Provavelmente, você já ouviu falar sobre a previsão de demanda de uma empresa ou indústria e até como ela é fundamental para o planejamento e controle da produção e para a gestão de estoque.

A previsão de demanda é uma projeção da demanda que uma empresa ou indústria tem baseando-se em dados históricos e fatores como financeiros, econômicos e mercadológicos para a análise.

Se você gostaria de saber mais sobre o assunto, você está no artigo certo. Nesse texto vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é previsão de demanda?
  • Para que serve a previsão de demanda?

  • Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?

  • Benefícios da previsão de demanda;

  • Importância da previsão de demanda para gestão de estoque e PCP.

 

Mas antes, que tal conferir um Kit de Planilhas de Gestão de Operações? Nesse kit estão incluídas diversas planilhas, como de Acompanhamento de Pedidos, Controle de Entregas Logísticas e muito mais! Clique e confira!

Clique e confira o nosso kit!

 

O que é previsão de demanda?

 

A previsão de demanda é um processo racional de busca de informações sobre o número de vendas de determinados produtos no futuro.

Ou seja, é uma estimativa do que irá acontecer, em um determinado espaço de tempo, com as vendas do produtos ou serviços da empresa com base nos requisitos do cliente. 

Essa estimativa é marcada por premissas que vão guiar todo o planejamento dos setores da empresa e tomadas de decisão, como você vai conferir nos próximos tópicos. 

 

Para que serve a previsão de demanda?

 

O objetivo macro da previsão de demanda, também chamada de estimativa de demanda, é entender e saber qual é a viabilidade e possibilidade de atuar em um novo mercado.

Mas, como assim?

A previsão de demanda permite que a empresa saiba qual será a procura de seus produtos no futuro. Dessa forma, ela evita a possibilidade de ter superprodução e subprodução, ou seja, que não sobre e nem falte produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas.

Além disso, a previsão possibilita visualizar e prever um padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque de matéria-prima e insumos,  baseado-se em dados históricos e métodos estatísticos.

Os objetivos da previsão devem ser traçados de acordo com a demanda a longo ou a curto prazo, podendo considerar vários ou um segmento de mercado específico.

Portanto, é necessário que a previsão de demanda forneça ao gestor informações como quando, onde e em qual quantidade que os produtos serão requisitados pelos consumidores e, dessa forma, atendê-los da melhor forma.

 

Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?

 

Como você viu, a previsão de demanda é uma grande aliada para fazer projeções estratégicas para a empresa.

Isso porque, prever a demanda futura proporciona às empresas noções e fundamentos sobre os mercados em que operam, auxilia no processo de tomada de decisão e pode, ainda, prevenir falhas e riscos.

Dessa forma, projetar futuras demandas pode auxiliar no processo de tomadas de decisões, como:

 

  • Planejamento e programação da produção;

  • Potencial de mercado;

  • Desenvolvimento de estratégias;

  • Possibilidade de expansão;

  • Gerenciamento e controle financeiro;

  • Minimização de perdas nas vendas e estoques;

  • Elaboração de estratégia de preços.

 

Além de servirem como um guia para a política de decisão de uma organização, a previsão de demanda permite o monitoramento do desempenho de estratégias e sistemas a curto e longo prazo.

 

Benefícios da previsão de demanda

 

Você viu que a previsão de demanda é muito benéfica para os gestores de uma organização poderem tomar decisões estratégicas e eficientes. Mas não é só na tomada de decisão que a previsão traz bons frutos, como você vai ver a seguir.

 

Melhor gerenciamento do orçamento e fluxo de caixa

Quanto melhor a projeção de demandas futuras, mais assertiva e efetiva será a projeção do fluxo de caixa.

Isso porque, a estimativa permite que a empresa controle seus custos de produção e, consequentemente, tenha um melhor gerenciamento do orçamento e um planejamento de fluxo de caixa efetivo.

 

Previsão de vendas

A previsão de demanda é muito utilizada para fazer projeções de vendas e, dessa forma, auxiliar no fluxo de receita de um organização.

Sabendo a sua demanda mensal, a empresa é capaz de ter previsões mais assertivas e, ainda, permite criar um estoque de segurança, servindo como base para suas projeções de vendas e lucratividade.

Sem previsão de demanda, a empresa assume o risco de produzir sem saber se o mercado irá adquirir seu produto.

 

Auxílio no planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial para a empresa poder definir onde quer chegar e como irá chegar nesse patamar.

Por meio da previsão de cenários futuros, incluindo a previsão de demanda, a empresa saberá guiar as estratégias de uma maneira muito mais efetiva.

 

Importância da previsão de demanda para gestão de estoque e PCP

 

Agora você já deve ter entendido o quão fundamental é prever a demanda para uma empresa.

Mas você sabe como ela influencia na gestão de estoque e no planejamento e controle de produção de uma indústria?

Para fazer um bom controle de estoque e planejamento da produção, é preciso planejar e prever riscos, falhas e incertezas possíveis de ocorrer em uma linha de produção.

Por meio da previsão de demanda, os gestores conseguem prever esses erros e, assim, evitarem que a empresa tenha baixa lucratividade e risco de desperdícios.

Além disso, como você viu, planejar e prever a demanda permite que a empresa tenha um estoque de segurança. Isso mantém os níveis de estoque suficientes para evitar possíveis faltas diante da instabilidade e oscilação da demanda e a incerteza do abastecimento. 

Portanto, a previsão de demanda é muito estratégica para os resultados da organização e principal aliada da sua produtividade.

 

Conseguiu absorver tudo?

 

Agora que você já entendeu a finalidade de se fazer uma previsão de demanda e como ela pode ser estratégica nas organizações, que tal você aprofundar seus conhecimentos sobre PCP?

Confira o nosso curso gratuito de Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Nele você será capaz de avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho, relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção e obter uma visão sistêmica do seu negócio!

É só clicar no botão abaixo:

Clique e confira!