Trabalhe com o que ama e você nunca mais terá que trabalhar na vida. Provavelmente você já ouviu essa frase, mas como encontrar um trabalho no qual você seja bom e goste de fazer?

Nesse livro, o autor oferece soluções práticas para alcançar e manter a satisfação com o seu trabalho. Vamos entender mais?

 

Sobre a obra

 

Por que algumas pessoas amam o que fazem e outras não? Essa foi a pergunta que motivou Cal Newport a escrever essa obra. Através de entrevistas e pesquisas terceirizadas, ele analisou as variáveis, os fatos e os mitos sobre a satisfação no trabalho.

Ao longo de suas 256 páginas de fácil leitura, o autor mostra exemplos e oferece dicas para encontrar seu trabalho ideal.

O livro foi originalmente publicado em inglês, com o título “So Good They Can’t Ignore You: Why Skills Trump Passion in the Quest for Work You Love”, no ano de 2012.

Para todos os detalhes, exemplos e dicas, adquira uma cópia completa do livro no link:

 

Sobre o autor

 

Cal Newport é doutor em Ciência da Computação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Leciona na área na Georgetown University. Ele possui seis livros publicados e é redator do blog Study Hacks: Decodificando Padrões de Sucesso.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O conteúdo do livro pode ser útil para qualquer pessoa que deseja conhecer direcionamentos sobre como obter satisfação e sucesso na carreira.

 

Ideias principais do livro

 

O autor desenvolve, ao longo do livro, as 4 regras que ele descobriu durante sua pesquisa. São elas:

 

  • Não siga sua paixão;

  • Seja tão bom que eles não consigam te ignorar (a importância das habilidades);

  • Rejeite uma promoção (a importância do controle);

  • Encontre e realize sua missão.

 

Nessa resenha, vamos explicar melhor os pontos chave de cada uma delas. Vem comigo!

 

Overview: Regra 1 - Não siga sua paixão

 

É uma frase forte, não é mesmo? Estamos tão acostumados a ouvir esse conselho sobre perseguir nossa paixão que, quando alguém diz o contrário, ficamos assustados. Mas o autor explica os motivos para desmistificar esse pensamento.

Segundo ele, essa busca pela paixão além de não funcionar, pode ser até mesmo perigosa: pessoas que tentam seguir esse conselho acabam trocando de emprego regularmente, se frustrando com as falhas em sua procura.

Pensando nisso, o autor chegou a 3 conclusões sobre a noção restritiva de combinar seu trabalho com uma paixão pré-existente:

 

  • Carreiras apaixonadas são muito raras;

  • Desenvolver uma paixão demanda tempo e esforço;

  • A paixão é um efeito colateral do domínio de uma habilidade.

 

Evidentemente, algumas pessoas seguem sua paixão e atingem o sucesso em suas vidas profissionais, principalmente esportistas. No entanto, esses casos são exceções.

Basicamente, a mensagem do autor nessa parte do livro é a de que a paixão por si só não serve como motivação para você fazer um bom trabalho, mas sim uma combinação de competência, autonomia e envolvimento.

Portanto, nas próximas 3 regras Cal explica como realmente se motivar com o seu trabalho. Vamos a elas?

 

Overview: Regra 2 - Seja tão bom que eles não consigam te ignorar

 

Essa é a regra que dá nome ao livro. Por isso, o autor usa quase 100 páginas para desenvolver suas ideias acerca dessa prática.

Newport explica que, para um trabalho ser prazeroso e significativo, ele deve envolver 3 ingredientes: criatividade, impacto e controle.

Esse tipo de trabalho é raro e valioso e, portanto, para realizá-lo você deve desenvolver habilidades também raras e valiosas, que compõem o que o autor chama de “capital de carreira”.

Para a construção desse capital, o autor sugere adotar o que ele denomina “mentalidade de artesão”, que significa que você deve dar mais valor ao que produz no seu trabalho do que no que no valor que seu trabalho te oferece.

Em outras palavras, você deve focar no impacto que seu trabalho gera, pois isso será a fundação para criar um trabalho mais atrativo.

No entanto, isso não é fácil de se fazer. Por isso, Newport sugere indicadores de que o seu trabalho atual não é o ideal para desenvolver a mentalidade de artesão:

 

  • O trabalho não te oferece oportunidades para construir habilidades diferenciadas;

  • O foco do trabalho é em algo que você não acredita ser relevante;

  • Você não gosta do seu ambiente de trabalho e dos seus colegas.

