O que são Profissões do Futuro?
Como funcionará o mercado de trabalho no futuro?
Quais as Profissões do Futuro?
Dica Bônus!

As profissões do futuro virão para mudar a realidade do mercado de trabalho!

Confira 12 profissões do futuro que estão invadindo o mercado de trabalho e ganhando cada vez mais força entre as empresas de sucesso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
As profissões do futuro virão para mudar a realidade do mercado de trabalho!

Nos próximos anos, a tendência é que tenhamos um mercado de trabalho cada vez mais digital e tecnológico. Desse modo, os requisitos para assumir determinados postos e executar tarefas também irão mudar. Assim surgem as profissões do futuro.

Neste artigo, separamos para você 11 possíveis profissões do futuro em áreas como Engenharia, Matemática, Design, Direito, Educação, Computação e Saúde.

Então, para que você fique por dentro do assunto, neste artigo você encontrará:

  • O que são Profissões do Futuro?
  • Como funcionará o mercado de trabalho futuramente?
  • Quais são as Profissões do Futuro?

Vamos lá?

O que são Profissões do Futuro? 

As profissões do futuro são para resolver algum problema inédito que é enfrentado por diversas pessoas.

Com a grande complexidade do mundo atual, surgem diversas questões desconhecidas que precisam ser resolvidas. Por isso, profissões que antes não existiam são criadas para atender essas novas demandas.

Ou seja, várias profissões que eram promissoras, acabam virando obsoletas diante das novas exigências do mercado de trabalho. Isso acontece, graças ao avanço crescente da tecnologia e da globalização.

Surpresa! Um presente para você!

A Voitto preparou um presente especial para você que se interessou pelas profissões e inovações do futuro.

O processo seletivo é uma maneira de colocar a pessoa certa na vaga certa, você quer ser essa pessoa?

O treinamento de Como obter sucesso em um Processo Seletivo auxilia profissionais e estudantes na busca pelo emprego ideal. Ao longo deste curso, você aprenderá como montar um currículo forte que atrai a atenção das companhias.

Você verá dicas e estratégias sobre como agir e se expressar durante uma entrevista para passar mais segurança ao examinador nesse momento que pode definir os rumos da sua vida profissional. Baixe agora!

Como funcionará o mercado de trabalho no futuro?

Como dito anteriormente, o futuro é tecnológico. E com isso, faz-se possível, criar várias expectativas e possíveis previsões de como funcionará o novo modelo de mercado de trabalho.

Fuga de estruturas tradicionais!

Como já vem sendo adotado por várias empresas, o modelo tradicional de trabalho tende a ser cada vez menor. Após a pandemia, várias empresas reinventaram seu modelo de funcionamento e adotaram o estilo home office.

E com o passar do tempo, esse modelo tende a ser ainda mais utilizado, trazendo uma minimização da burocracia em relações trabalhistas.

Ou seja, o colaborador terá mais autonomia e flexibilização de seus horários, além da rotatividade de cargos e empresas.

Economia globalizada

Outro assunto muito tratado atualmente, é sobre criptomoedas, NFT e moedas que funcionam a base da tecnologia BlockChain, que também são conhecidas por serem uma forma de economia não centralizada.

O previsto, é que o número de pessoas que utilizam essas formas de pagamento aumente com o passar dos anos.

Novas funções 

A Quarta Revolução Industrial, está totalmente ligada à tecnologia e ao seu crescimento exacerbado. Isso faz com que seja necessária a criação de novas funções e novas profissões para lidarem com essas novas tecnologias.

Chances de trabalhar em vários locais do mundo.

Já é uma realidade a possibilidade de trabalhar remotamente em empresas de qualquer lugar do país, o que a maioria da população não sabe, é que esse modelo está se expandindo pelo mundo.

Ou seja, é possível trabalhar remotamente para empresas de qualquer lugar do mundo sem que seja necessária a presença física em alguma sede.

Incrível, não é mesmo?

Quais as Profissões do Futuro? 

Diversas áreas irão se transformar e desenvolver, como engenharia, direito e educação, requisitando outras especialidades profissionais. Vamos conferir 12 profissões que ganharão bastante espaço:

1. Analista de SEO 

O SEO é responsável pela parte estratégica de buscas orgânicas, utilizado por empresas para alcançarem o primeiro lugar nos mecanismos de buscas, como por exemplo o Google.

No entanto, um Analista de SEO  deve atuar de forma estratégica em todas as frentes para agregar resultados à empresa. Por isso, basicamente, cabe a ele planejar estratégias baseando-se nas palavras-chave, analisar o volume de busca e a posição destas e monitorar todas as métricas de rankeamento do Google. Além de produzir relatórios com os resultados obtidos.

2. Especialista em Machine Learning

O Machine Learningé mais uma revolução no campo da inteligência artificial. Ele é um recurso que permite que a própria máquina modifique seus comportamentos e tome decisões com base na experiência.

A maior parte das grandes companhias, como Netflix e Apple, utilizam algoritmos baseados em Machine Learning para melhorar a experiência dos usuários. Ele também pode ser aplicado em veículos autônomos, assistentes virtuais e robôs.

O especialista dessa área deve ter aptidão com matemática e lógica, e geralmente possui graduação em Ciência da Computação.

3. Engenheiro de energias renováveis

A cada dia, aumenta a preocupação com o meio ambiente. Isso gera a demanda por um profissional do futuro que pesquisa e desenvolve formas de aproveitar melhor os recursos naturais.

