O que é o Projeto Prático Aplicado (PPA)?
Antes de te explicar, te deixo essa super dica!
Como funciona o Projeto Prático Aplicado?
Os projetos são em quais áreas?
O Projeto Prático Aplicado é só para quem fez o curso com a Voitto?
É hora de colocar a mão na massa!
Quero começar!

Projeto Prático Aplicado: sua chave para o sucesso

Certifique-se como Especialista Lean Seis Sigma através de um Projeto Prático Aplicado e comprove que além da teoria você também domina a prática!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Projeto Prático Aplicado: sua chave para o sucesso

Muitas vezes um certificado de um treinamento não é o suficiente para o mercado de trabalho. Muitas empresas, por exemplo, aplicam provas práticas de conhecimentos em Excel em seus processos seletivos mesmo para aqueles candidatos que apresentarem certificado de treinamento.

O motivo é muito simples: o treinamento teórico é o primeiro passo, mas o que o mercado busca é experiência prática!

Nem sempre aplicar um projeto Seis Sigma é tarefa simples, diversos obstáculos podem atrapalhar: empresas que não estão dispostas a implantar a metodologia profissionais afastados do mercado de trabalho estudantes que realizaram o treinamento durante a graduação. Pensando justamente nessas dificuldades, a Voitto desenvolveu o Projeto Prático Aplicado!

O que é o Projeto Prático Aplicado (PPA)?

É um case prático que foi pessoalmente desenvolvido por nosso consultor Master Black Belt, Daniel Fraga. A ideia é que você possa se sentir como um membro de uma equipe Seis Sigma real.

O projeto é dividido em etapas que seguem o método DMAIC e o próprio Daniel Fraga informa os problemas da empresa, os dados a serem trabalhados e ainda guia todo o processo de desenvolvimento do projeto.

Incrível, não é mesmo? Agora mesmo que você encontre as dificuldades citadas acima, poderá comprovar que sabe aplicar um projeto Seis Sigma, demonstrando que além do conhecimento teórico, você possui a habilidade de colocá-lo em prática.

Antes de te explicar, te deixo essa super dica!

Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?

São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.

É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!

Kit Guia para certificação especialista Seis Sigma! Baixe agora!

Como funciona o Projeto Prático Aplicado?

Você, enquanto candidato à certificação, deve realizar as atividades propostas pelo consultor e enviar, ao final de cada etapa, o resultado de seus trabalhos para que possam ser avaliados por nossa equipe técnica.

Apenas após o envio de uma etapa você poderá começar a seguinte. Após cada envio você tem acesso ao gabarito e pode conferir se utilizou as ferramentas de maneira adequada.

Caso tenha algum problema, não se preocupe! Você ainda terá a chance de enviar uma versão final do projeto para avaliação. Se ao final, você realizar todas as etapas do projeto, receberá o certificado de Especialista Lean Seis Sigma!

Os projetos são em quais áreas?

A Voitto oferece duas áreas para você realizar seu Projeto Prático Aplicado, a de serviços e a industrial. Cabe a você decidir qual área prefere fazer seu projeto, lembrando que se você escolher fazer seu projeto Green Belt na área de serviços, para se certificar Especialista Black Belt você terá que fazer seu segundo projeto na área industrial. Ainda não ficou claro? Vou explicar melhor.

Para se certificar como especialista Green Belt, é preciso aplicar um projeto, enquanto para se certificar Especialista Black Belt, é necessário a aplicação de dois projetos.

Caso já tenha aplicado um projeto Green Belt, só precisa aplicar mais um para completar os dois que são necessários para a certificação de Especialista Black Belt. Porém, se não tiver aplicado um projeto como Green Belt, terá que fazer dois para obter sua certificação Black.

E, nesse momento, entram as duas áreas que a Voitto oferece! Se seu projeto Green foi em uma área, seu projeto precisará ser em outra. Caso já tenha aplicado um projeto Green Belt sem ser com a Voitto, poderá escolher livremente em qual das duas áreas irá fazer seu segundo projeto.

Projeto Prático Aplicado: Área Industrial

Um dos profissionais mais valorizados pelo mercado é o especialista em Seis Sigma. Pensando nisso, elaboramos o Projeto Prático Aplicado - Área Industrial, um case 100% prático e desenvolvido para você.

O projeto desafiador é dividido de acordo com as etapas do DMAIC e a sua missão é reduzir os erros na entrega de tubos de aço e escapamentos em uma indústria nacional. Você receberá, inicialmente, o contexto da empresa, suas expectativas e os dados coletados, a partir dos quais você deverá utilizar as ferramentas Seis Sigma e o método DMAIC para encontrar a causa raiz do problema e solucioná-lo!

Projeto Prático Aplicado - Área Industrial

Projeto Prático Aplicado: Área de Serviços

Para obter a certificação é necessário ter, não apenas o conhecimento teórico, mas também a experiência prática, como por meio do Projeto Prático Aplicado - Área de Serviços.

O projeto é dividido de acordo com as etapas do DMAIC e a sua missão é melhorar o nível de serviço de atendimentos em uma empresa de medicina diagnóstica. Você receberá, inicialmente, o contexto da empresa, suas expectativas e os dados coletados, a partir dos quais você deverá utilizar as ferramentas Seis Sigma e o método DMAIC para encontrar a causa raiz do problema e solucioná-lo!

Projeto Prático Aplicado - Área de Serviços


E aí entra mais uma dúvida....

O Projeto Prático Aplicado é só para quem fez o curso com a Voitto?

Não! Nós do Grupo Voitto procuramos sempre levar conhecimento e ajudar nossos alunos a se capacitarem cada vez mais, porém mesmo que você não tenha sido nosso aluno, pode realizar o Projeto Prático Aplicado e se tornar um Especialista!

Afinal, a criação desse projeto foi exatamente para isso, permitir que pessoas com conhecimento teórico possam experimentar de forma prática um pouco da experiência de aplicar a metodologia Seis Sigma e suas ferramentas!

É hora de colocar a mão na massa!

"A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade."

(Paulo Freire)


Pronto para se tornar um agente modificador da realidade? As empresas buscam cada vez mais profissionais que possuem essa habilidade, e o Projeto Prático Aplicado é o que você precisa para conciliar teoria e prática e se tornar um profissional diferenciado!

Porém, vale ressaltar que os projetos práticos são a complementação de uma jornada de formação Seis Sigma. Logo, antes de se iniciar um PPA, é necessário obter a certificação Seis Sigma necessária.

Quero começar!

Interessante esse artigo até aqui não é mesmo? Que tal aproveitar, agora, mais um conteúdo totalmente gratuito que a Voitto preparou para você?

Desvende os principais mitos sobre a metodologia Lean Seis Sigma com o Ebook Guia definitivo Lean Seis Sigma!

Aprofunde seus conhecimentos sobre a metodologia Lean e se capacite já para se tornar um melhor profissional, e assim, conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho!

Baixe agora e entenda como se tornar um profissional Seis Sigma aplicando a metodologia mais utilizada nas indústrias de classe mundial!

Baixe agora o Guia definitivo Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.