O que é qualidade de vida no trabalho?
Por que a qualidade de vida no trabalho é importante para as empresas?
Quais fatores determinam a qualidade de vida no trabalho?
5 dicas para ter qualidade de vida no trabalho
Dica bônus!

Descubra como ter qualidade de vida no trabalho e como isso é importante

Entenda o que é qualidade de vida no trabalho, como ter e qual é a sua importância para os colaboradores e para as organizações.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Descubra como ter qualidade de vida no trabalho e como isso é importante

Como você avalia a sua qualidade de vida no trabalho?

Refletir sobre essa questão é essencial para a manutenção da sua produtividade, motivação, engajamento e, principalmente, para o desenvolvimento e para a manutenção da sua inteligência emocional.

Pensando na organização, que nesse caso podemos considerar como um organismo vivo composto e movido por pessoas, garantir um alto nível de qualidade de vida para os funcionários deve ser uma ação conjunta.

Ao longo desse artigo vamos falar sobre:

  • O que é qualidade de vida no trabalho?
  • Por que a qualidade de vida no trabalho é importante para as empresas?
  • Quais fatores determinam a qualidade de vida no trabalho?
  • 5 dicas para ter qualidade de vida no trabalho.

Se você quer saber mais sobre a qualidade de vida no trabalho leia esse artigo até o final!

O que é qualidade de vida no trabalho?

Qualidade de vida no trabalho (QVT) é definida como o grau de satisfação do colaborador com as suas funções e com o seu local de trabalho.

Para que ela seja garantida, é necessário um conjunto de ações que visem oferecer condições plenas de trabalho, de desenvolvimento humano, de bons relacionamentos interpessoais e de bem-estar.

A qualidade de vida no trabalho tem uma forte ligação com o clima organizacional que interfere na vida e no bem estar do colaborador.

Você sabe como está o clima em sua empresa? Para te auxiliar, separamos a nossa Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.

Essa planilha é uma importante ferramenta para o gestor que deseja mensurar, monitorar e melhorar o grau de satisfação das pessoas que integram a organização.

Clique no banner abaixo e garanta a sua GRATUITAMENTE.

Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional. Baixe gratuitamente!

Mas, não é apenas com o clima organizacional que a qualidade de vida no trabalho está relacionada.

Ela também sofre influência dos acontecimentos externos, como as relações pessoais com a família e a satisfação com a vida.

Sendo assim, as empresas e os profissionais de recursos humanos devem estar atentos quanto ao comportamento dos colaboradores, assim como estes devem buscar ter uma vida equilibrada pessoal e profissionalmente.

Isso, principalmente, porque a qualidade de vida pode ter um significado diferente para cada pessoa. Assim, é preciso alinhar os propósitos de cada integrante a fim de manter a motivação dos colaboradores.

Mas, por que manter a qualidade de vida dos funcionários no trabalho é importante para as empresas?

Por que a qualidade de vida no trabalho é importante para as empresas?

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, inovar virou uma necessidade das empresas.

Para inovar é necessário investir em capital humano. Sendo assim, manter a qualidade de vida no trabalho faz com que as equipes se tornem cada vez mais competitivas.

Isso porque os funcionários estarão motivados, engajados e comprometidos com a entrega de resultados.

Vamos entender agora quais são os fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho.

Quais fatores determinam a qualidade de vida no trabalho?

Para que os colaboradores se mantenham motivados e para aumentar os resultados da empresa, é necessário que haja um incentivo por parte da liderança e do setor de recursos humanos.

Assim, vejamos agora alguns fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho:

Satisfação com o trabalho

Os profissionais, principalmente os da geração Y, prezam pela qualidade de vida no trabalho, eles não o enxergam apenas como uma forma de renda, mas esperam que ele seja uma atividade prazerosa.

Para que ele esteja satisfeito e motivado é necessário que ele goste das tarefas executadas.

Oportunidade de carreira

Oferecer oportunidades para que o profissional cresça dentro da organização os mantém motivados em busca de evoluir em sua carreira.

Remuneração salarial 

O salário é um dos principais requisitos para manter a satisfação dos funcionários, embora não seja a principal.

Benefícios

Além do salário, benefícios como planos de vantagens, prêmios e bônus financeiros são alternativas para que o colaborador esteja satisfeito com a empresa.

Relações interpessoais

Manter um bom relacionamento entre os funcionários e seus líderes é importante para o bem estar dos colaboradores, além de criar um ambiente harmonioso e aberto para novas ideias.

Além disso, quando a equipe está integrada as chances de surgirem conflitos diminuem, o que é muito importante para a saúde mental dos funcionários. Isso nos leva ao próximo tópico.

Saúde física e psicológica

Ambientes que causam estresse e que mantêm o colaborador sob pressão são prejudiciais à saúde dos funcionários, podendo causar esgotamento mental.

Autonomia no trabalho

Permitir que os trabalhadores desenvolvam o sentimento de dono, dando a eles autonomia para expressarem a sua opinião sobre as suas atividades e estratégias da empresa faz com que eles se mantenham motivados e produtivos.

Agora, vamos deixar para você algumas dicas para ter qualidade de vida no trabalho.

5 dicas para ter qualidade de vida no trabalho

Percebemos que as empresas são as principais responsáveis por garantir a qualidade de vida no trabalho, mas o colaborador também possui a sua parcela de participação.

Vamos ver agora 5 dicas para que você possa manter a qualidade de vida no trabalho e colaborar para o clima organizacional da empresa:

1. Seja responsável

As empresas estão cada vez mais em busca de profissionais confiáveis, que entregam suas demandas no prazo e com qualidade.

Ser responsável demonstra ao seu liderado que você pode ter autonomia no trabalho e isso leva a menos desgastes emocionais.

Mostre o seu comprometimento com a empresa e seus valores. Assim, as chances de seu trabalho ser reconhecido e de você ganhar alguma bonificação por isso aumentam.

2. Saiba trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe é uma qualidade requerida em processos seletivos e que é essencial para a produtividade de uma empresa e para o alcance de resultados.

Além disso, o trabalho em equipe auxilia no desenvolvimento de relações interpessoais e torna o ambiente de trabalho harmonioso e agradável.

3. Tenha foco

Mantenha o seu foco nos seus objetivos profissionais e nos resultados que a empresa espera que você entregue.

4. Seja profissional

Busque sempre manter o equilíbrio no ambiente de trabalho, respeitando as diversidades e buscando sempre oferecer o seu melhor para a entrega de resultados.

5. Tenha qualidade de vida fora do ambiente de trabalho

Para ter qualidade de vida no trabalho é necessário ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

Sendo assim, cultive bons relacionamentos, tenha uma vida saudável, desenvolva a sua inteligência emocional e tenha momentos relaxantes com seus familiares e amigos.

Lembre-se: a felicidade não está em ser bem-sucedido, mas as pessoas são bem sucedidas porque são felizes.

Dica bônus!

Agora que você já sabe o que é qualidade de vida no trabalho e como ela é importante para o profissional e para a empresa, está na hora de dar um passo adiante.

Para isso, é importante que você desenvolva sua inteligência emocional!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.