Para Ray Dalio, “princípios são verdades fundamentais que servem como base para um comportamento que proverá aquilo que você deseja da vida”. Quais são os princípios que você adota?

Com toda a experiência de um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo, Ray Dalio descreve os princípios que aprendeu e como deve aplicá-los na vida e no trabalho. Esses princípios podem te ajudar na tomada de decisão e a alcançar os seus objetivos.

Quer saber como? Continue ligado com a gente!

 

Sobre a obra

 

A obra de Ray Dalio, “Princípios”, contém 585 páginas na sua versão em português e foi publicada em 2017.

A obra conta, na sua primeira parte, com a autobiografia do autor. Nessa parte, ele compartilha algumas das suas experiências e como elas foram fundamentais para ele decidir quais princípios iam ser levados para a sua vida.

Na segunda parte, o autor explica esses princípios e como eles se aplicam na vida. Posteriormente, mostra como eles são aplicados no ambiente de trabalho, usando situações ocorridas na sua empresa, a Bridgewater Associates, para exemplificar.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

O autor Ray Dalio é um investidor bilionário americano e o fundador da empresa Bridgewater Associates - considerada a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos pela Forbes.

Ray Dalio foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do planeta – pela Times e também foi considerado um dos 100 mais ricos do mundo – pela Forbes.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse livro é indicado para gerentes que querem se tornar melhores líderes, empreendedores, e para qualquer um que deseja alcançar o crescimento pessoal e profissional.

 

Ideias principais do livro

 

  • “O fracasso só existe quando desistimos”;
  • “Sonhos + Realidade + Determinação = Uma vida de sucesso”;
  • Não deixe a dor te atrapalhar de seguir em frente;
  • Preocupe-se em alcançar os objetivos e não no que os outros pensam de você;
  • Assuma a responsabilidade dos seus atos;
  • Aceite a realidade e lide com ela;
  • Os princípios de trabalho devem estar alinhados com os princípios da vida para uma organização funcionar bem;
  • Quando uma decisão for tomada, todos devem apoiá-la, mesmo que discordem;
  • Tenha a mente aberta e seja assertivo;
  • Entenda que os erros fazem parte do processo de evolução;

 

Overview: De onde venho

 

No primeiro Overview, o autor faz um relato da sua vida e da sua carreira. Menciona os princípios que aprendeu através dos seus erros e fraquezas.

Uma das fraquezas foi quando ele perdeu tanto dinheiro na sua empresa Bridgewater que teve que demitir todos os funcionários por não conseguir arcar com os salários da empresa. Depois de passar por todo o fracasso, Ray Dalio começou a seguir quatro princípios – o que fez com que ele aumentasse os lucros em relação aos riscos –. São eles:

 

  • “Procurando as pessoas mais inteligentes e de cujas opiniões eu discordasse a fim de tentar compreender seu raciocínio”;
  • “Sabendo o momento de não ter uma opinião”;
  • “Desenvolvendo, testando e sistematizando princípios atemporais e universais”;
  • “Equilibrando riscos de modo a não anular um bom potencial de valorização e, ao mesmo tempo, reduzir o potencial de desvalorização”.

 

Outra situação que o autor expôs foi a de quando ele pediu um feedback para os funcionários e percebeu que precisava melhorar a forma de tratar pessoas. Com isso, ele criou os princípios no que tange a maneira de se relacionar, são eles:

 

  • “Expor francamente nossos pensamentos”;
  • “Dialogar com respeito e estar propenso a mudar de opinião em virtude do aprendizado”;
  • “Estabelecer em consenso uma forma de solucionar impasses (votando ou tendo autoridades claras, por exemplo) e em seguida deixá-los para trás, sem ressentimentos”;

 

Overview: Princípios de vida

 

Nessa parte do livro, Ray Dalio expõe os seus princípios e mostra como eles se aplicam na sua vida pessoal e nos seus negócios. Apresentaremos pra você os conceitos mais importantes.

 

Aceite a realidade como ela é

 

O primeiro tópico diz respeito a você entender e saber lidar com a realidade. Se você enfrenta um problema, ao saber lidar e aprender com ele, você poderá evitá-lo no futuro.

Ao mesmo tempo que você deve saber enfrentar e superar os obstáculos que surgirem ao longo do seu percurso. Listamos os principais ensinamentos desses princípios:

 

1.1 Aprenda a apreciar a beleza em todos os cenários possíveis;

1.2 Pratique a verdade;

1.3 Tenha a mente aberta e não deixe que o medo do que os outros pensam de você te atrapalhe;

1.4 Aprenda como a realidade funciona – você pode fazer isso analisando a natureza;

1.5 Evolua sempre;

1.6 Compreenda o funcionamento da natureza e como ela evolui;

1.7 Aprenda a lidar e a aprender com a dor – “Dor + reflexão = Progresso”;

1.8 Foque nos seus objetivos e não desista ao aparecerem obstáculos ao longo do percurso;

1.9 Assuma a responsabilidade de tomar boas decisões ao invés de reclamar do empecilho que surgir;

1.10 Para alcançar resultados, faça uma análise e influencie as relações de causa e efeito que aparecem na vida.

 

