Qual a diferença de motivação para produtividade?
A motivação é a chave para uma alta produtividade
E aí, motivado para aprender ainda mais?

Produtividade e Motivação: qual a relação para trabalhar de forma eficiente?

Entenda como a Motivação influencia no crescimento da Produtividade, além de conhecer 5 dicas para manter seu time motivado e com a produção esperada!

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Produtividade e Motivação: qual a relação para trabalhar de forma eficiente?

Toda empresa está constantemente em busca de formas para que seus funcionários entreguem o seu nível máximo de produtividade, não é mesmo? O que muitas instituições não sabem é que existe uma grande relação entre produtividade e a motivação dos seus colaboradores.

As pessoas têm a necessidade de estarem motivadas para que se sintam realizadas profissionalmente e consigam trabalhar de forma eficiente. Enquanto algumas pessoas são motivadas pelo dinheiro, outras são motivadas pelo reconhecimento de um trabalho bem feito, esse é um fator que varia muito de indivíduo para indivíduo.

Para se ter uma ideia da importância da motivação no mundo corporativo, em uma pesquisa realizada pela Right Management, uma consultoria de recursos humanos americana,  foi constatado que funcionários motivados podem produzir até 50% a mais. Nessa pesquisa foram entrevistadas mais de 30 mil pessoas.

Neste artigo iremos lhe apresentar por que é tão importante um ambiente de trabalho onde todos estejam constantemente motivados e quais as maneiras mais eficientes de fazer isso. E aí, vamos nessa?

Qual a diferença de motivação para produtividade?

Motivação: a razão

A motivação, é a razão que leva uma pessoa a colocar em prática uma ação. Ela não é simples como imaginamos: envolve fenômenos emocionais, sociais e até biológicos!

Deu pra perceber que a motivação acaba sendo bem intrínseca ao indivíduo, não é? Pois é! É por isso que a gestão de pessoas precisa ser feita de maneira impecável.

Só assim, com ações de recursos humanos, líderes inspiradores, ambientes onde essa motivação possa ser externalizada que funcionários podem ser motivados!

Aqui estão algumas ações que o RH pode fazer para buscar a motivação dos funcionários:

  • Cultura de feedbacks;
  • Pesquisas de clima organizacional;
  • Remuneração adequada com o mercado;
  • Programas de desenvolvimento profissional. 

Você deve estar se perguntando “ok, entendi o que é motivação. Mas e a produtividade?” É isso que vamos te apresentar agora! Siga a leitura e descubra!

Produtividade: o resultado

A produtividade tem significado atrelado com a capacidade de produzir e o tempo. Ou seja, produzir o que foi delegado em certo espaço de tempo.

Provavelmente você já ouviu falar em empresas que buscam implementar o sentimento de “dono” nos funcionários, não é?

Essas empresas motivam suas equipes a trabalharem por um propósito maior, como se aquela empresa na qual são funcionários fossem deles próprios.

Automaticamente, aqueles funcionários compreendem como cada ação que eles colocam em prática dentro do negócio importa e se tornam fiéis parceiros da organização. Como consequência, buscam manter resultados sempre altos e problemas resolvidos.

A motivação e a produtivade são irmãs. Com a motivação, a produtividade virá junto, naturalmente. 

Você irá entender mais ainda sobre que estamos te falando no tópico seguinte!

A motivação é a chave para uma alta produtividade

É fundamental um ambiente de trabalho onde seja preservado o bem estar dos funcionários. Além disso, cada vez mais torna-se evidente como uma boa qualidade de vida tem um papel crucial dentro das organizações.

Bons resultados não estão apenas relacionados a uma boa definição de metas e um bom controle de produtividade, também estão relacionados a aspectos psicológicos, como por exemplo, a motivação.

Confira alguns dos benefícios que a motivação pode trazer para o ambiente profissional:

  • Funcionários mais criativos, com liberdade para propor inovações;
  • Ambiente propenso à colaboração e compartilhamento de dicas;
  • Senso de responsabilidade e comprometimento da equipe para além do cumprimento de horários;
  • Iniciativa dos funcionários ao perceber uma situação de risco para a empresa ou oportunidade a ser aproveitada; e
  • Melhoria da quantidade e da qualidade na entrega do trabalho.

Tendo em vista todos os benefícios trazidos por se ter uma equipe totalmente alinhada com as pretensões da empresa, é essencial tomar medidas para que os colaboradores se mantenham estimulados a darem o seu melhor.

Para isso, é necessário conhecer quais são as reais necessidades das pessoas. Uma ótima forma de buscar esse entendimento é através da Hierarquia das necessidades de Maslow. Através dessa teoria, Abraham Maslow categoriza as necessidades humanas através de uma pirâmide, em que na base encontram-se as mais primordiais e, no topo, as mais complexas.

Sugiro que você acesse nosso artigo que trata justamente disso, ele irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a tão famosa Pirâmide de Maslow.

A seguir iremos te mostrar 5 dicas práticas para motivar a sua equipe. Papel e caneta na mão!

1. Criar metas

É muito importante a criação de metas para que o trabalho tenha um propósito. Esse propósito deve ser muito bem esclarecido para todos os integrantes do time, pois isso irá nortear todos os processos.

Estabeleça uma meta realista e defina claramente o prazo de entrega do trabalho proposto. Este estabelecimento de metas e prazos faz com que as pessoas se sintam parte importante do time.

2. Reconhecimento

Dentro do ambiente de trabalho é muito importante reconhecer o esforço de toda a sua equipe. Muitas empresas pecam em não deixar claro a importância do trabalho de seus funcionários, e isso é um dos maiores motivos de insatisfação.

Medidas simples, como um simples elogio e feedbacks produtivos tem um enorme efeito na motivação e produtividade da sua equipe. Um líder deve inspirar e o reconhecimento é uma ótima forma disso.

3. Praticar a escuta ativa

Faz parte de um bom gerenciamento de pessoas a escuta ativa. Sempre que um colaborador procurar por você, demonstre interesse em ouvir. Ao final da conversa, dê um feedback do que você entendeu.

Além disso, existem os chamados fluxos comunicacionais que auxiliam no fortalecimento da cultura organizacional e na comunicação assertiva dentro da empresa.

4. Promover um ambiente de trabalho adequado

Manter o clima organizacional adequado é parte importante para a manutenção da motivação. O ambiente de trabalho deve ser organizado e funcional, onde as pessoas saibam onde estão as ferramentas e documentos que precisam trabalhar.

5. Usar um espaço para descanso

É muito importante manter o equilíbrio entre o trabalho e os momentos de lazer, pois, quando sobrecarregadas, as pessoas não conseguem efetuar um trabalho tão bom.

Por isso, para manter uma equipe motivada, é necessário promover curtos intervalos de descanso, lógico, em ambiente reservado da empresa, propício para isso.

E aí, motivado para aprender ainda mais?

Agora que você já sabe como tornar uma equipe mais motivada, chegou a hora de conferir o que trouxemos para você.

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

Clique agora no botão abaixo e faça o download!


planilha pesquisa de clima organizacional

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.