 

Por fim, para se tornar tão bom em algo de forma que as outras pessoas não consigam te ignorar, o autor indica o uso da “prática deliberada”, uma abordagem que sugere que você trabalhe suas habilidades fora da sua zona de conforto, buscando sempre melhorar seu desempenho.

Os passos para praticar essa abordagem são:

 

  • Divida o processo inteiro em segmentos;

  • Identifique suas fraquezas;

  • Teste novas estratégias para cada parte;

  • Integre seu aprendizado;

  • Repita o processo.

 

Overview: Regra 3 - Rejeite uma promoção

 

Mais uma vez, Newport chama a atenção por desafiar um senso comum. Nessa parte do livro, ele fala sobre a importância do controle.

Quando você percebe que possui autonomia e controle sobre o seu trabalho, sua satisfação e realização aumentam. Por isso, ter controle é importante para amar o que você faz.

Entretanto, o autor destaca duas armadilhas que podem se apresentar durante sua busca pela tomada de controle. São elas:

 

  1. Você tenta ter o controle total antes de reunir todo o capital de carreira necessário para isso. (Exemplo: pedir demissão do seu emprego atual antes de obter todas as capacidades necessárias para um novo empreendimento);
     

  2. Apesar de possuir o capital intelectual necessário para exercer controle, você continua falhando ao tentar fazer isso. (Exemplo: continuar aceitando promoções que te amarram cada vez mais dentro do seu emprego atual).

 

Outro ponto de destaque nessa parte do livro é quando o autor discorre sobre a “lei da viabilidade financeira”, que ele entende como crucial ao longo da sua aquisição de controle.

Em suma, esse princípio afirma que você só deve buscar aumentar o controle sobre algo que você saiba que as pessoas vão te pagar, ou seja, se vai haver uma recompensa financeira.

Essa ideia vale tanto para buscar um novo cargo dentro da sua atual empresa quanto para se aventurar em uma nova área.

 

Overview: Regra 4 - Encontre e realize sua missão

 

Na última regra desenvolvida pelo autor, ele descreve a importância de se ter uma missão bem definida para buscar satisfação em seu trabalho, pois é ela que vai dar significado ao que você faz.

Mas encontrar e compreender a sua missão não é uma tarefa fácil: é resultado de acumuladas experiências, conhecimentos e atitudes vivenciadas em sua vida pessoal e profissional.

Por isso, é importante que você estabeleça um domínio em sua área (adquirido com o uso de seu capital de carreira) antes de determinar sua missão.

Além disso, o autor recomenda que você faça sua busca através de pequenos passos e sempre se baseando em experimentos concretos, assim aos poucos você vai moldando seu ideal.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Caio Carneiro, autor do livro Seja Foda aconselha: não seja um fracassado bem remunerado, o sucesso não é medido pelo dinheiro. Para você que deseja ser foda, é preciso possuir valores verdadeiros que o tornam voltado para o sucesso. E, mais importante que isso, você precisa praticar e compartilhar esses valores e fazer com que suas escolhas sejam baseadas neles.

No livro Descubra Seus Pontos Fortes, os autores Marcus Buckingham e Donald Clifton esclarecem que em escolas e locais de trabalho, somos encorajados a encontrar e corrigir nossas fraquezas, visando sempre aumentar nossa produtividade. Se pararmos para pensar, devíamos focar justamente no contrário, que são nossos pontos fortes.

Ao focar no controle de danos em vez de desenvolvimento, o verdadeiro potencial dos colaboradores acaba negligenciado.

Por fim, em Desperte seu Gigante Interior, Tony Robbins explica que manter o comprometimento com suas decisões pode ser desafiador, mas quanto mais você tenta, mais fácil fica. Então, quando você falhar ao tentar evocar uma mudança na sua vida, não fique desencorajado. Em vez disso, pense no que você pode aprender com a falha.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Em suma, para atender os princípios apresentados no livro, você deve seguir os seguintes passos:

 

  • Construir capital de carreira ao se especializar em habilidades raras e valiosas;

  • Aplicar esse capital para progressivamente tomar controle e aperfeiçoar sua missão;

  • Assim, você conseguirá a combinação ideal de autonomia, domínio e propósito que torna o trabalho significativo e prazeroso.

 

E aí, gostou?

 

O que achou da resenha? Deixe seu feedback abaixo para sabermos sua opinião!

Além disso, o livro completo está disponível para compra clicando no botão abaixo:

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:

O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).

Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei número 9.610/98.

Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isto porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução desse material sem a autorização da empresa.