Saiba o que são Smart Cities e quais são as principais cidades no Brasil e no mundo!

Aprenda neste artigo qual é o conceito de smart city e quais são as principais cidades inteligentes no Brasil e no mundo.

Thiago Coutinho 23/05/2022 - 5 mins de leitura

O conceito de Smart City está evoluindo, e cada vez mais as cidades estão investindo em suas estruturas para se tornarem Smart Cities.

As Smart Cities são sistemas de pessoas que interagem e utilizam recursos a fim de promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida na região. 

Continue lendo este artigo e confira quais são os benefícios de desenvolver Smart Cities, além de conhecer as principais cidades inteligentes no Brasil e no Mundo. Separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que são Smart Cities?
  • Ranking das Smart Cities no Brasil e no Mundo?
  • Quais são as dimensões das Smart Cities?
  • Quais são as vantagens das Smart Cities?
  • Seja um profissional do futuro!

Vamos à leitura?


O que são Smart Cities?


As Smart Cities, também chamadas de cidades inteligentes, são sistemas de pessoas nos quais interagem e usam a energia, material, serviços e finanças em busca de promover o desenvolvimento econômico e a melhoria na qualidade de vida na região.

São considerados inteligentes, pois usam da infraestrutura, serviço, informação e comunicação, planejamento e gestão urbana, com o objetivo de atender as necessidades sociais e econômicas das pessoas.

Para que uma cidade esteja dentro do conceito de smart city, é necessário que ela atenda uma série de requisitos e critérios de avaliação.

Com o objetivo de entender melhor sobre o conceito, a IESE Business School da Espanha estabeleceu o índice de movimento urbano. Desta maneira, criou-se um ranking para classificar a inteligência das idades com base em 9 critérios, sendo eles:

  1. Capital humano;
  2. Coesão social;
  3. Economia;
  4. Governança;
  5. Meio ambiente;
  6. Mobilidade e transporte;
  7. Planejamento urbano;
  8. Conexões internacionais;
  9. Tecnologia e inovação.

Ficou curioso em conhecer o ranking das smart cities? Preparamos o tópico seguinte especialmente para apresentar a você o ranking das smart cities no Brasil e também no mundo!


Ranking das Smart Cities no Brasil e no Mundo?


Algumas Smart Cities possuem níveis de inteligência maiores do que outras. Para isso, separamos o top 5 cidades no Brasil e no Mundo. Confira a seguir!


Brasil


1. São Paulo

A cidade de São Paulo possui uma velocidade média de Internet de 93,7 Mbps e 99,8% de sua população tem cobertura 4G.

Além disso, a cidade possui um cadastro imobiliário informatizado, com muitas referências geográficas que são divulgadas para os cidadãos. 

Ela possui rede pública de saúde com agendamento online e, em 2021, o número de pessoas empregadas cresceu em 7,68%.

É possível até mesmo pagar o transporte público via PIX, além de possuir semáforos inteligentes e mais de 600 km de ciclovia. Entretanto, a qualidade do ar é um ponto negativo da cidade. 


2. Florianópolis

A cidade possui 0,15% de sua frota de veículos com baixa emissão de carbono, o que favorece para a sustentabilidade, um índice de ciclovia cinco vezes maior que o da cidade de São Paulo, com um total de 28,3 quilômetros.

Florianópolis oferece 24 vagas para o ensino superior a cada mil habitantes e possui uma velocidade média de internet de 92,5 Mbps.


3. Curitiba

Curitiba é uma cidade com o empreendedorismo muito presente, com sete incubadoras de negócios e quatro pólos tecnológicos e um crescimento de 4,76% no número de companhias de tecnologia.

Além disso, a cidade possui um alto investimento em infraestrutura e mobilidade e possui 100% de cobertura 4G.


4. Brasília

A cidade possui uma velocidade média de internet de 95,6 Mbps com cobertura de 99,6% do serviço 4G.