Use o Processo de Cinco Etapas para conseguir o que você quer da vida

 

Segundo o autor, para ser bem-sucedido você deve evoluir sempre e, para isso, você deve executar as cinco etapas:

 

  • Defina objetivos claros;
  • Identifique e não tolere os problemas que ficam no caminho desses objetivos;
  • Diagnostique com precisão os problemas para atingir as causas raízes;
  • Projete planos para superá-los;
  • Faça o que for necessário para que esses projetos alcancem os resultados;

 

Ou seja, essas cinco etapas formam um ciclo: a primeira etapa é definir quais são os seus objetivos. Ao defini-los, você encontrará problemas no caminho e, para isso, você deve decidir de que forma vai enfrentá-los.

Ao fazer um diagnóstico do problema, você vai conseguir identificar o que o causou. Com isso, você deve “projetar” planos para superá-lo e fazer de tudo para que atinja o êxito.

O autor enfatiza que ninguém consegue fazer essas etapas bem, e que é preciso confiar nas pessoas e obter ajuda. Ao conseguir seguir o Processo das Cinco Etapas, você estará no caminho do sucesso.

 

Tenha a mente radicalmente aberta

 

Nessa parte, o autor ensina como lidar com o ego e os pontos cegos que, para ele, são barreiras que surgem no caminho da maioria das pessoas.

A barreira do ego é a necessidade que as pessoas têm de demonstrarem que são capazes de realizar algo e de serem reconhecida por isso. Já a dos pontos cegos é ver as coisas por meio de “lentes subjetivas”.

Ray Dalio vai ensinar como você deve reconhecer essas barreiras e superá-las, como identificar as pessoas de mente aberta das pessoas de mente fechada.

Para o autor, as pessoas de mente aberta conseguem avaliar de forma mais precisa as suas forças e fraquezas e conseguem identificar isso nas outras.

Caso você se encaixe como uma pessoa de mente fechada, ele ensina como você deve praticar para reverter esse quadro.

 

Compreenda que os circuitos das pessoas são bem diferentes

 

Ray Dalio leva o leitor a compreender o funcionamento do cérebro nesse capítulo. Como isso interfere na hora de encarar a realidade, como muda de pessoa para pessoa e como saber lidar com atributos que possam vir a atrapalhar.

 

Aprenda a tomar decisões de maneira eficiente

 

No último capítulo que trata dos princípios da vida, o autor desafia o leitor a aprender a tomar bem as decisões, de maneira “sistemática e repetível”. Listamos aqui algumas das ideias:

 

  • A maior ameaça no processo de decisão são as emoções nocivas;
  • Primeiro você deve aprender para depois tomar uma decisão.
  • Você deve ser capaz de definir o que é e o que não é importante para você, para se tornar mais eficiente;
  • Utilize a lógica, a razão e o bom senso para tomar decisão;
  • Algumas decisões têm mais êxito se tomadas de imediato, mas há aquelas que geram um melhor resultado se forem cautelosamente avaliadas.

 

Overview: Princípios de trabalho - Cultura

 

O primeiro Overview relacionado aos Princípios de trabalho traz a ideia da importância de se trabalhar em uma cultura que se adeque a você. Ray Dalio, através de exemplos vividos na sua própria empresa, irá ensinar como combinar a cultura com a necessidade.
 

Confie na sinceridade e na transparência radicais

 

Na primeira parte, o autor ressalta a importância de se ter uma relação transparente e sincera no ambiente de trabalho, que é descrito como o modelo da “meritocracia de ideias”.

Quando todos têm a oportunidade de ouvir o que os demais estão pensando, através de feedbacks, por exemplo, aumenta o aprendizado e se desenvolvem os pontos de melhoria.

 

Cultive trabalho e relações relevantes

 

Ray Dalio ensina o leitor como e por que deve-se cultivar o trabalho e as relações relevantes. Por meio da transparência e da sinceridade, é possível cobrar dos funcionários a fim de atingir a excelência.

 

Crie uma cultura na qual seja OK cometer erros e inaceitável não aprender com eles

 

No terceiro capítulo, o autor ressalta que os erros fazem parte do aprendizado, e que com eles as organizações evoluem para o sucesso.

 

Entre em sincronia e mantenha assim

 

Para uma organização ser efetiva, os membros devem estar todos alinhados. Para Ray Dalio, o alinhamento é um processo de “entrar em sincronia”. E que para isso se concretizar, deve-se ter mente aberta e ser assertivo.
 

Pondere seu processo decisório pela credibilidade

 

Independentemente se o sistema da sua organização tem a tomada de decisões de forma autoritária – em que um líder age de cima para baixo – ou se ela é democrática – com todos compartilhando as opiniões –, é imprescindível saber filtrar as ideias bem e utilizar a ideia que mais de adequa àquela situação.

 

Reconheça como superar desacordos

 

O último capítulo que trata dos Princípios do trabalho no âmbito da cultura explica como se deve resolver os desacordos que podem ser gerados na hora da tomada de decisões.

