Descubra o que é o QlikView, uma poderosa ferramenta de Business Intelligence

Entenda o que é QlikView, como é o seu funcionamento básico, bem conheça as maiores vantagens e desvantagens de fazer o seu uso.

Thiago Coutinho 02/02/2022 - 6 mins de leitura

Cada vez mais as empresas precisam do Business Intelligence para realizar análises e conseguir gerar insights e as soluções mais inovadoras para a ativação  do negócio. Uma das ferramentas que permite isso é o QlikView.

Neste artigo vamos aprender mais profundamente sobre o QlikView, para isso, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:

  • O que é o QlikView?
  • Como funciona o QlikView?
  • Quais as vantagens de utilizar o QlikView?
  • Quais as desvantagens de utilizar o QlikView?
  • Aprofunde seus conhecimentos em BI com nossa super capacitação! 

Vamos à leitura?


O que é o QlikView?


O QlikView é um software de Business Intelligence de computador e smartphone criado pela sueca QlikTech que possui uma metodologia diferente e inovadora, chamada de Business Discovery. Isso significa que qualquer usuário de negócio consegue usar o programa para participar nas tomadas de decisões.

O software garante rapidez, flexibilidade e facilidade na sua utilização, além de vários outros recursos.

Desta forma, é possível pegar dados de diversas fontes distintas (SQL, Mongodb, Oracle) e transformá-los em conhecimento de negócio, garantindo maior assertividade na tomada de decisões de sua empresa e gerando novas oportunidades.

O QlikView possui uma tecnologia de associação em memória, da qual é patenteada pela empresa. Essa tecnologia permite criar uma interface única, da qual é possível simplificar a implantação, a manutenção de análises e consultas e o uso, com o objetivo de conseguir os melhores insights para seu negócio.

As informações vêm de diversas fontes de dados diferentes na quais são unidas em métricas e gráficos, facilitando a visão do usuário.

O aplicativo consegue apresentar os resultados da análise de uma forma muito rápida. Além disso, é simples de instalar e possui uma interface de fácil entendimento e utilização.

Você deve estar se perguntando, “Mas como o QlikView funciona?” fique calmo, pois isso é o que vamos conferir no tópico seguinte.


Que tal aprender outros softwares de BI? Então, se liga só:  

Aprenda Power BI para demonstrar resultados! Qual empresa não quer um profissional que otimize o processo de armazenamento de todos os dados e informações da empresa? E, ainda por cima, que crie incríveis relatórios completos e de fácil acesso?

Pensando nisso, a Voitto preparou para você o curso Introdução ao Power BI. Com ele, você será capaz de levar o conceito de Business Intelligence para sua empresa, inovar na análise de dados, conhecer abas, ferramentas e botões do software, importar, tratar e salvar uma base de dados de outros softwares e muito mais!

Ficou interessado? Então clique na imagem abaixo, use o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Introdução ao Power BI.


Como funciona o QlikView?


O seu funcionamento é constituído por 4 diferentes etapas, a instalação do software, a construção dos scripts, a criação da nuvem de dados e a construção das dashboards. Vamos conferir cada uma mais de perto?


1. Instalação


O primeiro passo é baixar o software e executar o instalador. A empresa disponibiliza uma versão de teste de 15 dias, nos quais são contados apenas os dias que você de fato usou o programa.

Após o período de teste, ainda é possível continuar usando o QlikView, porém, só será possível abrir os arquivos que foram gerados da instalação do período de testes.


2. Construção dos scripts


Serão gerados scripts automáticos para qualquer atividade realizada dentro do Qlikview. A sua codificação é própria, porém possui algumas semelhanças com o Visual Basic Advanced da Microsoft, sendo uma aplicação voltada para o usuário final.

No script é onde será realizada a conexão com o banco de dados, sendo aceito diversos tipos de arquivos diferentes, como por exemplo: .xls ou .txt.


3. Criação da nuvem de dados


Com os dados devidamente carregados, o QlikView irá elaborar o relacionamento entre eles. Por não utilizar a metodologia top-down, o software permite localizar qualquer dado independente de onde estiver localizado dentro da estrutura de dados.


4. Construção das dashboards


Aqui, você irá trabalhar com os dados conforme sua necessidade. O software possui fórmulas idênticas ao do excel, também é possível criar tabelas, gráficos, listas, integrar com os serviços do Google Maps. Muito parecido com o que o PowerBI é capaz de fazer.


