Quantas oportunidades de venda você já perdeu? Seja a venda de um simples produto usado, ou até mesmo a chance de persuadir seus amigos sobre uma ideia qualquer.

Pois é, como já deve ter notado, temos o espírito de vendedor a todo instante, seja ao expor uma opinião, defender algum argumento ou simplesmente estabelecer um diálogo.

Para que você consiga vender a sua ideia e obter sucesso em todas essas situações são necessários muito treinamento e preparação.

Dessa forma, trazemos um livro que apresenta diversas técnicas e poderosas lições já comprovadas sobre como se tornar um mestre nas vendas.

Venham conosco, que vamos te passar os pontos chaves deste livro que vão te auxiliar surpreendentemente.

 

Sobre a obra

 

O livro “Quem Vende Enriquece”, de título original “How to sell your way through life” foi traduzido em 2011. O seu principal objetivo é oferecer um conjunto de estratégias, exercícios e práticas que ajudam a impulsionar as vendas.

O livro é dividido em 4 partes, entre elas estão a psicologia prática adotada nas negociações, a arte de vender ao marketing pessoal, métodos empregados por Henry Ford e relatos de pessoas que tiveram sucesso nas vendas.

O conteúdo apresentado é muito rico, foram milhares de experiências vividas e cerca de 25 anos de estudos para chegar nesta versão.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa, com seus 40 capítulos distribuídos ao longo de 292 páginas, está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

Napoleon Hill nasceu em 1883 nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira com 13 anos de idade, como repórter. Sua carreira foi consolidada nos princípios de sucesso, estudando e investigando grandes vencedores e suas respectivas carreiras, compartilhando esses ensinamentos e influenciando milhares de pessoas no mundo.

Além disso, ele foi assessor de dois presidentes dos Estados Unidos e escreveu também best sellers na área de realização pessoal, como “A Lei Do Triunfo”, “Quem Pensa Enriquece”, “Mais Esperto que o Diabo”, entre outros.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O livro apresenta um conteúdo ideal para quem deseja obter o sucesso, mas precisa de um estímulo, e também para quem pretende descobrir as principais verdades sobre as vendas. É apresentando uma série de estratégias e exercícios práticos para obter êxito.

O conteúdo não é só para o vendedor, mas sim para qualquer pessoa, afinal o livro apresenta ótimas técnicas para o sucesso de forma geral.

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos chaves do livro são:

 

  • Entregue mais do que recebe;

  • Tenha um objetivo

  • Tenha uma mente determinada e persistente;

  • Possua confiança em você, no seu produto e no seu cliente;

  • Aplique a regra de ouro.

 

Então, vamos ao que interessa!

 

Overview - Os princípios da psicologia adotada na negociação.

 

Logo no início do livro, o autor nos apresenta a verdadeira definição de venda. Ele nos fornece definições sobre várias visões.

De acordo com o autor, um grande vendedor é aquele que consegue decifrar o que se passa na mente do comprador, consegue tirar conclusões pela expressão, silêncio e palavras. Além disso, você é o responsável por servir o seu cliente.

Não deixe de conferir o nosso artigo sobre como aumentar as vendas na sua empresa!

 

Estratégias para a formação de um Grande Vendedor

 

Segundo Napoleon, um grande vendedor é aquele capaz de criar uma imagem da coisa que está oferecendo para venda na mente do comprador. Nesta etapa ele não desconsidera nenhum detalhe e constrói toda a ideia em cima de um fundamento, geralmente uma necessidade do comprador.

O artista responsável por construir essa imagem não nasce preparado, ele adquire certas características com o tempo. As mais importantes e que servem para todas as áreas são a harmonia e o carisma.

Um dos principais ensinamentos desse tópico é a defesa do autor de que os clientes compram ideias e personalidades muito mais rápido do que produtos. Ele explica que, no momento da venda, os clientes são influenciados pelos sentimentos e emoções, e não pela razão.

Dessa forma, é sugerido que você destine um momento diário para se capacitar e se tornar habilidoso na área de vendas.

Para que você impulsione o seu poder de negociação, a Voitto preparou um Ebook para você com as 5 dicas para negociação de sucesso. É só baixar GRATUITAMENTE e aproveitar todo o conteúdo.

 

As qualidades necessárias ao Grande Vendedor

 

O autor apresenta uma longa lista com as qualidades necessárias para um vendedor de sucesso. As 5 principais são:

 

  • Coragem: uma característica essencial e obrigatória em tempo das competições e crise de mercado;

  • Imaginação: é fundamental para compreender a necessidade e os objetivos do cliente e alinhá-los ao seu produto. Tente sempre se antecipar as dúvidas do interessado e responda.

  • Fala: tenha uma voz clara, com tom firme que indica entusiasmo e determinação;

  • Confiança: conheça todas as vantagens de seu produto e acredite nele, pois, a desconfiança gera receios em quem pretende lhe comprar algo. Além disso, tenha confiança em você, no seu cliente e no fechamento da venda, acredite sempre que o cliente vai comprar;

  • Capacidade de neutralizar a mente do comprador: abra a mente do cliente e tenha claro o motivo da compra, só depois comece a se esforçar para vender. Para isso, tente realizar o método das perguntas para que possa descobrir os pontos importantes.

 

É importante ressaltar que essas características são adquiridas lentamente, ao longo do tempo e com muita dedicação.

Caso queira se aprofundar neste tópico, é só conferir o nosso artigo das 8 atitudes de alto impacto de um vendedor de sucesso.

 

A arte de fechar uma venda

 

Se você planejou bem a venda e seguiu todo o passo a passo que o autor fornece, fique tranquilo, pois você preparou tudo corretamente e o fechamento da venda se torna apenas um detalhe.

 

 

Dessa forma, o autor realiza algumas dicas para fechamento da venda, como:

 

  • O cliente sempre tem razão, nunca discorde ou queira impressioná-lo com o seu conhecimento;

  • Sempre especifique um valor acima do exato. Afinal é melhor reduzir o preço, do que não ter margem para negociação;

  • Tente manter o foco da conversa sobre o produto ou serviço, não deixe que o comprador afaste você do plano de vendas;

  • Não dê tempo para o cliente pensar, seja persistente e o ajude a raciocinar, exceto que ele tenha uma razão concreta para adiar a compra;

  • Aparência não define a compra, faça a apresentação do seu produto de forma igual para todos.

 

Overview - A arte de vender aplicada ao marketing pessoal

 

Escolhendo o tipo de trabalho

 

Segundo o autor, você tem que fazer de seu trabalho um objetivo a ser perseguido.

Primeiro passo é escolher entre uma ocupação baseada em sua formação, habilidades e no que goste ou apenas uma ocupação. Posteriormente é se basear no quanto deseja ganhar, se pretende começar pelo topo e ter apenas uma direção ou na base da escada e ir progredindo.

O mais importante é que analise e tome uma decisão, afinal ninguém pode ser feliz sem uma ocupação.

A grande maioria das pessoas pensam em ganhar dinheiro e não pensam em meios para garantir esse valor. E executar um trabalho no qual não gostamos é um dos piores pesadelos.

 

O hábito de fazer mais do que recebe

 

Para obter vantagens no seu serviço pessoal é fundamental prestar mais do que aquilo por que foi pago.

É necessário assumir mais responsabilidades, ter “boa vontade”, e assim receberá mais, lembre-se que é beneficiado quem serve melhor.

 

Como administrar o tempo

 

Uma forma que o autor apresenta de administrar o tempo é:

 

  • 8 horas de sono

  • 8 horas de trabalho

  • 4 horas para lazer e saúde

  • 2 horas para estudo e preparação

  • 2 horas para serviço voluntário.

 

Dessa forma, você tende a ser mais produtivo e realizar as ações da maneira a atingir o enriquecimento.