 

Overview: Princípios de trabalho - Pessoas

 

O segundo Overview sobre os Princípios de trabalho traz a ideia da importância de escolher as pessoas certas para trabalharem em uma empresa.

Escolher as pessoas que são alinhadas com a cultura da empresa é fundamental para se manter uma harmonia coletiva e garantir o sucesso.

 

Quem é mais importante do que o quê

 

A empresa deve ser capaz de definir quais características são essenciais para um excelente desempenho em determinada função e deve conhecer bem a pessoa designada para tal. Com isso, as chances de a empresa ter sucesso são grandes.
 

Contrate bem: Contratações ruins são superprejudiciais

 

Um dos erros mais comuns das empresas é a falha nas contratações. No processo seletivo, deve-se verificar como o candidato é de fato, se ele tem o perfil, a competência e habilidade para determinada função. Deve-se alinhar o que a empresa espera do candidato e vice-versa.

 

Treine, teste, avalie e filtre as pessoas constantemente

 

O último capítulo que trata dos Princípios do trabalho em relação às pessoas enfatiza a ideia de que se deve ter um trabalho contínuo de treinamentos, testes e avaliações após a pessoa ser contratada.

E que, se após treinamentos e um bom período de tempo, o empregado não apresentar o bom desempenho, é hora de demiti-lo. No entanto, ele deve ser promovido se obtiver um resultado satisfatório.

 

Overview: Princípios de trabalho - Máquina

 

O último Overview trata dos Princípios de trabalho na construção e evolução da máquina. Nesse caso, o autor trata como dois componentes necessários da máquina: A cultura e as pessoas.

 

Opere bem a máquina para atingir seus objetivos

 

Ray Dalio explora alguns princípios essenciais para a construção da máquina. Além de utilizar uma situação como exemplo na qual os resultados dos clientes começaram a decair e como o Processo de Cinco Etapas foi útil para reverter esse quadro.

 

Identifique e não tolere problemas

 

A empresa deve encarar os problemas e propor soluções. Cada problema que surgir deve ser encarado como uma oportunidade de melhoria.

 

Diagnostique os problemas para chegar às causas raiz

 

É fundamental que se diagnostique os problemas que surgirem, até descobrir “o que” ou “quem” os levou a aparecer podendo, assim, entender o problema e evitar o seu reaparecimento no futuro.

 

Aperfeiçoe sua máquina para superar problemas

 

Após realizar o diagnóstico e descobrir as suas causas raiz é imprescindível que se tome planos de ação para resolvê-los.

 

Faça o que você se propôs a fazer

 

Ray Dalio reforça a etapa cinco dos Processos de Cinco Etapas (“Faça o que for necessário para que esses projetos alcancem os resultados”) para a construção desse capítulo. Tanto a organização quanto os seus funcionários devem estar determinadas a avançar com êxito.
 

Utilize ferramentas e protocolos para formatar a execução do trabalho

 

Com os princípios que foram ensinados no decorrer do livro, o autor ressalta a importância de materializar os conhecimentos utilizando ferramentas e protocolos. No Apêndice do livro, ele disponibiliza algumas ferramentas para colocar o conhecimento em prática.

 

E, pelo amor de Deus, não negligencie a governança

 

Por fim, o autor defende a ideia de que se não tiver governança, nada do que foi ensinado será eficaz. Ele conceitua governança como um “sistema de supervisão que retira indivíduos e processos que não estiverem funcionando bem”.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

O livro O Lado Difícil das Situações Difíceis, do autor Ben Horowitz, apresenta as experiências do próprio autor sobre como superar os momentos difíceis quando se é o líder de uma empresa. Além disso, o autor explica por que ser um CEO é uma das tarefas mais difíceis e solitárias que existem e dá dicas de como exercer essa função.

O livro A Mentalidade do Fundador é uma obra dos autores Chris Zook e James Allen que relaciona o crescimento das organizações com o aumento da complexidade associada. Devido a isso, os autores descrevem, no decorrer do texto, as três principais crises que podem surgir como consequência.

No livro Scaling Up, o autor Verne Harnish dá algumas dicas para a busca da melhoria contínua, como por exemplo:

 

  • O feedback dos colaboradores deve ser constantemente recolhido, visando identificar obstáculos e oportunidades de melhoria;
  • O ritmo de comunicação deve ser bem estabelecido, fazendo com que o fluxo de informação dentro da organização seja rápido e preciso.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Faça uma reflexão e decida quais dos princípios de Ray Dalio são valiosos para você e que vão nortear na sua tomada de decisão.

Com isso, aplique-os na sua vida de forma sistemática em busca dos melhores resultados.

Eles podem ser aplicados de forma repetida em situações parecidas para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.
 

O que achou?

 

E aí, leitor, gostou desse resumo? Deixe um comentário pra gente! Seu feedback é muito importante para melhorar o nosso conteúdo.

Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, você pode aproveitar e adquirir o livro clicando na imagem abaixo:
 

           

 

Nota: O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.