O que é a residência médica?
Quais as vantagens de fazer residência médica?
5 Dicas para se preparar para residência médica!
Invista em resultados para sua carreira!

Residência Médica: confira as vantagens e dicas para seguir esse caminho na medicina!

A residência médica é uma das oportunidades profissionais dentro da medicina. Quer saber mais sobre ela? Invista na leitura desse artigo!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Residência Médica: confira as vantagens e dicas para seguir esse caminho na medicina!

Para os médicos e acadêmicos da faculdade de medicina de plantão, pensar na carreira médica e planejá-la é um passo muito importante para o seu desenvolvimento profissional.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para você e vamos falar de uma das opções da medicina: a Residência Médica.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesse programa em algum momento, mas, você realmente sabe o que é? Como funciona? Quais as vantagens de fazer uma residência médica?

Caso ainda não saiba responder essas perguntas, pode ficar tranquilo, pois essas e muitas outras serão respondidas no decorrer do nosso artigo! Acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é a residência médica?
  • Quais as vantagens de fazer residência médica? 
  • 5 Dicas para se preparar para residência médica! 
  • Invista em resultados para sua carreira! 

Vamos lá! 

O que é a residência médica? 

Após os 6 anos de graduação em medicina, existem diversas opções de atuação, tais como: residência médica, titularidade, atuar como médico generalista nos plantões, mestrado, entre outros.

A residência médica é um programa criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) que permite ao médico obter uma especialização em determinada área médica, tais como: clínica, pediatria, cirurgia, dermatologia, entre outros.

Nesse programa, os residentes têm acesso à prática médica mediada por um profissional que irá supervisionar o aprendizado. Assim, ele tem acesso a um especialista da área em que pretende se especializar!

Além disso, a carga horária de uma residência médica corresponde a 60 horas semanais, com duração média de dois anos, o que varia de acordo com a especialização pretendida.

Para um médico ser residente é necessário fazer as tão temidas e aguardadas provas de residência médica sobre a área desejada, tais, tem acesso direto após a conclusão da graduação.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você deve estar se perguntando: quais são as vantagens de se fazer uma residência médica? Esse é o assunto do nosso próximo tópico, confira!

Quais as vantagens de fazer residência médica? 

Para que você possa entender melhor quais são as principais vantagens de fazer uma residência médica, listamos quais são as principais a seguir, não deixe de conferir:

Adquirir experiência

Na residência médica você tem a oportunidade de acompanhar de perto o dia a dia de médicos da área em que você deseja seguir, assim, você vai poder aprender na prática

Dessa forma, você adquire muito mais experiência, o que é muito importante para o seu desenvolvimento profissional e qualificação na área, te preparando melhor para você desempenhar sua especialidade no futuro.

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Remuneração

O programa de residência conta com uma remuneração mensal de R$3.330,40 pelas 60 horas semanais, que é o valor determinado pelo MEC para o mesmo.

Assim, além de aprender enquanto se especializa na sua área de interesse, você já será remunerado por isso!

Ampliar Network 

Como já dito anteriormente, na residência você tem orientação de médicos especialistas que contribuirão para a sua formação na área. Isso, por sua vez, é muito positivo para ampliar sua rede de contatos.

Assim, esse acesso a especialistas é muito positivo para ampliar o seu network, que é uma poderosa ferramenta para o seu futuro na profissão.

Desenvolver habilidades e competências

Hoje, muito se fala de soft skills e hard skills, assim como a importância das mesmas para ser um profissional de futuro, e na medicina isso não poderia ser diferente!

Na residência são diversas as situações que te colocam na oportunidade de desenvolver essas habilidades e competências tão importantes para a formação de um excelente médico.

Título de especialista 

Um dos maiores propósitos da residência médica é a obtenção de um título de especialista em determinada área médica.

Dessa forma, para os médicos que desejam se especializar e atuar nessa área com credibilidade e reconhecimento, a residência médica é uma ótima oportunidade!

Ficou até mais motivado para fazer esse programa, não é mesmo? Mas, você sabe como você pode se preparar para a mesma?

Não se preocupe, esse é justamente o assunto que iremos abordar no próximo tópico, não deixe de conferir! 

5 Dicas para se preparar para residência médica! 

O ingresso na residência médica é muito concorrido, afinal, fazer residência oferece diversas vantagens, por isso é uma oportunidade almejada por muitos profissionais recém-formados na medicina. Mas, não se engane, não é fácil! 

Diante disso, listamos algumas dicas de ouro para que você possa se preparar para a provae alcance a tão sonhada vaga em residência médica em sua especialidade dos sonhos.

1.Estude os editais 

Os editais são como mapas que direcionam quais caminhos devemos seguir para alcançar nossos objetivos naquele processo seletivo. Por isso, fique atento ao editalpara fazer um bom plano de estudo e estabelecer sua rotina de estudos.

Além disso, é possível prestar mais de uma prova de residência em instituições diferentes, logo, vale a pena entender quais são as especificações de cada prova para estar preparado para elas.

2.Liste as prioridades 

Saber priorizar é a chave para o sucesso! Dentro da preparação para a residência, não seria diferente.

Busque sempre priorizar superar suas principais dificuldades nos assuntos mais recorrentes e que serão mais relevantes para sua aprovação.

Dessa forma, planejar suas prioridades vai aumentar a eficiência dos seus estudos para a prova e fazer com que seus resultados sejam melhores!

3.Organize as datas 

Como já alinhado anteriormente, é possível prestar mais de uma prova para a residência! E isso é um ponto muito positivo, pois amplia as oportunidades e opções. Entretanto, pode ser negativo se não houver organização

Por isso, entenda como o seu calendário vai funcionar para conciliar todas as provas que pretende prestar e ainda, como os conteúdos podem ser estudados da melhor forma possível, visando contemplar todas suas opções.

4.Use a tecnologia a seu favor 

Para ter uma boa preparação é necessário ter bons recursos que proporcionam isso, e vivendo nesta era digital, a tecnologia pode te ajudar muito nessa missão.

Assim, existem diversas opções de cursinhos de preparação para a residência, redes sociais de pessoas que compartilham dicas sobre esse processo e vídeos sobre o assunto. Por isso, aproveite!

Estude sobre os métodos de estudos, assista vídeo aulas, entenda quais são as melhores formas de se chegar nas respostas corretas através de simulados! Tudo isso pode te ajudar e muito na sua preparação.

5.Tenha disciplina

A disciplina é desafiadora, mas, com certeza traz sempre bons frutos e excelentes resultados. Por isso, muito além de contar com a motivação, invista na disciplina!

Assim, não espere que você vá estar motivado e estimulado a estudar todos os dias, mas desenvolva o hábito de ter disciplina para conseguir fazer o que precisa ser feito até nos dias desestimuladores.

Diante disso, você não vê a hora de começar a estudar para a residência, certo? Bons estudos e esperamos que essas dicas tenham te ajudado.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das principais informações e dos conhecimentos mais agregantes!

Invista em resultados para sua carreira! 

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.