Softwares para desenho 2D
Softwares para modelagem 3D
Softwares para projetos em BIM
Softwares para análise estrutural
Softwares para planejamento e gestão

Conheça os softwares para engenharia civil mais utilizados e quais são as suas funcionalidades

Veja quais são os softwares utilizados na engenharia civil e como eles auxiliam no planejamento e na gestão dos empreendimentos.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Conheça os softwares para engenharia civil mais utilizados e quais são as suas funcionalidades

A utilização de softwares no desenvolvimento de projetos na engenharia civil possibilita um planejamento e uma execução de maneira mais prática, econômica e eficiente.

A possibilidade de compatibilizar as diversas disciplinas de um projeto, evitando erros grosseiros no momento da execução do projeto, como um pilar passando pelo vão de uma janela, são benefícios que o BIM e as suas ferramentas proporcionam.

Ao longo deste artigo vamos falar sobre os softwares mais utilizados na construção civil e suas funcionalidades. Veja só:

  • Softwares para desenho 2D
  • Softwares para modelagem 3D
  • Softwares para projetos em BIM
  • Softwares para análise estrutural
  • Softwares para planejamento e gestão

Vamos começar com os softwares para desenho em duas dimensões.

Softwares para desenho 2D

Os softwares para desenhos em 2D são os mais básicos, visto que neles não há informações sobre materiais e análises necessárias para o funcionamento de uma edificação.

AutoCAD

O autoCAD foi um dos primeiros softwares utilizados pelos engenheiros civis. Digamos que ele foi um divisor de águas entre o método tradicional de se elaborar plantas, que era realizado com pranchetas, papel e caneta nanquim, e o método abordado hoje

Ele é um software da Autodesk utilizado para representação de projetos e de detalhamento.

Embora ainda seja muito utilizado, o AutoCAD está sendo substituído por softwares mais completos que se utilizam da modelagem 3D. Vamos conhecer alguns desses softwares nos próximos tópicos.

Softwares para modelagem 3D

AutoCAD 3D

Se você deseja modelar um projeto é possível utilizar o AutoCAD 3D. Nele,você consegue dar volume aos desenhos projetados em 2D, aplicar texturas, materiais, iluminação, além de outros recursos que auxiliam na visão mais detalhada e realista de um empreendimento.

SketchUp

É um software muito utilizado por arquitetos. Nele é possível fazer a incorporação do seu desenho 2D do autoCAD e transformá-lo em 3D.

Softwares para projetos em BIM

Os softwares BIM são aqueles que possuem modelos paramétricos e permitem a interoperabilidade, que, resumidamente, é a possibilidade de compatibilização entre os projetos.

Revit

O Revit também é um software desenvolvido pela Autodesk mas que vai muito além da modelagem 3D.

Por meio dele é possível extrair perspectivas, pranchas de documentação, tabelas com informações sobre os elementos do projeto, como portas e janelas.

Com ele também é possível gerar projetos estruturais, elétricos e hidráulicos com as mesmas informações e nível de detalhe de um projeto arquitetônico.

O mais interessante é que todas essas disciplinas podem ser projetadas com base nos projetos anteriores.

ArchiCAD

O ArchiCAD foi desenvolvido pela Graphisoft e tem por objetivo retratar de forma realística o empreendimento projetado.

Ele é voltado para projetos arquitetônicos e possibilita a compatibilização por formato .ifc.

Para compatibilizar as diversas disciplinas de um projeto existem softwares específicos, sendo o mais conhecido o:

Navisworks

É um software desenvolvido pela Autodesk que permite a compatibilização de diversos projetos e a previsão de incompatibilidades que podem ser corrigidas ainda na fase de planejamento.

Softwares para análise estrutural

Ftool

O Ftool é utilizado para análise estrutural bidimensional. Por meio dele é possível montar diversos esquemas estruturais e, adicionando os parâmetros dos materiais e os carregamentos a que a estrutura será submetida, o software gera gráficos de momento fletor, esforço normal e cortante, linha elástica e gráfico de configuração deformada.

Ansys

O Ansys é uma ferramenta desenvolvida para simulações multi físicas por meio do Método dos Elementos Finitos (FEM) e do Método dos Volumes Finitos (FVM). Ele é utilizado para fazer análises estruturais, térmicas, fluidas, dinâmicas, eletromagnéticas, de fadiga, de fratura e de transformação de fase.

Softwares para planejamento e gestão

Os softwares de planejamento são aqueles que permitem a inclusão do tempo e do custo de um empreendimento. Vamos conhecer alguns deles.

Excel

O excel já é um software bastante utilizado e conhecido no meio da engenharia e auxilia na elaboração de planilhas de planejamento, de gestão, de orçamentação, de cronograma e entre outras.

MS Project

O MS project é um software desenvolvido pela Microsoft e é utilizado para planejar e gerenciar projetos. Ele possui ferramentas e recursos que permitem definir as atividades de forma simples e completa.

Como você gerencia projetos? A tendência é a utilização cada vez maior de softwares que auxiliam no controle e planejamento de atividades em todos os âmbitos. E, dentro de nossas rotinas, executamos diversos projetos, sem mesmo nos dar conta.

Pensando nisso, a Voitto preparou o Fundamentos de MS Project para Gerenciamento de Projetos.

Com ele, você será capaz de identificar as áreas de Gerenciamento de Projetos, reconhecer os grupos de processos, avaliar e gerenciar riscos e, assim, gerenciar projetos de forma mais rápida, ágil e produtiva.

Então? Preparado para criar e gerenciar projetos personalizados de acordo com suas necessidades? Clique na imagem abaixo e utilize o cupom BLOG100, para ter acesso gratuito ao curso Fundamentos de MS Project para Gerenciamento de Projetos.

Clique aqui e saiba mais!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos de MS Project para Gerenciamento de Projetos - Inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Ms Project Para Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.