ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Rede de Computadores?
Quais são as vantagens e desvantagens das Redes de Computadores?
Para que serve uma Rede de Computadores?
Como funciona uma Rede de Computadores?
Quais são os tipos de arquitetura de Rede de Computadores?
Tipos de Rede de Computadores
Dispositivos de uma Rede de Computadores

Redes de Computadores: sistema capaz de interconectar o mundo

As redes de computadores referem-se a um conjunto de sistemas interligados, os quais são capazes de compartilhar dados e informações entre os usuários.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Redes de Computadores: sistema capaz de interconectar o mundo

As redes de computadores são dispositivos de computação que, a partir da capacidade de interconexão, operam no compartilhamento de dados e recursos entre si.

Nesse viés, utilizando um sistema de protocolos de comunicação, as redes são capazes de transmitir informações, por meio de cabos ou por uma via sem fio. Assim, os usuários podem escolher o tipo de rede que mais se adequa às suas necessidades.

E você? Conhece as particularidades de cada rede de comunicação? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre esse sistema que conecta pessoas de diversas localidades do globo.

Acompanhe a leitura a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Rede de Computadores?
  • Quais são as vantagens e desvantagens das Redes de Computadores?
  • Para que serve uma Rede de Computadores?
  • Como funciona uma Rede de Computadores?
  • Quais são os tipos de arquitetura de Rede de Computadores?
  • Tipos de Rede de Computadores
  • Dispositivos de uma Rede de Computadores

Vamos a leitura?! Aproveite o aprendizado!

O que é Rede de Computadores?

Uma rede de computador é constituída por múltiplas conexões estabelecidas entre diversos dispositivos, a fim de promover o compartilhamento de diferentes recursos e dados. 

Essa conexão objetiva exercer diversas funções nos dispositivos, as quais podem ser o acesso a aplicativos e a informações, a capacidade de enviar e receber documentos, a possibilidade de realizar reuniões e entre outras funcionalidades.

Assim, para que as redes de computadores operem de forma eficiente, é necessário a utilização de protocolos para sustentar a comunicação desejada pelos usuários.

Quais são as vantagens e desvantagens das Redes de Computadores?

As redes de computadores representam um conjunto de sistemas imprescindíveis para o compartilhamento de informações e recursos entre os usuários.

Confira, logo abaixo, as vantagens e as desvantagens das redes de computadores.

Vantagens

  • Armazenamento de dados: as redes permitem o armazenamento de dados em um único servidor de arquivos, os quais podem ser compartilhados e disponibilizados para os clientes e usuários. 
  • Conexão de diversas pessoas: a rede de computadores é um sistema de fácil acesso, o que permite que diversas pessoas possam se conectar. 
  • Resolução de problemas de forma mais rápida: a rede de computadores permite a resolução de problemas de forma mais rápida e eficiente. 
  • Confiabilidade: o sistema de redes permite um funcionamento adequado do acesso e da transmissão de dados, ocorrendo sem interrupção. 
  • Flexibilidade: a rede de computadores é altamente adaptável, haja vista que permite que os usuários consigam investigar sobre conteúdos fundamentais sem influenciar na utilidade. 
  • Segurança: o sistema de rede de computadores prioriza a segurança e a proteção das informações dos usuários. 
  • Aumento da capacidade de armazenamento: as redes permitem o armazenamento de dados de forma legítima e estruturada. 

Desvantagens

  • Falta de robustez: um possível dado em alguma estrutura da rede pode comprometer todo o processo. Assim, caso houver uma falha em algum dispositivo de ponte ou em um servidor de link, toda a rede pode ficar estagnada. 
  • Carência de independência: os usuários dependem de diversas aplicações para a execução de suas necessidades. Nesse sentido, quando uma delas é comprometida, todo o processo é prejudicado. 
  •  Vírus e malware: os dispositivos conectados em rede estão sujeitos a vírus e a malware, os quais se espalham por todo o sistema operacional.
  • Custo da rede: o processo de instalação e execução das redes demandam de investimentos, os quais podem ser bastante elevados dependendo das necessidades dos usuários.

Temos um presente para você!

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Para que serve uma Rede de Computadores?

As redes de computadores são ferramentas imprescindíveis para permitir o compartilhamento de informações e dados entre dispositivos diferentes, bem como para a comunicação de diversos recursos.

