“Como conseguir meu primeiro estágio?” Essa é uma pergunta muito comum que escuto frequentemente quando estou em palestras e eventos. Ao conversar comigo, as pessoas sempre dizem: “Thiago, qual é a sua dica para quem está começando uma faculdade de Engenharia de Produção e está em busca de sua primeira experiência profissional?”

Neste artigo, vou contar um pouco sobre minha trajetória e minhas observações a partir disso. Afinal, não existe uma receita absoluta, mas essa é uma maneira de compartilhar um pouco de experiência com um exemplo que deu certo!
 

Como eu fiz para conseguir meu primeiro estágio?

1. Aproveite oportunidades à sua volta!

Em um primeiro momento, eu busquei me preparar! Procurei olhar para os lados, ver as oportunidades que estão à minha volta e, a partir daí, verificar o que eu poderia alcançar e qual seria o meu diferencial para me apresentar em um processo seletivo de estágio.

Então, antes de pleitear uma vaga de estágio em uma grande empresa, procurei participar de projetos de extensão na faculdade, da empresa júnior do meu curso – e isso foi uma experiência muito rica, muito diferente... Deixo essas recomendações para você porque acredito que esses são grandes diferenciais durante uma seleção.
 

2. Saiba no que você pode contribuir

O próximo passo é alinhar claramente sobre o que você é bom e qual contribuição você espera passar, mesmo que com pouca experiência... Então, antes de você pleitear a vaga de estágio, procure entender qual a função daquela vaga, o que aquela empresa faz, o que a organização busca, quais características ela valoriza em seus profissionais. Quando você compreende o que a empresa está buscando, fica muito mais fácil identificar se a vaga se encaixa com seu perfil ou não.
 

3. Planeje-se!

Então, para variar, eu reforço a questão do planejamento, acho que esse é o grande segredo para conquistar o primeiro estágio: procure planejar sua carreira, busque se preparar... Gaste energia nesse momento de diferenciação! Na hora que a oportunidade surgir, você estará preparado. É importante demonstrar que você tem objetivos, metas e um sonho para sua carreira.

 

Assim, para finalizar o artigo, trago uma grande máxima para te estimular: “sorte é quando a oportunidade encontra o preparo”. Algumas pessoas julgam que nós temos sorte, mas não é isso, quem alcança seus objetivos é porque se preparou e encontrou uma boa oportunidade para explorar, fazer dar certo.

Tem mais alguma dica sobre como conseguir seu estágio? Como foram suas experiências?

Conta aqui nos comentários! Será um prazer trocar ideias sobre esse momento tão importante em nossas carreiras wink