É chegado o fim de um ciclo e junto a ele, a coleta de todas as experiências e aprendizados do ano de 2018. Durante este ano, a Voitto se expandiu, alcançou metas e objetivos ousados e se orgulha de dividir com vocês nossa missão de se tornar a maior escola de gestão do país.

Nessa retrospectiva 2018, é com grande honra que agradecemos a você leitor por compartilhar suas histórias e experiências que dão credibilidade, confiança e motivos de sobra para continuarmos sempre em busca de melhorar e gerar ainda mais valor.

Então, nesse post, estão os 15 artigos mais acessados por vocês durante esse ano de 2018. Vai ser muito interessante descobrir alguns artigos que você viu e alguns que, provavelmente, ainda não leu, vamos lá!

 

 

15. Kanban: o que é e como funciona?

 

Para começar nossa lista, temos essa poderosa ferramenta de gestão que é o Kanban. O método Kanban é extremamente útil tanto em processos industriais, como para tornar a gestão de uma empresa mais visual e simples de entender. Se ficou interessado, clica no título e acessa lá.

 

14. Payback: o que é e como calcular

 

Payback é um termo utilizado dentro da gestão financeira para indicar o tempo decorrido do momento de um investimento inicial até o momento no qual o lucro líquido se iguala ao valor investido.

O cálculo do Payback de um investimento é bastante simples e dá ao gestor uma visão rápida sobre o projeto, permitindo uma tomada de decisão sobre seguir em frente ou não, baseando-se no risco verificado.

Dica: No final desse artigo temos uma surpresa para você, leitor. Clica lá e confira!

 

13. Brainstorming: o que é e como fazer uma tempestade de ideias?

 

Sabe quando você tem uma ideia muito boa ou então precisa de uma? Pois é, o brainstorming pode te ajudar a organizar e transmitir para todos os envolvidos.

A técnica de Brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante.

Esse artigo, além de ser muito bom, tem um planilha pronta para download que vai te auxiliar durante o processo. Acesse!

 

12. Quanto cobrar por uma consultoria empresarial?

 

Pessoalmente, esse é um dos artigos que mais gosto, pois além de elucidar o leitor sobre diversos conceitos, oferece o passo a passo para você estruturar seu negócio e saber quanto cobrar por uma consultoria.

Muito útil, principalmente, para quem quer começar a oferecer serviços de consultorias ou ainda não sabe precificar corretamente. Uma ótima recomendação de leitura, aproveite!

 

11. Método DMAIC: o que é e como funciona?

 

É muito interessante notar como nosso público tem aplicado os conhecimentos da metodologia Seis Sigma não só nos âmbitos comercial e industrial, mas também como modo de resolver problemas na vida pessoal e no ambiente familiar.

Se você ainda não conhece o DMAIC, saiba que ele é uma das principais ferramentas da metodologia Seis Sigma para resolução de problemas.

Dica: no artigo temos um kit especial com ferramentas para cada fase do método, acesse e descubra tudo sobre o DMAIC.


 

10. Balanço Patrimonial: o que é e como analisar?

 

Entrando nos 10 mais bem ranqueados, temos um artigo sobre finanças. Em nosso blog, temos a seção de “Gestão & Consultoria” que oferece diversos conteúdos sobre como estruturar o setor financeiro das empresas.

O artigo acima explica que o balanço patrimonial é a demonstração da vida financeira da empresa em um dado momento e também que é a resultante dos bens, direitos e obrigações de cada empreendimento.

Então, se quiser saber melhor o que são esses termos, como calcular e analisar o balanço patrimonial da sua empresa, leia o artigo porque ele não está no Top 10 à toa.

 

9. 10 áreas de atuação da Engenharia de Produção

 

Se você acompanha nosso blog, já sabe que postamos conteúdos novos diariamente e esse artigo tem uma importância muito grande em relação a orientação de carreira dos novos estudantes.

Um dos mais acessados deste ano, esse texto desperta a curiosidade e o interesse não só de engenheiros de produção mas de quem cursa qualquer engenharia.

Ele contém uma lista completa com explicação de cada área. Leia o artigo e escolha a área que mais se encaixa com você!
 

8. O que é cronograma? Aprenda agora como organizar suas tarefas!

 

Identificar e organizar uma sequência cronológica de atividades a ser executada para conclusão de um projeto, manter claro os prazos para entrega de cada tarefa e auxiliar no controle com intuito de seguir o planejamento, essas são algumas das aplicações do cronograma.

Esse artigo é completo e vai fornecer todas as informações que você precisa para montar seus cronogramas de qualquer atividade ou projeto, ficou curioso? Só clicar.