A cidade possui também quatro incubadoras e três polos tecnológicos, além de 18,3 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes.


5. Vitória

Vitória oferece 17,45 vagas no ensino superior para cada mil habitantes maiores de 18 anos. Seu investimento ultrapassa os mil reais por habitantes. 

Além disso, a cidade apresenta uma ótima gestão de resíduos, com 100% de coleta de resíduos sólidos e 0,21% de veículos de baixa emissão de gases poluentes.


No mundo


1. Cingapura

Cingapura é a cidade mais inteligente do mundo! Uma de suas principais características é a presença de soluções inteligentes para o controle do tráfego, táxis autônomos, câmeras que detectam atividades criminosas e um dispositivo de realização de consultas médicas.

No final de 2021 a cidade possuía cobertura do sinal 5G em quase dois terços de seu território.

Cingapura também é fortemente reconhecida pelo seu desenvolvimento industrial através da indústria 4.0.


2. Londres

A capital do Reino Unido é a única cidade europeia que está no top 5.

A cidade equipou todas as ruas do bairro de Westminster com sensores, alertando os usuários sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento por meio de um aplicativo.


3. Nova York

O grande centro econômico do mundo colocou sensores em semáforos e em ônibus para aliviar o congestionamento.


4. San Francisco

Seu grande problema de mobilidade urbana e poluição foi resolvido por meio do transporte elétrico autônomo e também com uma frota de veículos públicos.


5. Chicago

Cidade que investiu fortemente na internet das coisas. Seus semáforos, contêineres de lixo e iluminação pública são todos conectados na internet (conected smart cities), além de possuir outras centenas de sensores.


Quais são as dimensões das Smart Cities?


Antes de começar este tópico, é necessário saber que as cidades inteligentes possuem 3 dimensões.

As smart cities evoluem de acordo com a integração de todas as dimensões de inteligência, humano, coletiva e artificial, das quais estão presentes nas cidades.

A primeira dimensão está relacionada com as pessoas que habitam a cidade, a respeito de sua inteligência, inventividade e criatividade. Ela é importante pois agrega grande valor às outras dimensões.

A segunda dimensão é a inteligência coletiva, que diz respeito sobre as capacidades de comunidades humanas cooperarem intelectualmente na criação, invenção e inovação.

Já a terceira dimensão é a inteligência artificial, que está presente dentro dos ambientes físicos da cidade e disponível para a população usufruir, como por exemplo: semáforos inteligentes e câmeras que detectam atividades criminosas.

Sem dúvidas existem grandes vantagens em viver nas smart cities, não é mesmo? Vamos conferir então, no tópico seguinte, algumas de suas principais vantagens.


Quais são as vantagens das Smart Cities?


Vamos agora, mostrar algumas qualidades e informações que as smart cities precisam ter!


Sociedade e social

A cidade inteligente deve possuir alto nível de cultura e educação para que surjam talentos em diversas áreas e gerem maior desenvolvimento na região.


Economia

As cidades inteligentes possuem grande desenvolvimento econômico e planos que incentivam iniciativas empreendedoras, indústrias e inovação.


Sustentabilidade

As Smart Cities possuem também uma mentalidade sustentável, na qual é capaz de se desenvolver sem comprometer as gerações futuras. E, possuem planejamento urbano para:

  • Poluição;
  • Acesso à água potável;
  • Emissão de gases poluentes;
  • Acesso ao saneamento básico;
  • Número de pessoas por moradia;
  • Número de edifícios na cidade.

Mobilidade

A mobilidade está relacionada sobre a facilidade de se movimentar nas cidades e também sobre o acesso aos serviços públicos de transporte, dando oportunidade para todas as classes sociais serem beneficiadas.


Referência global

Se enquadrar dentro das Smart Cities, significa que a cidade será referência global de sucesso. Garantindo maiores possibilidades de investimentos estrangeiros, grandes conferências, entre outras.


Seja um profissional do futuro!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo