A Indústria 4.0 está trazendo diversas mudanças nas dinâmicas empresariais. Uma pesquisa da CI&T aponta que 8 em 10 executivos consideram a  transformação digital como um fator de impacto nos negócios.

Pensando nisso, qual a relevância em conhecer as principais linguagens de programação do mercado?

Com a evolução, novas tecnologias industriais surgem, e os processos ficam cada vez mais rápidos. Tudo isso demanda uma mão de obra preparada e qualificada para essas mudanças, que possa entender o que está acontecendo e consiga auxiliar nesse processo.

Dentro dessa capacitação, inclui-se o domínio de alguma linguagem de programação. Por isso, nesse artigo você vai conhecer as 9 principais linguagens de programação mais valorizadas pelo mercado de trabalho são elas:

  • JavaScript;
  • Python;
  • PHP;
  • HTML/CSS;
  • SQL;
  • Java;
  • C#;
  • C++;
  • Ruby.

A seguir, vou explicar um pouco sobre cada uma, para ajudar você escolher a linguagem que vai começar a aprender e se preparar para os oportunidades do mercado.

Vamos lá?

 

9 principais linguagens de programação

 

Em um mundo cada vez mais digitalizado, dominar uma das principais linguagens de programação é fundamental para se posicionar no mercado de trabalho. Isso porque praticamente tudo pode ser automatizado de alguma maneira, facilitando os processos e aumentando a produtividade. 

Então, vamos te apresentar as 9 principais linguagens de programação para que você possa se destacar e conquistar sua vaga. Vamos lá:

 

1. JavaScript

 

Hoje em dia, JavaScript é uma linguagem de programação que está presente em quase todas as páginas web. Ela tem diversas aplicações muito interessantes, principalmente em termos de interação com o usuário e dinâmica da página.

Ela é fundamental para desenvolvedores web, e dialoga diretamente com outras linguagens (principalmente HTML e CSS), atuando na chamada front-end (o lado do cliente). JavaScript torna possível o preenchimento de formulários, botões funcionais e atualização de dados em tempo real, por exemplo.

 

2. Python

 

O Python tem destaque entre as principais linguagens de programação. Essa linguagem é muito versátil e possui diversas utilizações, como gerenciamento de Big Data, processamento de dados, inteligência artificial, entre muitas outras.

E ela faz tudo isso de uma maneira muito simples e descomplicada, com uma sintaxe fácil de entender.

Além disso é a linguagem que conquistou os corações dos desenvolvedores, e sua comunidade é uma das mais dispostas a resolver problemas. Por conta de tudo isso, programadores Python são muito buscados pelo mercado de trabalho

Prova disso é que grandes empresas como Google e Microsoft utilizam a linguagem em suas aplicações. Segundo uma pesquisa do site Coding Dojo, Python é a terceira linguagem de programação mais procurada pelo mercado.

 

3. PHP

 

PHP é uma linguagem muito importante para qualquer programador. Ela é utilizada principalmente no desenvolvimento web, agindo como um “esqueleto” para as páginas, fazendo trocas de informações e intermediando as requisições entre páginas e bancos de dados.

Isso possibilita a interação do usuário com botões, links e formulários, tornando os sites mais dinâmicos. Ela é bastante simples para os iniciantes, mas ao mesmo tempo conta com diversas funcionalidades avançadas para programadores experientes e para os desenvolvedores full-stack.

 

4. HTML/CSS

 

Em teoria, essas duas são linguagens separadas. Porém CSS é tão dependente de HTML que podemos considerá-las juntas. HTML é a principal linguagem que estrutura as páginas web. É ela que define exatamente quais objetos terão na página, através de marcações.

Já a CSS faz a estilização visual desses objetos. Com ela, é possível fazer coisas mais básicas (mudar a posição, a orientação, cor e textura de um objeto) ou tarefas mais elaboradas, como animações.

 

5. SQL

 

SQL é uma sigla para Structured Query Language (Linguagem de Pesquisa Estruturada). Sua aplicação é bem específica: interações com bancos de dados. Ela é utilizada para fazer pesquisas, inserir dados, filtrar informações, entre outras coisas.

Por conta disso, ela pode ser utilizada em conjunto com outras linguagens, como PHP e HTML, fazendo o armazenamento de informações e possibilitando filtragens complexas. Ainda é muito utilizada para o gerenciamento e análise de dados.

 

6. Java

 

Java é uma das principais linguagens de programação atualmente. Isso se deve a sua premissa ambiciosa: fazer com que o código programado seja executado em qualquer dispositivo, dando uma enorme flexibilidade de aplicações.

A ideia é que o programador não crie os códigos para um sistema ou dispositivo específico, mas sim para a plataforma Java. Isso é possível graças à tecnologia da máquina virtual.

Como podemos ver, Java e JavaScript são duas linguagens muito diferentes. Além das funcionalidades, enquanto JavaScript foi feita especificamente para o front-end, Java é utilizada no back-end, ou seja, nos servidores.

 

7. C#

 

C# (“C Sharp”) é a linguagem de programação criada pela Microsoft especificamente para sua plataforma .NET, um framework de desenvolvimento de sistemas e aplicações. Apesar das diferenças, ela é frequentemente comparada à Java por conta de seus conceitos.

Por mais que existam outras linguagens dentro do .NET (como Visual Basic), a C# é a mais utilizada por conta de sua versatilidade. Podemos utilizá-la para desenvolvimento web, aplicações mobile, programação de jogos, Machine Learning, entre várias outras coisas.

 

8. C++

 

A linguagem C é utilizada como base para muitas outras. C++ é um outro tipo de variação, porém muito mais fácil. Pode ser usada nos hardwares mais simples ou avançados, e não precisa de um sistema operacional no dispositivo. Ou seja, os programas são escritos direto em código de máquina.

Ela é uma das melhores no quesito velocidade. É focada na construção de sistemas de alta disponibilidade e performance. Por isso, é uma das melhores linguagens no quesito velocidade e é indicada para tarefas que exigem rapidez.

A linguagem é muito popular entre os desenvolvedores de programas desktop. Alguns softwares bastante utilizados são desenvolvidos em C++, como o Adobe Photoshop e o Mozilla Firefox. Também conta com adições, como Objective C++ para desenvolvimento em MacOs e iOS.

 

9. Ruby

 

Entre as principais linguagens de programação, Ruby é uma das mais populares por conta de sua ousadia: pretende ser uma linguagem de script poderosa e melhor que Python. Inclusive, elas têm aspectos bem similares, como a simplicidade, alguns aspectos da sintaxe e a orientação a objetos.

Ela ficou famosa principalmente depois da criação do framework Ruby on Rails. Ele é um projeto de código aberto utilizado para desenvolvimento de aplicações web que utilizem bancos de dados, voltado a aumentar sua velocidade.

E agora, depois de conhecer todas essas linguagens ficou com vontade de aprender a programar? Confere a surpresa que temos para você a seguir!

 

Uma dica para você!

 

De acordo com o Networking Skills in America Latina, havia um déficit de aproximadamente 200.000 profissionais no mercado sem habilidades de programação em 2015.

Você pode ser um profissional que fará a diferença no mercado e que pode suprir essa deficiência.

Quer saber como? É só fazer esse curso de fundamentos essenciais para python totalmente gratuito abaixo!

Nele, você vai aprender a lógica de programação de um modo geral, além de aprender como usar python para resolver problemas e para processamento de dados.

Gostou? Clique no botão abaixo e se inscreva!

Curso gratuito de fundamentos essenciais para python.