Nesse sentido, as redes de computadores operam para quebrar barreiras geográficas, haja vista que possibilita a troca de informações entre diferentes localidades do globo.

Sendo assim, devido a grande abrangência dessas redes, elas apresentam diversas funcionalidades, as quais você pode conferir logo abaixo.

Integração em larga escala

Os serviços de redes da atualidade são capazes de conectar redes de computadores distribuídas de forma física pelo espaço geográfico.

Sendo assim, tais serviços, por meio da automação e do monitoramento, conseguem otimizar as funções de rede executadas, a fim de ampliar a área de abrangência e a performance da rede.

Respostas rápidas perante as mudanças na rede

A maioria das redes de computadores são definidas por software, o que permite o roteamento e o controle do tráfego, a partir de uma interface digital.

Assim, as redes de computadores apresentam uma estrutura para gerenciar os tráfegos realizados de forma virtual.

Fornecimento de segurança de dados

Os serviços oferecidos pelas redes de computadores apresentam recursos que garantem a segurança dos usuários. Nesse sentido, tais redes são dotadas de criptografia e controle de acesso.

Nesse sistema, os usuários também conseguem integrar outras ferramentas para ampliar a segurança em seus dispositivos, como software antivírus, firewalls e anti malware. 

Além dos serviços oferecidos acima, as redes de computadores também abrangem outras funcionalidades. São elas:

  • Compartilhamento de dados e informações; 
  • Acesso a aplicativos;
  • Compartilhamento dispositivos de hardware;
  • Armazenamento de dados em servidores, permitindo o acesso pelos clientes; 
  • Envio de dados por voz;
  • Comunicação, por meio de fotos, vídeos, textos e áudios; 
  • Oportunidade de e-commerce, isto é, o desenvolvimento de plataformas para venda e compra de produtos e serviços pela internet;
  • Estabelecimento de jogos simultâneos entre jogadores de diversas localidades. 

Como funciona uma Rede de Computadores?

As redes de computadores funcionam como uma rede expansiva que tem a capacidade de interconectar diversos sistemas, eletrônicos e hardware de computador. Esses componentes são essenciais para a transmissão e retenção de dados.

Nesse sentido, para a operação adequada das redes de computadores, é necessário estabelecer padronizações e normas, haja vista que precisa orientar os dados, ou seja, definir como serão transportados, enviados e recebidos.

Essas redes também são responsáveis pela verificação e validação dos dados dos sistemas. Além disso, elas englobam a comunicação entre diferentes meios, equipamentos e agentes ao redor do mundo.

Sendo assim, as redes de computadores trabalham para oferecer serviços na web,  recursos virtuais e informações de diversos setores, como o financeiro, o educacional e, até mesmo, sobre as plataformas que fornecem conteúdos de streaming.

Por fim, tais informações e dados podem ser transmitidos por meio de uma conexão física, como fios de fibra óptica e cabos, assim como por conexão sem fio, a exemplo do wifi e do bluetooth.

Quais são os tipos de arquitetura de Rede de Computadores?

As arquiteturas das redes de computadores abrangem duas categorias. Logo em seguida, você descobre um pouco mais sobre cada uma delas.

  1. Arquitetura cliente-servidor

A rede de computadores com arquitetura cliente-servidor apresenta nós que podem ser os servidores ou, até mesmo, os clientes.

Nesse design, os nós dos servidores oferecem diversos recursos, como memória, melhor capacidade de processamento e dados aos nós dos clientes. Além disso, também são capazes de realizar o gerenciamento dos nós dos clientes.

Assim, os clientes conseguem se comunicar uns com os outros, porém o compartilhamento de recursos não é possível.

  1. Arquitetura ponto a ponto

A arquitetura ponto a ponto permite que os dispositivos conectados tenham as mesmas capacidades e privilégios.

Confira, logo abaixo, algumas características dessa arquitetura de rede.

  • Não há um servidor central para coordenar todas as operações;
  • Os dispositivos podem atuar como servidores ou clientes;
  • Cada nó pode compartilhar recursos, como memória e capacidade de processamento. 

Tipos de Rede de Computadores

No mercado atual, existem diversos modelos de redes de computadores e todas se adequam a um tipo de tecnologia empresarial. Logo abaixo, você encontra mais informações sobre cada um deles.

