Marketing Pessoal
Redes sociais
Relacionamento
Coloque em prática!

Utilize as redes sociais para destacar no mercado de trabalho e no marketing pessoal!

Saiba como a presença nas redes sociais pode ajudar você a se destacar e conquistar a vaga sonhada no mercado de trabalho.

Wendell Wagner de Oliveira
Por: Wendell Wagner de Oliveira
Utilize as redes sociais para destacar no mercado de trabalho e no marketing pessoal!

Existem diversas estratégias para chamar a atenção dos recrutadores e se destacar no mercado de trabalho ao decorrer das buscas por vagas de emprego. As redes sociais passaram a fazer parte dessas estratégias.

Por meio das redes sociais, o perfil profissional é responsável por promover suas carreiras e divulgar seus serviços, aumentando a sua presença no mercado de trabalho. 

Mas como começar a utilizar as redes sociais para esse viés? Neste artigo, vamos abordar essas questões. Prepare-se para anotar todas as dicas e entender cada variável por meio dos seguintes tópicos:

  • Marketing Pessoal;
  • Redes Sociais;
  • Relacionamento;
  • Coloque em prática! 

Vamos começar?

Marketing Pessoal

Antes de mais nada, precisamos falar sobre o termo Marketing Pessoal. Você sabe o que é? O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias utilizadas para destacar as suas características para a vida pessoal e profissional.

Essas características podem ser compatíveis com a cultura da empresa e a imagem da empresa de seu interesse. Neste mundo virtual, é possível se promover profissionalmente e ganhar destaque em meio a tantos outros profissionais da sua área. A escolha das redes sociais é formada por Instagram, Facebook, Tik Tok, Twitter e LinkedIn.

Assim, você pode construir uma marca profissional forte, que abrirá portas para diversas oportunidades no mercado de trabalho, desde o acesso à vagas exclusivas até a possibilidade de estreitar o relacionamento com empresas, chefes e outros profissionais.

Redes sociais

Destacar-se nas redes sociais pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Mais do que fazer selfies e vídeos, é preciso focar em compartilhar aspectos positivos e relevantes sobre a sua atuação profissional.

Para alcançar esse objetivo, é preciso planejar as ações e ficar atento aos detalhes publicados, já que é a sua imagem que está sendo divulgada e que pode ser afetada em caso de qualquer deslize, como por exemplo, a divulgação não aprovada de seus clientes, ou algum desrespeito à política de privacidade da internet.

Confira a seguir, quatro dicas de como trabalhar a sua imagem profissional nas redes sociais:

1. Objetivos

Como você se vê profissionalmente daqui a cinco anos? Para se destacar nas redes sociais e chamar atenção no mercado de trabalho, é necessário responder perguntas e comentários sobre essas questões e saber onde quer chegar.

Estabelecer objetivos e metas é uma ótima maneira de definir quais passos seguir para alcançar o que se deseja. Por isso, faça uma lista contendo:

  • Suas qualidades;
  • Seus desejos;
  • Seus pontos a serem aprimorados;
  • Suas grandes conquistas.

Esse exercício de autoconhecimento vai ajudá-lo a definir seus próprios objetivos profissionais e criar estratégias para alcançá-lo da melhor maneira possível.

2. Definições

Escolher as redes sociais certas é primordial para elaborar uma boa estratégia. Dessa forma, antes de começar a fazer as fotos e gravar vídeos para as redes sociais, reflita sobre quais conteúdos deseja publicar e qual é o seu público-alvo.

Gosta de escrever sobre sua área de atuação? O ideal é focar no LinkedIn, conhecido pelo compartilhamento de diversos artigos interessantes, sobre os mais diversos temas.

O Instagram já seria ideal para aqueles profissionais que adoram fazer fotos e vídeos do cotidiano no ambiente de trabalho, já que é uma rede social que utiliza mais conteúdos em formato de imagem.

Outro ponto que é importante considerar: o tipo de pessoa que deseja alcançar. Reflita sempre: suas ações de marketing serão direcionadas para profissionais da área, recrutadores ou empresas?

3. Conteúdos

Após definir as redes sociais a serem trabalhadas e o público-alvo, o próximo passo é organizar e planejar os conteúdos. Para isso, você pode fazer um calendário de conteúdos para facilitar essa tarefa e assim conseguir visualizar melhor sua estratégia. Existem várias ferramentas na internet que podem ajudar a desenvolver o seu calendário.

Uma boa dica para esta etapa é fazer uma lista dos principais temas de interesse do seu público-alvo. Porém, é importante lembrar que você também precisa se identificar com os temas e se sinta confiante para falar sobre o assunto.

Depois de planejar e elaborar os conteúdos a serem publicados, elabore as publicações de acordo com os formatos das redes sociais que pretende usar. Desta forma, você vai atrair ainda mais atenção da sua audiência.

4. Design

A atenção dos públicos nas redes sociais está cada vez mais dispersa. Afinal, são muitas informações compartilhadas nas diversas plataformas. Por isso, é importante investir no design das suas publicações ao falar sobre os temas de interesse do seu público.

Um vídeo ou imagem podem chamar a atenção do seu público-alvo se tiver textos curtos e relevantes nas legendas. Dependendo da rede social, esse tipo de conteúdo pode ser primordial para o seu sucesso.

Se fizer imagens bem produzidas, com um design diferenciado, publique-as em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Agora, se deseja utilizar o LinkedIn, invista em publicações com títulos chamativos para chamar a atenção de recrutadores, empresas e outros profissionais da sua área.

Relacionamento

De nada adianta se destacar nas redes sociais e não manter um bom relacionamentocom o seu público, não é mesmo? Além de prejudicar a sua imagem profissional, essa prática pode ocasionar a perda de diversas oportunidades interessantes para você.

É muito importante que você interaja e seja sempre cordial e simpático com o seu público-alvo. Reserve sempre um tempo para responder comentários nas publicações e retornar as mensagens deixadas no privado. Isso fará muita diferença para o seu perfil e irá melhorar a experiência de quem te acompanha.

Para as respostas, é interessante utilizar recursos como GIFs e emojis. Além de ajudar na comunicação, também tornam o seu contato com o público-alvo mais próximo.

Saiba mais sobre o Currículo 10 e sobre o embaixador e colunista Wendell Wagner de Oliveira.

Coloque em prática! 

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Wendell Wagner de Oliveira

Wendell Wagner de Oliveira

Fundador do Currículo 10, LinkedIn Top Voice e LinkedIn Creator. Sou Gestor, Consultor e Empresário e ajudo as pessoas a ter um Currículo desejado pelas empresas. Em Março de 2013 decidi criar o Currículo 10, empresa especializada na prestação de serviços para profissionais que buscam recolocação profissional, novo emprego ou uma posição melhor no mercado de trabalho. O Currículo 10 acumula em sua história de sucesso, mais de 15.000 Currículos elaborados para profissionais das mais diversas áreas, segmentos e níveis hierárquicos.

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