Você sabe como implementar a Cultura Lean? Descubra como traçar sua Jornada Lean rumo ao sucesso!

Confira novidades do mundo Lean, aprenda como definir seu propósito e quais são os passos para implantar a metodologia Lean Seis Sigma!

Jheniffer Morais 20/08/2021 - 8 mins de leitura

A Cultura Lean oferece diversos benefícios para o ambiente organizacional, fatores de produção, redução de custos e melhoria contínua. Sabemos que grande parte das empresas hoje buscam desenvolver ao máximo maneiras de otimizar seus processos e redução de seus custos, para alcançar seu objetivo final, a  maximização de recursos.

Por isso, se tornar um profissional com experiência na área Lean, entender todos seus benefícios e aplicá-los corretamente é essencial para saber a melhor maneira de iniciar a Jornada Lean de sua organização.

Separamos neste artigo, conteúdos repletos de curiosidades e informações importantes para que você dê o primeiro passo ou continue se aprimorando cada vez mais sobre a Cultura Lean. Confira!

  • O que é a Cultura Lean?
  • Qual a importância da Cultura Lean?
  • O que é e como definir um propósito Lean?
  • As principais novidades sobre Lean Seis Sigma
  • Não perca tempo e comece agora sua Jornada Lean!

Curioso para saber mais? Continue sua leitura!

Para entender sobre o propósito Lean e como ele irá funcionar dentro da implantação da Jornada Lean em sua empresa é fundamental conhecer mais sobre a Cultura Lean. Vamos lá!


O que é a Cultura Lean?


A Cultura Lean é um modelo de gestão baseada na metodologia Lean Seis Sigma, e se você é um de nossos leitores assíduos, já está por dentro de diversos assuntos do “mundo Lean”.

Mas, vamos agora recapitular alguns importantes conceitos sobre a metodologia e Cultura Lean, para que você possa entender melhor como iniciar a Jornada Lean de sua organização!

A Jornada Lean é o processo de implantação da Cultura Lean, e envolve todos os métodos, técnicas e ferramentas aplicados durante esse período.


Lean Seis Sigma

Lean Seis Sigma é uma metodologia que surgiu em uma das maiores empresas do mundo, a Motorola, e a partir de seu surgimento, conquista cada vez mais espaço no mercado, comprovando como processos de melhoria contínua e ferramentas Lean, podem auxiliar em uma melhor gestão.

A metodologia Lean Seis Sigma oferece por meio de seus processos e otimizações, a capacidade de oferecer ao consumidor final, o cliente, a satisfação por ele buscada.


Lean Manufacturing

Aliado aos conceitos Lean Seis Sigma, surgiu então o Lean Manufacturing, como forma de analisar processos operacionais, a fim de encontrar maneiras de otimizar processos e reduzir perdas.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre Lean Manufacturing e Lean Seis Sigma, fica claro entender o porquê dessa ser uma metodologia de sucesso, implantando conceitos de melhoria contínua, redução de custos e desperdícios e otimização dos processos, a fim de construir uma organização com resultados cada vez melhores!


E a Cultura Lean?

Bom, a partir do momento em que os gestores, e toda a empresa decidem iniciar sua Jornada Lean, para entender como será o processo de implementação dessa metodologia, e avaliação de seus resultados, por exemplo, a Cultura Lean terá sido influenciada dentro do ambiente organizacional.

É fundamental entender que, ainda que parte dos processos realizados pela metodologia Lean Seis Sigma apresentem um nível de execução simples, para que ela possa ser realizada em todos os níveis organizacionais, se profissionalizar e descobrir processos mais avançados, será de extrema importância.

Para se desenvolver uma Cultura Lean de Excelência, o que podemos chamar de Jornada Lean será essencial. Nessa jornada, toda a empresa irá se alinhar aos conceitos Lean, entender como ela funciona e como aplicá-la.

Porém, se atente ao fato de que a implantação da Cultura Lean não se dará de forma imediata

Para que todos os métodos, informações e ferramentas estejam compreendidas dentro de uma organização, esse será um processo realizado de forma estruturada.

A Cultura Lean ao fim de sua jornada, trará resultados em todo o processo produtivo, operacional, financeiro e na própria relação entre organização e a satisfação dos clientes, de forma que quando alinhados, ofereçam resultados positivos.


E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente? A certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?

Agora que a relação entre Lean Manufacturing e Lean Seis Sigmas está devidamente compreendida, vamos entender qual será a importância da Cultura Lean dentro do ambiente organizacional e quais são os principais fatores que ela poderá alterar.


Qual a importância da cultura Lean?


Em um contexto organizacional, sabemos que o principal objetivo de uma organização é maximizar seus lucros, sendo esse um processo aplicado de diferentes formas em cada uma delas.

A Cultura Lean será então um conceito aplicado para as empresas que buscam processos que ofereçam redução de custos, otimização de processos e pessoas, padronização de atividades, e outros diversos métodos que buscam oferecer mais qualidade e crescimento, de forma geral.

Os benefícios da Cultura Lean podem ser diversos, gerando mudanças em todo o contexto empresarial, na forma com que as funções são desempenhadas e a maneira de gerir sua organização.

Mas se essa é uma metodologia que oferece resultados positivos, existe algum tipo de resistência à Cultura Lean?

Apesar de apresentar comprovações de resultados e mudanças, certas organizações ainda são resistentes à implantação da metodologia Lean, e consequentemente, a Cultura Lean dentro da organização.

Um dos grandes fatores que dificultam esse processo é a resistência à mudança em grande parte desses ambientes, e para que o Lean seja devidamente inserido no contexto organizacional, sabe-se que a mudança e melhoria contínua são fatores primordiais.

Além disso, a especialização dos gestores e colaboradores em geral também é um fator de impedimento para que sua organização avance cada vez mais rápido. Por isso, vamos direto para os propósitos Lean.


O que é e como definir o propósito Lean?


O propósito Lean será responsável por guiar todos os objetivos de mudança e avaliações de melhorias, servindo como um norte, para qual as mudanças implementadas estarão contribuindo.

Ao estabelecer seu propósito Lean toda a cultura organizacional deverá estar alinhada ao modo de produção e gestão Lean que fará com que o objetivo traçado seja conquistado.

Para que você possa definir seu propósito Lean de maneira direta, trouxemos aqui, alguns exemplos que podem ser considerados objetivos de melhoria em uma gestão Lean:

  • A metodologia Lean Seis Sigma está presente em diversos setores, sejam eles de natureza industrial, comercial, familiar e na própria relação com os clientes finais das organizações
  • Processos de melhoria gerenciais
  • Redução de custos e aplicações de processos otimizados
  • Melhoria no processo produtivo

Esses são apenas alguns entre todos os aspectos que podem ser influenciados ao implantar uma metodologia Lean Seis Sigma e dar início a uma organização cada vez mais eficiente!

O propósito Lean é importante para oferecer suporte no desenvolvimento de projetos ou ações Lean.

Para definir o propósito Lean de uma organização é fundamental entender quais são os pontos que necessitam de melhorias, quais serão os objetivos trabalhados e perceber que a metodologia Lean Seis Sigma trará uma revolução em sua organização, otimizando seus processos e aumentando resultados.

 

As principais novidades sobre Lean


A Cultura Lean pode trazer resultados incríveis para sua organização, e estar atento a todas as novidades dessa metodologia é essencial para o sucesso de sua implantação.

As ferramentas Lean Seis Sigma como o 5S, DMAIC, o Ciclo PDCA e Kaizen são algumas entre as maneiras de aplicar conceitos Lean durante todo o processo.

Você pode acompanhar esses e outros conteúdos em nosso canal do Youtube, “Grupo Voitto - Escola de Negócios”, onde iremos abordar ainda mais novidades sobre as ferramentas e metodologia Lean, encontro com profissionais de referência no mercado e outros diversos conteúdos que irão acrescentar em sua trajetória profissional.


As mulheres presentes na metodologia Lean

Para exemplificar um de nossos conteúdos abordados em nosso canal do Youtube, trouxemos aqui uma informação relevante para você sobre como as mulheres estão hoje, inseridas e desenvolvendo a metodologia Lean Seis Sigma da melhor maneira!


A maior parte da população mundial é composta por mulheres, e por que elas estariam de fora de uma das metodologias mais aplicadas no contexto organizacional?

A presença feminina nos ambientes organizacionais ainda é tema de grande debate, mas não podemos deixar de reconhecer o avanço conquistado até os dias de hoje.

A presença de mulheres na aplicação da metodologia Lean Seis Sigma é de extrema relevância, e a capacidade de gestão e resolução de problemas aplicado por grande parte delas é vista como uma grande melhoria no ambiente organizacional e seus resultados.

Por isso, buscamos sempre trazer esse e outros assuntos em nossos vídeos como forma de conteúdos de inovação para que você saiba cada vez mais sobre a presença feminina no contexto empresarial e na metodologia Seis Sigma e outras novidades.

Em nossa Websérie Cultura de Excelência contamos também com mulheres experientes na carreira Lean e  que irão abordar, semanalmente, temas relevantes sobre esse assunto. Não deixe de conferir!

Nos acompanhe no canal do Youtube, “Grupo Voitto - Escola de Negócios”, não perca tempo e comece agora sua Jornada Lean!

Não pare por aqui!

O Mapeamento da Cadeia de Valor (VSM) é uma das mais importantes ferramentas Lean. Com o VSM, é possível enxergar todas as etapas de todos os processos da empresa e entender como cada parte se relaciona. 

Com essa certificação você terá os conhecimentos e as habilidades para desenhar e estudar processos de qualquer empresa, buscando e eliminando etapas que não agregam valor. São 12 horas de conteúdos e aplicações práticas, que te tornarão capaz de participar de projetos Lean, atuando na utilização dessa importante ferramenta, não perca tempo, se inscreva agora!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo