O Engenheiro de Produção é o profissional responsável por gerenciar, planejar e desenvolver sistemas de melhoria organizacional, que compreendam melhor a relação entre todos os recursos disponíveis e necessários, como: qualidade, tempo, prazo, recursos humanos, materiais, financeiros, ambientais, dentre outros.

Associar estas metas ao programa Seis Sigma faz com que os processos de melhoria tornem-se ainda mais eficazes nos mais diversos tipos de instituições.

Para você compreender a razão pela qual esta união é bem sucedida, listei os 5 principais motivos que levam o Engenheiro de Produção ao Seis Sigma. Mas, antes de chegarmos até eles, vou te explicar um pouco deste programa gerencial, ok?

 

O que é o programa Seis Sigma?

 

O que é o programa seis sigma?

 

O programa Seis Sigma foi desenvolvido na Motorola nos anos 80 e tornou-se mundialmente conhecido no final da década seguinte, com os ganhos financeiros expressivos obtidos por sua aplicação na General Electric.

Jack Welch, até então CEO da GE, se transformou em uma das referências no assunto, justamente, por conseguir trazer com o programa retornos monetários próximos da casa de US$ 1,5 bilhão para a empresa.

A metodologia Lean Seis Sigma tem como principal objetivo elevar exponencialmente a competitividade da empresa que a adota como um de seus sistemas de gestão.

Ela proporciona maior sustentabilidade aos negócios da companhia com um aumento extraordinário de desempenho, através da eliminação de desperdícios e da melhoria de performance em processos e produtos de uma maneira totalmente estruturada e eficaz.

A implantação do programa Seis Sigma começa, primeiro, com a capacitação dos colaboradores chave da companhia quanto ao domínio da metodologia e do DMAIC.

Depois desta capacitação, os objetivos estratégicos da organização são confrontados com as oportunidades de melhoria de desempenho em seus setores críticos. Levantados estes setores, o desenvolvimento de vários projetos rentáveis inicia-se com extrema precisão e exatidão.

 

Conheça agora os 5 motivos que levam a maioria dos Engenheiros de Produção ao programa Seis Sigma

 

1. Decisões pautadas sempre em Fatos e Dados

 

Decisões pautadas em dados

 

A Engenharia de Produção é um dos cursos mais procurados nos últimos anos, muito por conta do desenvolvimento da capacidade de tomar decisões mais oportunas e eficazes.

Isto ocorreu por causa do forte apelo que o Engenheiro – não só de Produção – possui com ‘Fatos e Dados’ - e não mais com a prática ultrapassada e ineficaz de tomar decisões pautadas em achismos e opiniões.

 

2. Aprimoramento de técnicas de solução de problemas

 

Melhoria na resolução de problemas

 

Todo Engenheiro é treinado para resolver problemas, seja ele eletricista, mecânico, civil ou mesmo de produção. As competências e aptidões desenvolvidas no programa Seis Sigma se tornaram muito convenientes para este profissional aperfeiçoar ainda mais a sua capacidade para resolver problemas.

Para te ajudar com esse aperfeiçoamento, nós da Voitto, separamos um conteúdo ideal para você.

Confira o nosso treinamento na metodologia seis sigma em White Belt. Através desse curso você irá dar os seus primeiros passos para se tornar um especialista nessa ferramenta da otimização de processos, se tornando quem sabe, um black belt futuramente.

Clique no botão abaixo e não perca essa oportunidade!

 

Faça o nosso curso gratuito de White Belt em Lean Seis Sigma!

 

3. Desenvolvimento de competências profissionais

 

Desenvolva competências profissionais

 

Concluir um treinamento do programa Seis Sigma não quer dizer, necessariamente, que você irá ocupar somente esta função na empresa em que atua.

Muito pelo contrário, as habilidades que foram aprimoradas ao seu perfil profissional poderão ser de grande valia nas próprias atividades que já executa, só que agora com uma capacidade de análise e interpretação de informações muito mais sofisticada.

 

4. Maior empregabilidade no mercado

 

Maior empregabilidade no mercado!

 

Recorrer a estratégias de melhoria de desempenho pessoal e profissional através da busca por mais conhecimento sempre será a chave principal para qualquer um se manter empregável.

Se tornar um especialista no programa Seis Sigma é, com certeza, uma ótima maneira de elevar suas chances de recolocação e até de promoção profissional.

 

5. Autonomia para um negócio próprio

 

A formação no programa Seis Sigma te possibilitará maiores chances de sucesso caso você queira abrir um negócio próprio, uma empresa de prestação de serviços, uma consultoria empresarial e/ou até mesmo uma empresa de treinamento.

Como vimos até aqui, as competências adquiridas com esta especialização proporcionam um aumento gigantesco na eficácia das decisões e na atuação que você irá ter perante os problemas que podem surgir.

É só com decisões corretas baseadas em fatos e dados que um negócio pode prosperar e se tornar sustentável!

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o programa Seis Sigma?

 

Agora que você já entendeu a importância do programa seis sigma, sobretudo para os engenheiros de produção, que tal se aprofundar ainda mais nesse assunto?

Após ter feito nosso curso totalmente gratuito de White Belt, te convido a passar para o próximo nível, através do nosso curso de Green Belt. 

Através deste curso você irá se tornar um destaque frente aos concorrentes do mercado de trabalho. Não perca essa oportunidade, clique no botão abaixo e tenha acesso.

 

Acesse nosso curso  de Green Belt

 

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, eles são muito importantes para nós.