no planejamento e controle de produção de uma indústria? Por meio da previsão de demanda, os gestores conseguem prever esses erros e, assim, evitarem que a empresa tenha baixa lucratividade e risco de desperdícios.


Além disso, como você viu, planejar e prever a demanda permite que a empresa tenha um estoque de segurança. Isso mantém os níveis de estoque suficientes para evitar possíveis faltas diante da instabilidade e oscilação da demanda e a incerteza do abastecimento. Portanto, a previsão de demanda é muito estratégica para os resultados da organização e principal aliada da sua produtividade.

Conseguiu absorver tudo?

Com o eBook As etapas do planejamento e controle da produção você vai conhecer todas as etapas do Planejamento e Controle da Produção, os pontos essenciais sobre a gestão de operações e as classificações dos sistemas de produção.

Cada vez mais, as empresas precisam de constante melhoria nos processos produtivos para garantir a satisfação dos clientes, além de rápidas mudanças nos setores organizacionais e nos processos operacionais. Por isso, o PCP é uma peça importante para o processo de tomada de decisões.

Está esperando o que? Não perca tempo!

As etapas do planejamento e controle da producao

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

planejamento e controle da producao

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento E Controle Da Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.