Chips de 3 nanômetros já são uma realidade. Entenda!

A produção dos chips com tecnologia de 3 nanômetros já é uma realidade e foi divulgada na quinta-feira (30), pela Samsung Electronics.

Marcela Gomes
Por: Marcela Gomes
Chips de 3 nanômetros já são uma realidade. Entenda!

Fonte: Kim Hong-Ji - 23.mar.2018/Reuters


Na quinta-feira, dia 30, foi divulgado pela Samsung Electronics o início da fabricação de chips que contam com a tecnologia de 3 nanômetros, tornando- se a pioneira no mercado a realizar tal feito. Buscando alcançar sua maior rival na área, a TSMC em produção terceirizada.

Caso seja comparada com o método já em uso, de cinco nanômetros, essa recente descoberta tem potencial de reduzir o consumo de energia do microprocessor em aproximadamente 45%, além de ocorrer uma melhora em seu desempenho de 23% e uma redução no tamanho do chip em 16%.

Segundo analistas, dentre os principais possíveis clientes para a nova tecnologia, estão a própria Samsung e empresas chinesas.

Atualmente, a TSMC lidera 54% do mercado mundial na área de produção por contrato de chips. Estes são usados por grandes organizações, como Apple e Qualcomm, já que as mesmas não possuem produção própria de semicondutores. Na segunda posição, temos a Samsung, que possui cerca de 16,3%.

A TrendForce, anunciou um investimento de cerca de 171 trilhões de wons ano passado, o que equivale a cerca de R$ 691,3 bilhões. Tudo isso para tentar ultrapassar a TSMC e conseguir o posto de maior fabricante de chips lógicos do mundo até o ano de 2030.

Mas essa busca por ser a melhor e exclusiva no mercado não para por aí, enquanto a Samsung busca o posto de pioneira no ramo de chips de  3 nanômetros,  a TSMC planeja a produção de chips com 2 nanômetros no ano de 2025.

De acordo com a Mirae Asset Securities, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) das empresas segue com uma grande discrepância. Visto que, a Samsung possui de 2017 a 2023 uma taxa de 7.9% e a número 1 do mercado TSMC, segue com 30,4%.

Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos capazes de te ajudar a crescer profissionalmente. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Marcela Gomes

Marcela Gomes

Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.