Principais características do RH estratégico
Os maiores benefícios de ter um RH estratégico
Como implantar o RH estratégico na minha empresa?
Super Bônus

Descubra quais as funções de um RH estratégico e como adquirir um

Conheça o RH estratégico, como ele funciona e qual o seu papel no impulsionamento da gestão empresarial das corporações.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Descubra quais as funções de um RH estratégico e como adquirir um

Conhecemos como RH a parte da empresa que lida com a gestão de pessoas e também o recrutamento e seleção de novos talentos. Visto isso, com o passar dos tempos houve uma grande necessidade de aprimorar os processos empresariais e dar uma nova cara a esse setor. Foi aí que o RH estratégico surgiu.

O RH estratégico é uma evolução do RH tradicional, que por sua vez, era consistido em processos manuais e burocráticos que acabavam afetando a produtividade dos envolvidos nas atividades.

A criação do RH estratégico se deu com a necessidade de agilizar os métodos e também aproveitar o avanço da tecnologiapara otimizar não só o tempo das atividades a serem exercidas como também os processos a serem realizados pelo setor.

Neste artigo, vamos falar um pouquinho mais sobre o assunto! Fique conosco e aprenda mais nos seguintes tópicos:

  • Principais características do RH estratégico
  • Os maiores benefícios de ter um RH estratégico
  • Como implantar o RH estratégico na minha empresa?
  • Super bônus

Vamos lá?

Principais características do RH estratégico

O RH estratégico tem como princípio melhorar a gestão da empresa utilizando meios aprimorados que otimizem cada vez mais o tempo dos colaboradores. Visto isso, são utilizados softwares para automatizar uma série de processos que antes demoravam mais que o esperado.

As principais características do RH estratégico por sua vez são:

A implementação da transformação digital nas empresas

Como visto, a utilização da tecnologia é um elemento fundamental para possuir um RH estratégico. Visto isso, a transformação digital foi o processo pioneiro para a efetivação dessa vertente.

Com a transformação digital nas empresas, o setor de RH começou a transformar os processos manuais em digitalizados. Essa atividade, então, priorizou o tempo dos recrutadores, que assim poderiam se voltar para outras lacunas e focar mais no planejamento estratégico da empresa.

Digitalizando os dados dos candidatos foi possível tornar o RH uma área mais ampla e focada nas táticas empresariais para que os colaboradores tivessem um melhor proveito da corporação.

Utilização de plataformas e softwares que ajudem na gestão de pessoas

Como a transformação digital foi a pioneira do RH estratégico, podemos dizer que a utilização de plataformas e softwares especializados foram as consequências diretas dessa implementação.

Hoje, principalmente nos processos de triagem, são usados softwares que podem escanear as palavras-chaves desejadas em um currículo e o recrutador apenas recebe aqueles que já estão de acordo com o que é requisitado.

Além disso, os softwares e as plataformas de gestãoajudam também no departamento pessoal da empresa, na gestão dos benefícios e também na análise de dados!

Produção de ideias inovadoras que compactuam com a cultura organizacional

Com a otimização da gestão do tempo e a produtividade, os colaboradores pertencentes ao RH conseguem se manejar para definir pensamentos estratégicos com mais facilidade.

Dessa forma, a comunicação interna se torna mais efetiva e o clima organizacional é prezado dentro das equipes, promovendo um ambiente que incita a criatividade e o bem-estar dos funcionários.

Os maiores benefícios de ter um RH estratégico

O RH estratégico é fundamental para a gestão ampla de uma empresa, focada não só no recrutamento mas também no capital humano e na gestão de pessoas.

Visto isso, os maiores benefícios dessa implementação são focados na possibilidade de manejo dos processos visando sempre como o colaborador receberá as mudanças.

Um RH estratégico se preocupa com o fit culturale cria estratégias sucintas para que todos os funcionários possam crescer e encontrar o seu próprio espaço dentro da corporação.

Seja aumentando os benefícios, realizando com mais recorrência as práticas de feedback ou detalhando um plano de carreira que seja acessível para todos, o RH estratégico sempre se coloca à frente para transformar o trabalho dos funcionários leve e satisfatório.

Quando falamos de estratégia, falamos de pessoas, falamos de dados financeiros e também falamos de inteligência emocional. O conjunto desses fatores implementa as ações que tornam benéficas a gestão empresarial.

Amplie o seu conhecimento!

Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

Como implantar o RH estratégico na minha empresa?

Para aderir ao RH estratégico dentro da sua empresa é necessário estar apto às mudanças! Por isso, separamos 3 dicas para você começar esse processo com o pé direito!

Veja só!

DICA 1: Implante a transformação digital nas empresas

Com a transformação digital você dará um fim nos processos manuais e otimizará o tempo dos seus colaboradores. Esse é o primeiro passo e a principal dica se você deseja possuir um RH estratégico!

DICA 2: Monte um time de sucesso

Quando falamos em RH estratégico, falamos na otimização e evolução do setor para uma melhoria interna dentro da empresa. Para isso, você precisa montar um time capacitado para atuar estrategicamente!

Capacite seus colaboradores e escolha a dedo quem você quer que lidere esse time e forme sua equipe de RH de sucesso!

DICA 3: Faça um brainstorming para novos projetos 

Depois de criar seu time de sucesso, faça um brainstorming com possíveis melhorias para a gestão da sua empresa e anote tudinho! Antes de tomar qualquer decisão, analise as rotas! Comece a partir daí o seu super time de RH estratégico.

Super Bônus

Para te ajudar ainda mais nessa jornada, separamos um curso especialmente para você!

Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?

Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Um Sistema De Gestão Para Resultados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.