Tipos de sistemas de avaliação
A importância dos sistemas de avaliação para as empresas
Como escolher o método de avaliação certo
Dica de Ouro!

Conheça os sistemas de avaliação e como eles funcionam dentro das empresas

Aprenda mais sobre os sistemas de avaliação e saiba como escolher o certo para alocação de novos membros dentro de sua equipe.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Conheça os sistemas de avaliação e como eles funcionam dentro das empresas

Conhecemos como sistemas de avaliação os métodos usados pela área de Recursos Humanos (RH) na hora de recrutar e selecionar novos membros para uma empresa.

Os sistemas de avaliação agem intrinsecamente para que o objetivo do seu negócio esteja alinhado diretamente com o tipo de perfil de seus novos membros.

Visto isso, existem alguns métodos que podem facilitar esse recrutamento e deixar a sua empresa com uma identidade única, selecionando a dedo seus novos colaboradores.

Para você mergulhar nessa informação com a gente, separamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Tipos de sistemas de avaliação
  • A importância dos sistemas de avaliação para as empresas
  • Como escolher o método de avaliação certo?

Fique com a gente e descubra muito mais sobre o assunto!


Vamos lá?

Tipos de sistemas de avaliação

Para selecionar novos membros para a sua equipe, é necessário uma sequência de sistemas avaliativos para que você consiga saber qual o perfil ideal para acrescentar na sua empresa.

Estes sistemas, por sua vez, podem ser divididos em:


Testes de seleção: Avaliação que busca identificar nos participantes características que se enquadram no que se espera para o cargo preterido. Esses testes medem objetivamente características da personalidade juntamente com o tipo de comportamento e geralmente seus resultados possuem um prazo de validade.


Testes de conhecimento: Visa medir o grau de habilidade e conhecimento do participante, geralmente são escritos, ou de forma oral e seus conteúdos podem ser sobre conhecimentos gerais ou conhecimentos específicos da área desejada.


Testes psicológicos: Servem para identificar padrões de comportamento do indivíduo e podem ser aplicados apenas por profissionais do ramo da psicologia. Os testes, por sua vez, precisam também ser regulamentados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).


Testes de personalidade: Tem como objetivo verificar o que o candidato é capaz de realizar. Esses testes pretendem identificar o padrão de comportamento do sujeito perante a algumas situações.


Testes projetivos: Consiste em analisar a percepção que o participante tem do outro em questão. Nele é mostrado figuras, borrões, fotos e dessa forma o candidato precisa dizer o que viu com base no que foi apresentado para ele.


Dinâmicas em grupo: Analisa e avalia o comportamento do indivíduo na vivência coletiva. Tem como fim ver como ele se comporta com os demais e mantém a sua relação com as pessoas.


Legal não é mesmo? Os sistemas de avaliação são muito importantes para a gestão de pessoas nos recursos humanos e no recrutamento e seleção.

Visto isso, vamos ver no próximo tópico a importância dos sistemas de avaliação para as empresas.


Está preparado? Fique com a gente e saiba mais.

A importância dos sistemas de avaliação para as empresas

Os sistemas de avaliação dentro das empresas são imprescindíveis para o recrutamento de novos talentos que se encaixam perfeitamente no perfil do seu negócio.

As estratégias de avaliação foram criadas justamente para isso. Trazer à sua empresa pessoas que possam agregar e dar identidade a sua equipe.

Alguns benefícios que podemos observar na aplicação dessas metodologias são:

  • A possibilidade de analisar as características pessoais do seu candidato;
  • Conseguir checar pontos negativos e positivos do participante;
  • Conhecer melhor o seu possível futuro membro de equipe;
  • Analisar competências individuais e coletivas;
  • Visionar potenciais inovadores.

Os sistemas de avaliação são importantes para a empresa pois são baseadas em uma gestão por competências. Essas, por sua vez, são caracterizadas por aumentar o desempenho geral da empresa por meio de seus colaboradores.

A gestão por competência visa conectar e acompanhar os membros de uma empresa em prol de conseguir um maior manejo e gerir com qualidade seus cooperadores internos.

Com um sistema de avaliação correto, você pode alcançar o grande sucesso para o seu negócio e ainda ter os melhores talentos do mercado de trabalho.

Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

Gostou? No seguinte tópico te mostraremos como você pode escolher o método certo de avaliação na hora de recrutar os seus participantes.


Veja só!

Como escolher o método de avaliação certo

A avaliação é o melhor método que você pode adquirir para analisar o processo de aprendizagem e competência dos seus candidatos à vaga.

Dessa forma, como mostrado anteriormente, existem vários testes para você conseguir avaliar o seu participante, e assim, vamos te ensinar a escolher o melhor deles de acordo com o que você deseja para sua equipe.

Primeiro passo: Defina seus objetivos

Para recrutar com uma alta performance saiba exatamente o que você procura em seu candidato. Com os seus objetivos definidos fica mais fácil identificar o teste correto para ser aplicado.

Segundo passo: Identifique o padrão de desempenho desejado

Uma vez definido os seus objetivos, identifique o que você espera do comportamento do seu participante. Se você deseja alguém mais proativo, mais retraído, e assim por diante.

Se você acha as características da personalidade do candidato importantes para a gestão da sua empresa, você pode escolher por exemplo, um teste mais voltado para isso.

Terceiro passo: Estude cada teste e escolha o melhor

De acordo com seus objetivos e padrão de desempenho desejados, você pode estudar os testes e ver qual se encaixa melhor para aplicar nos seus candidatos e assim, obter um melhor resultado de acordo com o que você quer.

Vale ressaltar também que, você pode aplicarmais de um teste na seleção de candidatos!

Analise e identifique de um a dois testes para você aplicar na hora de selecionar os novos membros da sua equipe e tenha o melhor resultado possível.


Gostou do conteúdo? Nós esperamos ter contribuído para o seu conhecimento!

Fique de olho no nosso Blog e fique por dentro de todos os artigos e notícias do mundo da educação.

Dica de Ouro!

Para formar a sua equipe com alta qualidade, voce precisa investir nos sistemas certos de avalição. A área de Recursos Humanas é a principal para o início da sua gestão.


Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.