 

7. Programa 5S: o que é e como implantar em sua empresa?

 

Na sétima qualificação, entramos na vasta gama de conhecimentos da gestão da qualidade. O programa 5S nasce como forma de expansão da cultura japonesa de organização e autodisciplina.

Nesse artigo, você encontra o significado dos 5S e ainda o passo a passo em 4 etapas para a sua implementação. Garanto que após a leitura você já será capaz de aplicar os conceitos desse programa no seu trabalho e na sua vida.

 

6. Melhoria contínua: o que é e como fazer?

 

Aqui na Voitto estamos sempre em busca de melhorar continuamente, essa é a filosofia por trás do Lean Manufacturing, que podemos aplicar nos negócios e na vida, pois quando se sobe um degrau, existe um outro a ser alcançado.

A empresas que seguem essa filosofia buscam por profissionais que sejam capazes de identificar problemas, propor soluções e executar os planos de ação, tudo isso em um fluxo contínuo de melhoria.

Então não perca tempo, vá no artigo e descubra como aplicar os processos de melhoria contínua na sua empresa.

 

 

5. O que é MS Project e para que serve?

 

Uma das ferramentas mais poderosas para gerenciamento de projetos, o MS Project é um software que atua em diferentes etapas da gestão, principalmente nas fases de planejamento e controle.

Todo engenheiro ou gestor que precisa atuar em cargos de liderança no gerenciamento de projetos precisa conhecer essa ferramenta, pois através de sua aplicação é possível gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos.

Dica: Se você ainda quiser aprender mais, no final desse artigo aí, oferecemos gratuitamente o curso de Introdução ao MS Project, então sem desculpas para não se capacitar.

 

4. O que significa POP: Procedimento Operacional Padrão?

 

Em quarto lugar, nosso artigo revelação pela velocidade com que gerou muitos acessos ao nosso blog. Isso mostra a qualidade com que foi feito, sendo um conteúdo completo que vai te explicar tudo sobre o POP.

O Procedimento Operacional Padrão é um conjunto de instruções, detalhadamente escritas para documentar uma atividade rotineira e repetitiva dentro da empresa.

Nesse artigo, você vai encontrar a explicação completa do que é o POP, os tipos, seus benefícios e também o passo a passo de como fazer o seu. Ficou interessado? Acesse o artigo e aprenda agora mesmo.

 

3. Kaizen: o que é e como aplicar?

 

Em japonês, Kaizen significa “melhoria contínua”, sendo que como filosofia, ela sugere que a nossa maneira de viver, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, deve estar focada em um esforço constante de melhorias.

O método Kaizen está se tornando cada vez mais popular, pois quanto mais o mercado fica competitivo, mais as empresas buscam soluções, como a metodologia Seis Sigma e o Lean Manufacturing para se destacarem.

Se esse artigo está no pódio com medalha de bronze, com certeza merece a atenção do leitor que procura sempre estar bem informado.

 

2. Fluxograma: o que é e como fazer

 

Nosso vice-campeão de acessos se manteve no trono por muito tempo pela praticidade e o modo como ensina em detalhes como utilizar, entender os símbolos e fazer passo a passo com explicações simples e claras.

Com diversas aplicações, desde mapas mentais até mapeamento de processos, os fluxogramas são uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, muito pela sua facilidade de visualização.

Esse artigo é muito bom e se você ainda não leu, leia. Altamente recomendado pela riqueza do conteúdo que, com certeza, tem muito a agregar para você, leitor.

 

1. Lean Manufacturing: o que é e como funciona?

 

Nosso campeão de acessos neste ano, que merece os aplausos e uma atenção especial dos leitores. Se tem algo de que nos orgulhamos é de ter nos tornado referência na expansão do conhecimento da metodologia de melhoria contínua e tudo isso graças a vocês.

Para quem não sabe, o Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta é a consagrada metodologia de melhoria contínua e excelência operacional. Seu objetivo é utilizar o mínimo de recursos, eliminando ou reduzindo as atividades que não agregam valor, através da identificação dos 8 desperdícios.

Esse é um artigo-chave, que virou referência quando se trata de Lean Manufacturing, portanto clique e tenha uma boa leitura.

 

 

Bônus: Voitto Premium: chegou o modelo de assinatura VIP da Voitto!

 

A Voitto Premium pode ser aquela chance que você precisava para alavancar a sua carreira e realizar a promessa de sair da zona de conforto.

Então, vamos lá! Acesse a página da Voitto Premium e saiba como ter acesso ilimitado aos conteúdos da Voitto. Eu te garanto que você não vai se arrepender e ainda começará 2019 com força total para fazer a sua carreira decolar.