Fontes renováveis e limpas, como energia eólica e solar, estão cada vez mais difundidas, em contraste com outras fontes poluentes, como carvão e petróleo. Também estão sendo produzidas novas tecnologias alternativas, como carros elétricos.

Para se tornar um engenheiro de energias renováveis é preciso cursar graduação em Engenharia Elétrica,Mecânica ou Ambiental.

4. Gestor de Resíduos

O consumo acelerado da sociedade deixa para trás diversos resíduos, e alguns deles podem ser muito danosos para o ecossistema. Por isso, o gestor de resíduos passa a ter uma grande importância.

Esse profissional é responsável por criar sistemas e pensar em maneiras de descartar os resíduos, seja os eliminando de modo responsável ou reaproveitando para produção de novos produtos.

Para trabalhar nessa área, é necessário ter formação em Engenharia Ambiental, Química, Saneamento e Gestores Ambientais.

5. Gestor de Big Data

Big Data é um conjunto de ferramentas que permitem a análise de um grande volume de informações online não sigilosas. Por meio dele, é possível montar um banco de dados com as informações desejadas.

Isso permite com que empresas possam definir suas estratégias de venda e marketing ou aumentar a produtividade, por exemplo. Portanto, o trabalho do gestor de Big Data é analisar essas informações e municiar os departamentos com elas.

A atuação nessa área exige formação em Tecnologia da Informação, Estatística ou Matemática com capacidades na área de Humanas (Marketing e Psicologia são exemplos).

6. Designer de casas inteligentes

Eletrodomésticos inteligentes, internet das coisas e assistentes virtuais: tudo isso está cada vez mais comum no dia a dia, fazendo parte das casas inteligentes. Elas possuem aparelhos feitos para realizar tarefas, garantir segurança e providenciar entretenimento.

A tarefa do designer de casas inteligentes será de integrar as diversas tecnologias aos ambientes da casa e pensar como o usuário poderá se conectar a eles da melhor maneira possível, trabalhando junto com arquitetos e engenheiros.

Para atuar nessa área, o profissional deve ter formação em Design de Interiores, Arquitetura ou Engenharia.

7. Designer de Experiência de Usuário

Na sexta posição das profissões do futuro, temos o designer de experiência de usuário com a responsabilidade de tornar interfaces mais intuitivas, ou seja, melhorar a interação dos usuários com websites, aplicativos e outros softwares para que os produtos forneçam a melhor experiência possível.

É uma profissão que estuda as reações humanas a um sistema e altera o design do produto de acordo com as necessidades do usuário.

Para exercer essa função, o trabalhador pode ser formado em Design Gráfico ou Ciência da Computação.

8. Gerente de privacidade

Com escândalos recentes sobre proteção de dados, a demanda por especialistas nessa área cresceu muito.

Por isso, os departamentos jurídicos das empresas têm buscado profissionais capacitados em privacidade corporativa, que aconselham e fiscalizam a aplicação das leis de privacidade nos produtos.

Para atuar nessa área, o profissional deve ser graduado em Direito.

9. Gerente de transferência de tecnologia

Com o aumento do volume das trocas de informações digitais, as corporações têm grandes preocupações com propriedade intelectual.

Então, entra em cena como profissão do futuro o gerente de transferência de tecnologia, que busca orientar esse processo de modo a proteger a empresa de usos indevidos ou apropriação de tecnologia, como também procurar novas possibilidades de venda.

Um cargo desse tipo requer uma graduação em Direito.

10. Especialista em tecnologia educacional

Em uma sociedade cada vez mais informatizada, esse especialista do futuro identifica quais tecnologias podem ser aplicadas em sala de aula.

Ele colabora com a elaboração do currículo escolar, auxilia os coordenadores a implementar novos sistemas, dá treinamentos para os demais professores e ensina os alunos a interagirem com os ambientes virtuais para o aprendizado eficiente.

Esse profissional pode atuar em qualquer nível escolar, além de agências do governo e ONGs. Ele deve ter uma graduação na área de Educação, e é preferível que tenha alguma pós-graduação em Tecnologia Educacional, como essa oferecida pela UFMG.

11. Consultor de homeschooling

Conforme o tempo passa, surgem as mais diversas formas de aprendizagem. Uma delas é o homeschooling, em que o estudante é ensinado pelos pais ou tutores no ambiente de casa. Essa prática é comum nos Estados Unidos, e agora está sendo regulamentada no Brasil.

Nesse contexto, o consultor de homeschooling é o profissional do futuro que garante que o estudante está aprendendo os conteúdos necessários para sua formação e nível. Eles fazem recomendações sobre as matérias abordadas de acordo com padrões de aprendizagem.

Para exercer essa função, é necessário ser formado na área de Educação, como ou alguma licenciatura, e ter alguns anos de experiência.

12. Instrutor de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde adverte que quase um terço da população mundial está com sobrepeso ou obesidade. Isso gera uma grande preocupação dos governos, que têm de gastar mais com saúde pública, e das empresas, que podem ter trabalhadores incapacitados por diversas doenças.

É aí que entra o papel do instrutor de saúde pública como uma profissão do futuro, que busca educar e informar a população para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Ele pode atuar em órgãos do governo, ONGs ou empresas.

O profissional dessa área deve ser formado em Medicina, Educação Física ou Nutrição.

Dica Bônus!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Voitto Pro, Programa de Aceleração de Carreira, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, com 200 certificações, um plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte ao  currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Comece agora, clique naimagem abaixo!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.