Outras funcionalidades


Os painéis e relatórios do QlikView facilitam a compreensão das informações exibidas e expressam as respostas aos desafios de negócios na forma de gráficos interativos, fornecendo uma visão mais clara das métricas de desempenho de uma empresa. 

A ferramenta oferece diferentes formas de visualização de indicadores de desempenho com o objetivo de simplificar a identificação de comportamentos e tendências que contribuem para as tomadas de decisões e adequação à estratégia da empresa. 

Os dados podem ser enviados e armazenados no sistema por meio de dispositivos móveis, o que torna a comunicação entre as equipes mais ágil e flexível. 

A tecnologia in-memory permite a compactação de até 90% do tamanho do arquivo original, mas mesmo assim, os dados na memória do sistema continuam disponíveis e a associação realizada é preservada. 

Com o AQL (Associative Query Logic), as buscas são realizadas de forma não hierárquica, o que garante que as consultas que não são construídas em uma ordem específica sejam analisadas.

Você pode perceber que se trata de uma ferramenta muito completa, não é mesmo? Então que tal conferir algumas de suas principais vantagens? 


Quais as vantagens de utilizar o QlikView?


Vamos conferir agora, alguns dos benefícios em utilizar o QlikView para cuidar do Business Intelligence dentro da sua empresa!


Custo-benefício


Muitas empresas nem sequer consideram a possibilidade de implementar o Business Intelligence por acharem que possui um custo elevado. 

Porém, o QlikView oferece um alto custo-benefício, podendo ajudar a companhia a implementar esta tecnologia inovadora por um baixo custo.


Fácil de aprender


Simples usuários conseguem utilizar o sistema de maneira facilitada, em geral, adquirir o conhecimento da ferramenta é muito rápido.

Os softwares da Qlik, principalmente o Qlik Sense, possuem interfaces muito intuitivas. Fazendo com que a equipe não perca tempo aprendendo a utilizar software, focando 100% nas tarefas que de fato agregam valor.


Performance elevada


O QlikView possui um excelente desempenho, permitindo cruzar inúmeros bancos de dados de maneira muito rápida.

Além de que, não é necessário ter hardwares super poderosos para fazer o uso da aplicação.


Implementação ágil

O Qlik é fácil de implementar na empresa porque funciona em uma estrutura muito simples. 

A estrutura pode ser expandida conforme as necessidades de negócios, tornando o software eficiente devido sua flexibilidade. 

Investir nas ferramentas de BI da Qlik é uma forma de garantir um excelente retorno do seu investimento. Usá-los permitirá que você interaja com ferramentas de inteligência de negócios de ponta adaptadas a cada ambiente empresarial.

Com tantas vantagens, com certeza a ferramenta deve possuir algumas desvantagens também, vamos conferi-las?


Quais as desvantagens de utilizar o QlikView?


Custo elevado para expandir a licença

A licença é cobrada por cada usuário que utiliza o software. Desta forma, para expandir seu uso, o custo ficará elevado.


Limitação de interface

Por ser simples, é possível encontrar algumas limitações ao criar interfaces mais complexas.


Algumas atividades são muito difíceis de se realizar

Apesar de possuir um uso facilitado, quando surge a necessidade de uma implementação mais complexa, será necessário um alto conhecimento técnico, deixando de ser uma ferramenta para usuários comuns.


Baixo suporte

A maioria dos sites de suporte e fóruns estão na língua inglesa, sendo necessário domínio do idioma para tirar eventuais dúvidas que venham a surgir.


Aprofunde seus conhecimentos em BI com nossa super capacitação! 


Atualmente, devido a alta competitividade dos mercados, não existem mais espaços para decisões baseadas em "achismos''.

Tendo isso em vista, muitas empresas utilizam o PowerBI como uma ferramenta para a análise dos dados obtidos, para que, no fim, sejam capazes de ter grande assertividade nas suas decisões.

O PowerBI então, é como um guia para tomada de decisões assertivas baseadas em dados. E fica fácil entender porque cada dia mais empresas utilizam esse software.

Pensando nisso, a Voitto oferece para você a formação Power BI Aplicado à Negócios. Ela te ajudará a compreender a ferramenta Power BI e tomar as melhores decisões para seu negócio!

Não perca mais tempo! Clique na imagem abaixo e garanta já o nosso treinamento Power BI Aplicado a Negócios!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo