Você teve a ideia. Você montou seu plano de negócios. Você lançou seu novo empreendimento e conseguiu relativo sucesso. Agora, está na hora de dar o próximo passo: escalar sua empresa!

O autor explica que o ciclo de vida é dividido em três fases: o início, quando as empresas são como pequenos ratinhos (fase na qual 96% dos empreendimentos ficam estagnados), a escalada, que o autor compara com gazelas, que é quando a empresa cresce em mais de 10x seu lucro, e a fase de elefante, quando já estão gigantes e diminuem seu ritmo de crescimento.

E aí, quer saber como fazer sua empresa deixar de ser um ratinho para escalar como uma gazela? Continue comigo!

 

Sobre a obra

 

Mais de uma década depois da publicação de “Mastering the Rockefeller Habits”, o autor Verne Harnish trouxe em 2014 uma grande revisão dessa obra, otimizando e apresentando novas ferramentas para fazer sua empresa crescer e escalar cada vez mais.

Scaling Up: Mastering the Rockefeller Habits 2.0 (título original em inglês) foi desenvolvido alinhado ao redor dos quatro aspectos principais para a escalada de uma empresa: pessoas, estratégia, execução e dinheiro.

De maneira muito didática e com muitos exemplos de ferramentas como gráficos e tabelas, o autor apresenta os principais conceitos e as medidas a serem tomadas sobre cada um desses aspectos ao longo do livro.

A publicação foi vencedora de sete prêmios internacionais. No Brasil, o livro foi lançado em dezembro de 2015.

Para conhecer mais sobre as ideias do autor, você pode adquirir o livro completo abaixo:

 

Sobre o autor

 

Verne Harnish investe em diversos novos empreendimentos e startups. Ele é fundador da Gazelles, uma instituição global de educação executiva, coaching e tecnologia. Além disso, ele é fundador de um programa de treinamento corporativo situado no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O autor também escreveu Mastering the Rockefeller Methods e The Greatest Business Decisions of All Times.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O livro traz grande volume de conteúdo em suas páginas, por isso é preciso ter concentração e perseverança durante sua leitura.

Pelo mesmo motivo, é um material extremamente valioso para CEOs e suas equipes executivas que buscam entender e superar os obstáculos na jornada para o sucesso duradouro de seus negócios.

Além disso, as ferramentas apresentadas pelo autor são úteis para novos empreendedores, que desejam entender o que fazer para iniciar sua escalada.

 

Ideias principais do livro

 

De acordo com o autor, uma empresa deve seguir alguns princípios para conseguir entrar em uma curva de crescimento exponencial. São eles:

 

  • Atrair e manter as pessoas certas nos lugares certos;
  • Desenvolver uma estratégia realmente diferenciada;
  • Conduzir a execução dos seus processos e projetos sem falhas;
  • Manter bastante dinheiro para resistir às tempestades que podem surgir.

 

Overview - Aspecto 1: pessoas

 

O primeiro ponto da jornada para o crescimento se trata das pessoas. Isso inclui todos os colaboradores envolvidos na sua equipe: desde líderes, gerentes até os responsáveis pelas tarefas operacionais.

O autor explica que as pessoas se juntam a empresas, mas se demitem por causa de gerentes ruins. Por isso, para manter sua equipe feliz e engajada, você não precisa oferecer almoço grátis ou aulas de yoga, mas sim escalar ótimos líderes.

Coloque as pessoas nos lugares certos, especialmente em posições de liderança. Esses líderes têm o trabalho de garantir que as pessoas certas façam as coisas certas. Uma vez que você tenha as pessoas certas, invista em seu desenvolvimento e treinamento.

Seus gerentes devem ser escolhidos por sua capacidade de treinar, não apenas por suas habilidades técnicas. Enquanto treinam, devem ser capazes de inspirar as pessoas, lembrando-as do propósito maior de seu trabalho. Certifique-se de que eles reconheçam o bom trabalho de sua equipe como as pessoas se destacam quando se sentem valorizadas.

Ao mesmo tempo, os gerentes devem delegar para que eles se concentrem no coaching, eliminem os obstáculos dos funcionários e pensem no futuro.

Pensando nisso, a Voitto oferece o curso de Formação de Líder Coach, que te prepara para ser um líder completo, preocupado com o desenvolvimento de seus colaboradores. Inscreva-se:

 


 

Verne Harnish também cita a importância de remunerar bem seus funcionários, mesmo que isso signifique contratar menos pessoas.

Além de ajudar na motivação, engajamento e retenção dos seus maiores talentos, isso também diminui os gastos com processos seletivos e treinamento de novos colaboradores.

 

Overview - Aspecto 2: estratégia

 

Inicialmente, Harnish destaca a importância de ter valores bem estabelecidos por todos os níveis da empresa.

Os valores essenciais são as regras e os limites que definem a cultura e a personalidade da empresa e fornecem um teste "deve / não deve" para os comportamentos e decisões de todos na empresa.

Sua cultura e seus valores devem agir como um sistema imunológico que expulsa as pessoas que não se alinham.

Os valores fundamentais, além disso, são o ponto de partida da sua estratégia. Identificam o objetivo principal de sua organização, por que ela existe e condensa as respostas a essas perguntas em uma declaração concisa.

A partir daí, todas as atividades da empresa estarão alinhadas, especialmente o recrutamento, contratação e recompensa de funcionários.

