Você já parou para pensar onde podemos ver aplicações do Lean Seis Sigma ao nosso redor? Pois saiba que o Seis Sigma está em todo lugar!

Além dos projetos de melhoria de processos industriais, também podemos aplicar a metodologia Seis Sigma no contexto de outras organizações como hospitais, nos padrões de atendimento, nos esportes e até no ambiente familiar.

Para quem não sabe, o Lean Seis Sigma é uma metodologia que tem objetivo de melhorar o desempenho de uma organização em todos os níveis, utilizando-se da diminuição de custos, da redução de variabilidade de processos e da eliminação de desperdícios, tudo isso de forma contínua.

Para promover essas mudanças, essa metodologia utiliza diagnósticos analíticos, estatísticos, ferramentas da qualidade, entre outros. Todas utilizadas com total coerência, propósito e afinidade, é claro.

Com a aplicação de projetos de melhoria contínua, nota-se grandes benefícios como aumento significativo da qualidade, de produtividade, padronização de produtos e serviços, o que causa uma maior retenção de clientes e elimina atividades que não agregam valor.

Então, se você ler esse artigo até o final, vou te mostrar como podemos ver aplicações do Seis Sigma em todo lugar. Vamos lá?

 

1. Na área da Saúde

 

Muitos hospitais enfrentam dificuldades de marcação de consultas por parte de seus clientes, pois existe um alto número de desistências nas ligações, gerando insatisfação dos pacientes e perda de oportunidades.

Onde podemos aplicar o projeto Seis Sigma? Ele pode ser implementado para reduzir a variabilidade no atendimento e para identificar as principais causas da desistências.

Utilizando o método DMAIC, foi identificado que de todas as ligações, os principais motivos para as desistências eram o alto número de ligações ao mesmo tempo, o número inadequado de operadores disponíveis, e pacientes com pouco tempo disponível entre outras ocorrências.

Como lidar com isso? A partir da coleta dos dados foi constatado que dentre todos os problemas, o principal era o grande tempo gasto na linha telefônica com os clientes pela falta de padronização no atendimento.

Então, a partir do treinamento dos funcionários e da adoção de um processo de atendimento se obteve uma ótima melhora no tempo gasto, resultando uma grande redução no número de abandonos, aumento do número de atendimentos por hora e com isso ganho de capitais e satisfação dos clientes.

Se quiser os detalhes sobre esse Case, acesse esse artigo.

 

2. No ambiente familiar

 

É isso mesmo, podemos aplicar o Seis Sigma no ambiente familiar. Quer saber o porquê? Redução de custos! Muitas famílias têm dificuldades em administrar as finanças pessoais pois não organizam os ganhos e despesas e acabam se enrolando.

Como usar o Seis Sigma para otimizar a renda familiar? A primeira coisa a fazer é analisar  o contexto do problema envolvido para que se trace caminhos e metas para tomar decisões oportunas.

Para reduzir os custos familiares, é importante fazer um levantamento do padrão de consumo dos integrantes da família, separar as despesas programadas como as contas de água e luz, das não programadas como aquisição de bens de consumo e também das despesas emergenciais.

Depois, deve-se analisar quais são as principais fontes de gastos excluindo as despesas com saúde e educação e então definir um plano de ação com um prazo justo a ser executado. Essa conscientização vai tornar o consumo mais inteligente e ainda vai gerar economia.

Se quiser saber mais sobre como reduzir despesas com o Seis Sigma, acesse esse artigo.

 

3. Nos esportes

 

Sim, o Seis Sigma está em todo lugar, inclusive nos esportes. A metodologia auxilia esportistas e treinadores de alto nível a obter os melhores resultados no ganho de desempenho e na diminuição de variabilidade.

Nos esporte individuais como o golfe, por exemplo, podemos usar o Seis Sigma para analisar o desempenho em distâncias específicas e determinar as áreas de jogo que exigem mais prática.

Usando os dados quantificados em vários pontos do curso, o golfista pode identificar áreas problemáticas e, em seguida, gastar melhor seu tempo trabalhando especificamente nelas para melhorar o desempenho geral.

Temos outro grande exemplo de aplicação no Tênis comprovado pelo treinador Steven Falk que deu origem ao livro “Six Sigma Tennis”. Nele, o autor se utiliza do método DMAIC para analisar quais são os pontos fortes e os sujeitos a aprimoramento de cada jogador e assim cada vez mais trabalhar na melhoria contínua do atleta.

O uso do DMAIC nos esportes coletivos como o futebol apresenta um desafio diferente, pois fica mais difícil identificar áreas problemáticas ao trabalhar com uma gama mais ampla de variáveis devido à interação de vários atletas. Mas saiba que mesmo assim, é possível.

Usar o Seis Sigma nos esportes não significa necessariamente alcançar a “perfeição”, como é entendido no contexto dos negócios, onde a meta é uma variação absolutamente mínima no desempenho.

No entanto, trata-se de maximizar o desempenho individual de um atleta isolando, abordando e corrigindo as principais áreas a serem trabalhadas. Ao adotar essas etapas pequenas e focadas, os atletas podem reduzir seus erros e atingir seu maior potencial.

 

4. Setor de serviços

 

Aqui está uma gama de diversas aplicações do Seis Sigma com o exemplo da provedora mundial de streaming Netflix que começou a operar em 1997 como uma locadora online. Na época da criação do modelo de negócio, o foco da Netflix era fornecer aluguel de DVD pela internet.

Com o passar do tempo, isso mudou para vídeo sob demanda e streaming de mídia. Em pouco menos de 20 anos, a Netflix expandiu-se para mais de 190 países, oferecendo um serviço verdadeiramente único aos seus usuários.

Mas como uma empresa tão pequena ganhou uma fatia tão grande do mercado tão rápido? Ela ouviu a voz dos clientes e, se aproveitando do declínio no aluguel de DVDs no final dos anos 2000, a Netflix procurou mudar seu modelo de negócios.

Ao utilizar o método DMAIC, a empresa reconheceu que a mudança era necessária para crescer, e os concorrentes que não conseguiram se adaptar ao mercado afundaram. Então, em 2007, a empresa finalmente introduziu o streaming online para seus clientes.

 

5. Na indústria

 

Achou que eu não fosse citar as indústrias? Achou errado!

Todo mundo sabe que nas indústrias podemos ver as inúmeras aplicações do Seis Sigma, seja para reduzir os gastos com multa e juros, melhorar o número de entregas realizadas ou até diminuir o tempo de estoque. Já pensou em como seria a produção bélica se não houvesse um processo padronizado?

Além dela, siderurgia e metalurgia, componentes eletrônicos, mecânica, química, petroquímica, materiais de construção, plástico, borracha, farmacêutico, higiene, cosméticos, papel e celulose, telecomunicações, entre outros.

O Seis Sigma está em todos os lugares!

Podemos citar também o grande setor automobilístico, em que o Seis Sigma pode ser usado tanto na Fórmula 1, que necessita de grande precisão e baixa variabilidade para promover o maior desempenho possível nas fabricações de peças, quanto na fabricação de carros populares, evitando processos desnecessários e retrabalhos.

 

Como posso me qualificar em Lean Seis Sigma?

 

Depois de saber sobre essas diversas aplicações do Seis Sigma, você deve estar curioso para saber como começar a aprender. Aqui na Voitto, temos o treinamento completo de Black Belt em Lean Seis Sigma para quem quer se tornar um profissional de excelência.

Mas para começar a sua jornada, oferecemos GRATUITAMENTE o curso de White Belt em Lean Seis Sigma, assim você pode aprender sobre a metodologia e conhecer nossa plataforma. Sem desculpas agora, está esperando o que para se qualificar?