PAN

A rede de computadores PAN, sigla para Personal Area Network, apresenta maior limitação de alcance, haja vista que abrange as áreas domésticas de um estabelecimento residencial.

Nesse sentido, a rede de área pessoal é utilizada para conectar aparelhos de uso pessoal, os quais podem ser computadores, notebooks, smartphones e tablets.

Além disso, as conexões da rede PAN podem ocorrer com ou sem fio, ou seja, caso a pessoa deseje uma conexão com fio, ela pode utilizar o UBS e o FireWire; já os métodos de conexão sem fio pode ser realizado pelo Bluetooth, WiFi, IrDA e Zigbee.

Assim, a PAN é uma rede de computadores que permite a conexão entre vários dispositivos, isto é, permite que todos eles operem em conjunto, concentrando a utilização nas necessidades de apenas uma pessoa.

LAN 

A rede de computadores LAN, sigla para Local Area Network, é destinada para os dispositivos que estão presentes em uma mesma área de cobertura física, ou seja, abrange espaços pequenos que não demandam altas taxas de contato externo.

Nesse viés, a rede local é responsável por interligar um grupo de computadores, a partir de uma linha de comunicação comum, a qual pode ser constituída por cabos ou links sem fio.

Assim, a rede LAN apresenta a finalidade de compartilhar recursos, dados e serviços em um mesmo ambiente, a partir da conexão via roteador. Além disso, a rede local apresenta outros benefícios. Confira, logo abaixo, quais são eles.

  • Controle do acesso às estações dos aplicativos concentrados em servidores;
  • Otimização dos investimentos em hardware; 
  • Melhora do gerenciamento, da transmissão de dados e do tráfego e dos recursos da rede; 
  • Armazenamento de dados; 
  • Proteção dos dispositivos.

MAN 

A rede de computadores MAN, sigla para Metropolitan Area Network, abrange diversos dispositivos em uma área de cobertura maior, isto é, uma região metropolitana.

Nesse sentido, a rede de área metropolitana apresenta uma alta velocidade, sendo capaz de conectar diversas redes locais em uma grande extensão de área, a qual pode ser uma cidade, um vilarejo ou um espaço com vários edifícios.

Geralmente, as MANs utilizam cabos de fibra óptica para estabelecer as conexões com as LANs. Além disso, é necessário o uso de roteadores e switches.

Assim, esse tipo de rede é muito eficaz para aumentar a eficiência durante a operação de dados e para diminuir os custos relacionados a redes de longa distância.

WAN

A rede WAN, sigla para Wide Area Network, é destinada a uma grande área geográfica, a qual pode ser um país ou, até mesmo, um continente.

Esse tipo de rede de computadores, ao conectar diversas redes locais, permite a conexão entre aparelhos a grandes distâncias.

Nesse sentido, é muito utilizada por empresas de grande porte, as quais necessitam de uma boa rede para realizar todas as suas operações.

Confira, logo abaixo, algumas funções que as WANs são capazes de executar.

  • Comunicação por voz e por vídeo; 
  • Compartilhamento de informações entre profissionais e clientes; 
  • Execução de host de aplicações; 
  • Conexão de dados em funcionamento na nuvem
  • Acesso ao armazenamento de dados. 

WLAN 

A rede WLAN, sigla para Wireless-LAN, refere-se a uma rede local que conecta os dispositivos sem a necessidade de cabos, ou seja, é uma conexão sem fios.

Esse tipo de rede é muito eficaz para evitar o congestionamento e gargalos, haja vista que a conexão de diversos dispositivos em uma única LAN pode paralisar o funcionamento das operações dos aparelhos, uma vez que o sistema não suporta um número elevado de dados.

Nesse viés, a rede WLAN é de extrema importância para se evitar sobrecargas e, com isso, realizar as operações sem interrupções e falhas. Confira, logo abaixo, algumas vantagens ao se empregar tal rede de computadores.

1. Mobilidade 

Os dispositivos conectados pela WLAN não necessitam de cabos, o que permite que os usuários consigam acessar os conteúdos desejados em diversas localidades sem perder a conexão.

Assim, é uma excelente alternativa para os locais de trabalho dinâmicos e para as pessoas que necessitam de conexão em espaços públicos.

2. Conectividade simultânea

A rede de computadores WLAN permite a conexão simultânea de diversos dispositivos, ou seja, os usuários conseguem acessar e compartilhar informações ao mesmo tempo sem comprometer uns aos outros.

Dessa forma, é uma vantagem para as grandes empresas, haja vista que os múltiplos funcionários estão, a todo o momento, realizando operações nos dispositivos.

3. Escalabilidade

A escalabilidade é um dos principais recursos oferecidos pela WLAN, uma vez que permite a expansão da rede de acordo com as necessidades dos usuários.

Nesse viés, ao se instalar mais pontos de acesso, a cobertura da rede fica maior, permitindo o aumento do número de aparelhos conectados.

4. Redução de custos

A escolha da rede WLAN permite uma considerável redução de custo, uma vez que ocorre a eliminação da necessidade da instalação de cabos físicos.

Além disso, esse tipo de rede de computadores requer uma reconfiguração mais simples dos dispositivos, o que dispensa a alteração dos cabos antigos por novos.

5. Maior produtividade

A WLAN é uma rede que permite o compartilhamento de informações entre os usuários de forma rápida e fácil, o que não requer o deslocamento físico para o acesso de tais dados.

Dessa maneira, a WLAN atua no aumento da produtividade dos funcionários de uma empresa, haja vista que simplifica tarefas.

WMAN

A rede WMAN, sigla para para Wireless-MAN, abrange as coberturas metropolitanas, as quais são conectadas sem a necessidade de cabos.

Nesse sentido, para realizar a conexão dos dispositivos, esse tipo de rede utiliza torres, as quais são capazes de abranger empresas, universidades, hospitais, órgãos governamentais e aparelhos de uso pessoal.

Esse tipo de rede apresenta diversas vantagens e desvantagens. Logo abaixo, você encontra quais são elas.

Vantagens

  • Cobertura sem fio de uma grande área geográfica; 
  • Assegura segurança e privacidade aos usuários; 
  • Transferência de dados de forma segura;
  • Permite a conexão instantânea em qualquer lugar.

 Desvantagens

  • A qualidade do serviço é inferior quando comparada com a eficiência das redes via cabos;
  • Alto custo;
  • Maior propensão a interceptores não desejados, podendo comprometer o funcionamento dos aparelhos conectados;
  • Em comparação com as redes cabeadas, apresenta baixa transferência de dados.                  

WWAN

A rede WWAN, sigla para Wireless-WAN, refere-se a uma conexão sem fio entre computadores realizada especificamente, para fornecer maior privacidade e segurança para os usuários.

A WWAN, também conhecida como rede celular móvel, oferece uma cobertura a longa distância, podendo abranger uma escala regional, nacional e global.

Confira, logo abaixo, as vantagens e as desvantagens dessa rede de computadores.

Vantagens

  • Cobertura global;
  • Facilidade no gerenciamento da nuvem;
  • Apresenta uma melhor segurança quando comparada com a WLAN;
  • Permite um backup diversificado e econômico para aplicativos de dados;
  • Instalação rápida de aplicativos nos dispositivos móveis.

Desvantagens

  • A substituição das WWAN perdidas pode apresentar um valor elevado;
  • O desenvolvimento de uma solução econômica é um grande desafio;
  • Redução da taxa de transferência em grandes áreas de cobertura.

VNP

A rede VPN, sigla para Virtual Private Network, refere-se a uma conexão estabelecida entre computadores de forma privada, o que permite garantir maior segurança e privacidade para os consumidores.

Assim, essa rede de computadores é muito utilizada para bloquear navegações, impedir o compartilhamento de dados de uma corporação em rede pública e para a realização de uma conexão criptografada.

Dispositivos de uma Rede de Computadores

Os dispositivos que integram uma rede de computadores são definidos a partir das necessidades de cada sistema, ou seja, abrange a finalidade do serviço, os recursos desejados e o nível de segurança procurado pelo cliente.

Nesse sentido, logo abaixo, você encontra alguns dispositivos que podem ser empregados para o pleno funcionamento de uma rede de computadores.

  • adaptadores de redes;
  • bastidores de racks;
  • bridge;
  • cabos de conexão;
  • concentradores;
  • firewall;
  • gateway;
  • modens;
  • placas;
  • pontos de conexão sem fio;
  • repetidores;
  • roteadores;
  • storages de armazenamento de dados;
  • switches.

DICA!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Completo Do Lgpd Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.