Muitas vezes um certificado de um treinamento não é o suficiente para o mercado de trabalho. Muitas empresas, por exemplo, aplicam provas práticas de conhecimentos em Excel em seus processos seletivos mesmo para aqueles candidatos que apresentaram certificado de treinamento.

O motivo é muito simples: o treinamento teórico é o primeiro passo, mas o que o mercado busca é experiência prática!

Nem sempre aplicar um projeto Seis Sigma é tarefa simples, diversos obstáculos podem atrapalhar: empresas que não estão dispostas a implantar a metodologia; profissionais afastados do mercado de trabalho; estudantes que realizaram o treinamento durante a graduação. Pensando justamente nessas dificuldades, a Voitto desenvolveu o Projeto Prático Aplicado!

 

O que é o Projeto Prático Aplicado?

 

É um case prático que foi pessoalmente desenvolvido por nosso consultor Master Black Belt, Daniel Fraga. A ideia é que você possa se sentir como um membro de uma equipe Seis Sigma real.

O projeto é dividido em etapas que seguem o método DMAIC e o próprio Daniel Fraga informa os problemas da empresa, os dados a serem trabalhados e ainda guia todo o processo de desenvolvimento do projeto.

Incrível não é mesmo? Agora mesmo que você encontre as dificuldades citadas acima, poderá comprovar que sabe aplicar um projeto Seis Sigma, demonstrando que além do conhecimento teórico, você possui a habilidade de colocá-lo em prática.

 

Como funciona o Projeto Prático Aplicado?

 

Você, enquanto candidato à certificação, deve realizar as atividades propostas pelo consultor e enviar, ao final de cada etapa, o resultado de seus trabalhos para que possam ser avaliados por nossa equipe técnica.

Apenas após o envio de uma etapa você poderá começar a seguinte. Após cada envio, você tem acesso ao gabarito e pode conferir se utilizou as ferramentas de maneira adequada.

Caso tenha algum problema, não se preocupe! Você ainda terá a chance de enviar uma versão final do projeto para avaliação. Se ao final, você realizar todas as etapas do projeto, receberá o certificado de Especialista Lean Seis Sigma!

 

Os projetos são em quais áreas?

 

A Voitto oferece duas áreas para você realizar seu Projeto Prático Aplicado, a de serviços e a industrial. Cabe a você decidir qual área prefere fazer seu projeto, lembrando que se você escolher fazer seu projeto Green Belt na área de serviços, para se certificar Especialista Black Belt você terá que fazer seu segundo projeto na área industrial. Ainda não ficou claro? Vou explicar melhor.

Para se certificar como especialista Green Belt, é preciso aplicar um projeto, enquanto para se certificar Especialista Black Belt, é necessário a aplicação de dois projetos.

Caso já tenha aplicado um projeto Green Belt, só precisa aplicar mais um para completar os dois que são necessários para a certificação de Especialista Black Belt. Porém, se não tiver aplicado um projeto como Green Belt, terá que fazer dois para obter sua certificação Black.

E nesse momento entram as duas áreas que a Voitto oferece! Se seu projeto Green foi em uma área, seu projeto Black precisará ser em outra. Caso já tenha aplicado um projeto Green Belt sem ser com a Voitto, poderá escolher livremente em qual das duas áreas irá fazer seu segundo projeto.

E aí entra mais uma dúvida....

 

O Projeto Prático Aplicado é só para quem fez o curso com a Voitto?

 

Não! Nós do Grupo Voitto procuramos sempre levar conhecimento e ajudar nossos alunos a se capacitarem cada vez mais, porém mesmo que você não tenha sido nosso aluno, pode realizar o Projeto Prático Aplicado e se tornar um Especialista!

Afinal, a criação desse projeto foi exatamente para isso, permitir que pessoas com conhecimento teórico possam experimentar de forma prática um pouco da experiencia de aplicar a metodologia Seis Sigma e suas ferramentas!

 

É hora de colocar a mão na massa!

 

“A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.”

(Paulo Freire)

 

Pronto para se tornar um agente modificador da realidade? As empresas buscam cada vez mais profissionais que possuem essa habilidade, e o Projeto Prático Aplicado é que você precisa para conciliar teoria e prática e se tornar um profissional diferenciado!

Então não perca tempo, clique no botão da área que deseja fazer seu projeto e comece agora mesmo a mudar o rumo da sua carreira!