Já teve vontade de ser dono do seu próprio negócio? Provavelmente sim, não é mesmo? O mercado de consultoria é uma ótima escolha para quem busca trabalhar sem rotinas fixas e definindo seus próprios horários! Mas como vender serviços de consultoria empresarial, você sabe?

Como todo mercado, é necessário saber se posicionar, saber vender o seu peixe, como diz o ditado. Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a começar da maneira certa, afinal, o que começa bem, tende a terminar melhor ainda!

Portanto, continue lendo para ver quais dicas são essas e como usá-las para se destacar com os seus serviços de consultoria empresarial. 

Para te ajudar ainda mais, a Voitto disponibiliza o curso gratuito de Fundamentos Essenciais para Consultores, onde você pode aprender mais sobre o tema, obter um certificado incrível e conhecer como funciona nossa plataforma de ensino. Vamos lá?

 

 

1 – Defina sua área de atuação

 

Para vender seus serviços de consultoria empresarial, primeiro você precisa definir em qual área você irá atuar! Independente de ser apenas uma, ou mais de uma, é importante você ter isso definido, de forma a ficar claro para seus futuros clientes qual é seu segmento de atuação.

Como fazer isso? É bem simples! Existem 4 pontos cruciais a serem considerados na hora de definir as áreas dos serviços de consultoria empresarial, e são eles:

  • Conhecimento: conhecimento teórico e prático que se adquire pelo estudo, experiência e prática; é necessário saber fazer aquilo que se propõe.

  • Necessidade do mercado: todo serviço existe para atender às necessidades de determinado consumidor. É importante saber se terá público para o que você busca oferecer.

  • Concorrência: conhecer as empresas que estão no ramo de consultoria em gestão é importante para saber as lacunas que você poderá se diferenciar.

  • Preferência pessoal: buscar entender sua satisfação pessoal trabalhando na área à qual você pretende se dedicar. Gostando do que se faz, seu desempenho será maior.

 Se levar esses pontos em consideração na hora de determinar o foco de atuação dos seus serviços de consultoria empresarial, certamente fará uma boa escolha, pois irá conciliar conhecimento, necessidade, concorrência e muito importante, irá fazer algo que gosta!

Além do que, soluções generalistas são causas comuns de falhas em consultoria!

 

2 – Monte seu portfólio

 

Após definir a área de atuação dos seus serviços de consultoria empresarial, você precisa documentá-los. Para isso, você pode montar seu portfólio de serviços.

Esse portfólio pode ser separado por segmentos, como por exemplo: produtos, áreas, resultados e segmento de clientes. Vamos ver cada um deles?

 

Portfólio de produtos 

 

Consiste dos produtos que serão prestados por sua consultoria. Seu portfólio deve ser organizado de forma a facilitar o entendimento do cliente.

É importante ressaltar que em média 20% dos produtos correspondem a 80% das receitas em consultorias. Logo, é extremamente importante definir os principais grupos de produtos que serão ofertados de acordo com o seu foco de atuação.

 

Portfólio por áreas de atuação

 

 

Viu? O foco nesse ponto é segmentar as áreas na qual você prestará seus serviços de consultoria empresarial. Parece algo bem simples, mas muitos consultores falham nesse momento!

Como consequência, pegam projetos que fogem de suas áreas de atuação, não conseguindo bons resultados. Além disso, perdem um tempo que poderia ser investido em um bom projeto dentro do seu foco de atuação.

 

Portfólio por resultados

 

 

Seguindo a mesma ideia do portfólio por áreas, aqui você pode ver um exemplo de portfólio segmentado por resultados. Ao escolher essa opção, você irá passar para o seu cliente quais resultados ele pode esperar ao contratar seus serviços.

Lembre-se sempre de colocar resultados plausíveis, afinal, credibilidade é um ponto fundamental nos serviços de consultoria empresarial.  Então, nunca prometa resultados que não possam ser alcançados!

 

Portfólio por segmentos de clientes

 

 

Muitas empresas de consultoria optam por essa opção ao montar seu portfólio. Elas especificam quais nichos de clientes irão atender, e dentro desses nichos, quais serviços de consultoria elas irão prestar.

É uma ótima opção para atrair seu público com propostas concretas do que você irá fazer dentro do que seu cliente quer, tornando a proposta e projeto muito mais efetivos!

 

3 – Defina seu público-alvo

 

Público-alvo são os segmentos da sociedade pela qual você irá direcionar seus esforços para realizar os projetos de consultoria. É parecido com definir as áreas de atuação, porém, voltado para as pessoas em si!

 

E por que é tão importante definir o público-alvo dos serviços de consultoria?