Segundo o autor, todos possuem maus hábitos e eles podem ser descobertos e solucionados por meio da autoanalise.

 

Overview - Ensinamentos de Henry Ford

 

Firmeza de propósito

 

De acordo com o autor, ninguém consegue alcançar o sucesso sem organizar os esforços e trabalhar se baseando no propósito central. Esse era um dos lemas de Henry Ford.

O propósito central, quando é enviado ao subconsciente com fé, é realizado em ações físicas. Assim, é necessário possuir bons pensamentos, persistência, fé e coragem para que o desejo se realize.

 

Ford, o grande vendedor

 

Os princípios básicos do sucesso de Henry Ford são:

 

  • Poupar: Um dos grandes segredos é possuir uma boa administração do tempo e orçamento;

  • Imaginação: A utilização sistemática é o melhor meio para imaginação;

  • Liderança: Não espere que alguém lhe apresente um plano e lhe ajude a colocar em prática. Tome iniciativa e coloque a imaginação em ação e desenvolva a excelência;

  • Entusiasmo: Mantenha o entusiasmo tanto por palavras quanto por ações, sempre a imaginação em ação;

  • Personalidade Agradável: tenha personalidade capaz de fazer com que as pessoas queiram te seguir, sendo sempre leal e harmonioso;

  • Aprender com falhas e erros: Não se contente com um erro ou desista, crie soluções e concentre os esforços para corrigi-lo.

 

Iniciativa pessoal

 

Todos os feitos obtidos por Henry Ford só foram alcançados graças a sua iniciativa. Ele falhou e foram inúmeras vezes, mas foi muito melhor do que falhar por não tentar. Afinal, em algum momento algo vai girar ao seu favor.

Para que Ford vencesse os obstáculos e chegasse ao sucesso, ele evoluiu:

 

  • Sabendo o que queria;

  • Realizando o planejamento do que queria;

  • Tendo persistência no planejamento e suas mudanças;

  • Centrando esforços e recursos em seu objetivo principal.

 

Regra de Ouro

 

A regra de ouro é uma conduta humana que oferece vantagens igualitárias a todas as pessoas afetadas pelas operações realizadas, afinal no processo de enriquecimento muitas pessoas são atingidas.

O autor utiliza uma frase que resume muito bem essa regra, que é: “O que fazemos ao outro ou pelo outro fazemos a nós ou por nós”.

Além disso, o autor sugere que a regra de ouro seja traduzida em ações e não em palavras.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em The Psychology of Selling, Brian Tracy alerta que a impressão que você faz é importante. Os vendedores de sucesso projetam uma imagem profissional descontraída e confiante.

No livro A Bíblia das Vendas, o autor Jeffrey Gitomer aconselha que a ferramenta mais importante e fundamental para qualquer venda, ou seja, a sua mente. A autoconfiança é a chave para controlá-la, se você não acreditar em você, ninguém acreditará.   

No livro Os 25 hábitos em vendas dos mais bem sucedidos vendedores, Stephan Schiffman aconselha: mostre que você se sente orgulhoso e confiante em relação ao seu trabalho, mas evite parecer arrogante. Demonstre sucesso, confiança e flexibilidade, que são marcas de profissionalismo.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

A aplicação das técnicas apresentadas é o primeiro passo para começar a colher os resultados, possuindo fé e persistência. Afinal, é um processo lento.

Todos os ensinamentos que o livro nos traz são voltados para o enriquecimento, mas os princípios apresentados podem ser aplicados em qualquer área da sua vida, para obter sucesso. Além disso, você pode se tornar uma pessoa melhor em todas os sentidos.

 

O que achou?

 

E aí, gostou do resumo?

Ah, não esqueça de deixar o seu feedback e qualquer dúvida é só deixar nos comentários, que te respondo!

Além disso, a edição completa do livro está disponível para compra abaixo:

 

    

 

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