 

Os sete estratos da estratégia

 

Para ajudar na concepção da estratégia mais acertada, o autor sugere uma abordagem fundamentada nos seguintes princípios:

 

  • Palavras que você possui: É importante posicionar sua empresa com palavras e frases que a definirão no mercado. Um exemplo seria a "segurança" para a Volvo. Encontre estas palavras que você vai possuir e usar, especialmente na criação de conteúdo, utilizando o Google Adwords e  buscando palavras-chave.
  • Promessas de marca: Conheça seus clientes mais valiosos, o grupo que contribui para a maior porcentagem de seus lucros. Apele para seus desejos emocionais, tanto quanto suas necessidades. Além disso, promova suas promessas de marca que garantam a retenção de seus clientes e os fazem querer fazer mais negócios com você.
  • Garantia de promessa de marca: Declare que a coisa mais importante é que você entregará, não importa o que aconteça. Pode ser um reembolso total ou uma substituição gratuita garantida.
  • Estratégia de uma frase: Concentre-se em um benefício principal para o usuário. De todas as coisas que seus clientes querem que você faça, pode ser o melhor preço, a melhor qualidade, etc. você deve se concentrar em um benefício principal.
  • Diferenciando atividades: Sua estratégia na prestação de serviços e como ela difere de seus concorrentes pode fazer com que sua empresa prospere ou a mate. Certifique-se de que os seus diferenciais não podem ser feitos de forma barata ou rápida, ou então seriam fáceis de copiar.
  • Fator X: Encontre seu fator X ou aquele que faz com que você supere seus concorrentes em pelo menos 10 vezes.
  • Objetivo futuro: Escolha um “grande e audacioso objetivo” que conecte seu propósito e estratégia. Com base nisso, crie uma métrica de lucro crítica.

 

Overview - Aspecto 3: execução

 

Com as pessoas certas e a estratégia bem definida, o próximo passo na escalada para o sucesso depende da execução com qualidade das tarefas.

Para isso acontecer, o autor sugere os seguintes hábitos:

  • A equipe executiva está saudável e alinhada;
  • Todos estão cientes do seu objetivo principal neste trimestre para fazer com que a empresa cresça;
  • O ritmo de comunicação é bem estabelecido, fazendo com o que o fluxo de informação dentro da organização seja rápido e preciso;
  • Cada faceta da organização tem uma pessoa encarregada de garantir que as metas serão alcançadas;
  • O feedback dos colaboradores é constantemente recolhido, visando identificar obstáculos e oportunidades de melhoria;
  • A análise dos relatos dos clientes é realizada frequentemente e de maneira precisa;
  • Os valores essenciais e o propósito são vividos por todos dentro da empresa;
  • Todos os funcionários devem ser capazes de responder quantitativamente se tiveram um bom dia ou uma boa semana;
  • Os planos e o desempenho da empresa ficam visíveis para todos os colaboradores.
     

Overview - Aspecto 4: dinheiro

 

Por fim, o autor fala sobre a gestão financeira. De acordo com o autor, as melhores empresas mantêm de 3 a 10 vezes mais reservas financeiras do que seus concorrentes.

Um grande exemplo foi observado com a atitude de Bill Gates nos primórdios da Microsoft: determinou que a empresa deveria sempre manter uma reserva financeira que cubra um ano dos seus custos operacionais.

Pare de dizer: "Bem, é assim que funciona no nosso setor". Certifique-se de ter reservas suficientes em dinheiro, pois por mais que você tenha excelentes líderes e equipes, ou uma estratégia brilhante, apenas isso não pode salvar uma empresa com problemas financeiros.

Além disso, as empresas precisam de dinheiro para crescer, mas nada diminui o dinheiro mais rápido do que o próprio crescimento. Com isso em mente, você precisa ter certeza de que seu fluxo de caixa seja o mais monitorado possível.

Acerte sua contabilidade, receba o dinheiro da forma mais rápida e precisa possível e envie contas sem erros aos clientes no tempo certo.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No best-seller Empresas Feitas para Vencer o renomado autor Jim Collins também trata da importância de colocar as pessoas certas nos lugares certos. Assim como Verne, ele acredita que primeiro é preciso reunir as pessoas capacitadas para só então formular a estratégia correta.

Os autores da obra Pipeline de Liderança citam a relevância de reunir líderes que são capazes de atuar como treinadores, os chamados “líderes coach”, que valorizam e desenvolvem as capacidades de seus comandados.

Eric Ries ressalta a ideia do “motor de crescimento”, que é o que impulsiona o crescimento viral de uma empresa. Esse princípio é explicado na sua obra A Startup Enxuta.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Como foi dito anteriormente, o conteúdo do livro é muito completo e, para ser aplicado de maneira concreta, é preciso muito estudo e perseverança por parte de todos os envolvidos.

Aqui vão mais algumas dicas fornecidas pelo autor para que as suas práticas funcionem no mundo real:

 

  • Dos quatro aspectos explicados no livro, aquele que mais coloca pressão e impacta na saúde da empresa é o dinheiro. Por isso, mantenha sempre suas contas sob controle e forneça a devida atenção a qualquer problema financeiro;
  • A responsabilidade é essencial para a escalada. Todas as metas devem estar ligadas a uma pessoa;
  • Como líder, reconheça o bom trabalho de sua equipe;
  • Faça uso de ferramentas de análise de dados para obter previsões mais precisas e ser capaz de tomar melhores decisões;
  • Foque em garantir que todos na empresa estão alinhados com os valores, propósito e seus objetivos principais.

 

Além dessas dicas, no site do livro estão disponíveis para download diversas ferramentas que podem te ajudar na sua jornada pelo sucesso.

 

E aí, o que achou?

 

Gostou do livro? Deixe seu feedback nos comentários para conhecermos sua opinião!

Para adquirir a obra completa, acesse o link abaixo:


            

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 


 

Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.