 

Vou te responder essa pergunta com 3 tópicos:

  • Comunicação eficiente: conhecendo o perfil dos seus clientes você será capaz de saber as melhores formas de se comunicar com eles, definindo os melhores canais e estratégias de relacionamentos.

  • Produtos assertivos: a segmentação dos clientes permitir conhecer suas características e suas necessidades, dessa forma você consegue desenvolver os produtos que melhor atende às suas demandas.

  • Conversão em vendas: quando você une boas estratégias de marketing com produtos que atende as necessidades dos clientes, você aumenta o número de vendas e, consequentemente, sua receita.

 

Viu só? Definir o público-alvo é uma ótima estratégia para vender melhor seus serviços de consultoria empresarial, afinal, se você conhece seu público, você sabe como conquista-lo, não é mesmo?

Porém nesse momento surge outra dúvida:

 

Como definir meu público-alvo?

 

Para esclarecer essa dúvida comum entre consultores e profissionais que almejam entrar nesse ramo, vou te mostrar 5 passos que certamente te ajudarão! Vamos lá?

 

1 – Conheça o mercado

 

Busque informações! Conhecer o mercado onde você vai atuar ou onde atua é importantíssimo. 

Reúna o máximo de informações sobre a demografia. Mas foque naquilo que tem relação com a sua estratégia, produto ou serviço. Não perca tempo com informações de menor relevância;

 

2 – Segmente seu mercado

 

Procure criar subgrupos dentro de seu mercado que possam ter comportamentos de compra semelhantes e trabalhe de acordo com estes segmentos. Com foco e ofertas assertivas suas chances de sucesso aumentam;

 

3 – Crie ofertas assertivas

 

Monte suas ofertas para que atendam aos requerimentos dos segmentos que identificou. Você pode até pensar em algumas necessidades ainda não identificadas pelo seu público, mas cuidado, procure atendê-lo no que ele precisa antes de inovar na oferta.

 

4 – Cuidado com seu gosto pessoal

 

O que é bom para você não necessariamente é bom para o seu cliente. Não trabalhe suas ofertas baseado no que você acha, mas sim de acordo com o que você aprendeu dos segmentos e comportamentos de seus possíveis clientes, a menos é claro, que esteja trabalhando com segmentos cujos perfis sejam iguais ao seu.

 

5 – Defina uma estratégia de comunicação

 

Identifique os canais de comunicação mais adequados com os segmentos identificados e procure falar com eles utilizando a linguagem e a forma particular de cada um deles. 

O uso correto da abordagem e da linguagem vai tornar sua comunicação mais assertiva e despertar mais vontade do seu público de conhecê-lo melhor.

 

4 – Construa sua marca

 

Sua marca representa sua identidade, portanto deve traduzir a imagem que você passa para o mercado. Nos dias de hoje, mais do que nunca uma boa marca é fundamental para fazer boas vendas.

Basta observar grandes empresas como a Coca-Cola, a Google, o Facebook, dentre outras, as quais se tornaram tão grandes que aos nossos olhos parece impossível que alguém consiga superá-las! Mas então...

 

Como construir uma marca de sucesso para os meus serviços de consultoria?

 

A construção de uma marca requer bastante dedicação, e para te ajudar, separei algumas dicas que podem te auxiliar:

 

1 - Defina como você quer se posicionar no mercado. Quais são os diferenciais da sua consultoria em relação aos concorrentes?

2 - Realize uma pesquisa de mercado para entender o que é adotado em consultoria.

3 - Crie uma logomarca e um slogan que passa para o mercado o seu posicionamento. É interessante contratar um designer para isso.

4 - Faça uma pesquisa para saber se há alguma marca semelhante e, em seguida, registre-a no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

5 - Elabore um manual de uso da sua marca e zele por sua integridade e reputação.  Além disso, defina estratégias de marketing. Faça um lançamento marcante da marca!

 

Quer aprender mais?

 

Creio que a resposta é sim! Afinal, quanto mais conhecimento, maior as chances de alcançar o sucesso! Pensando no crescimento do mercado de consultoria, em te esclarecer mais ainda como vender serviços de consultoria empresarial e no fato de muitas pessoas almejarem ser consultores, porém não terem conhecimento suficiente, a Voitto criou um pacote completo de Formação de Consultores em Gestão!

Nele você vai aprender como se posicionar no mercado de consultoria, como estruturar um sistema de gestão para resultados, estratégias para aumento de receita e muito mais! Então está esperando o que?

 

 

E aí, curtiu nossas dicas sobre como vender serviços de consultoria empresarial? Conte para gente nos comentários! O seu feedback é importante para nós :)