Mas, antes disso, você já está alinhado com os fundamentos da metodologia Scrum?
O que é a Sprint Scrum?
Características da Sprint Scrum
E aí, preparado para dar uma arrancada na sua carreira?

O que é Sprint Scrum? Aprenda seu conceito e como ele se aplica na prática!

Veja como funciona a Sprint Scrum, quais são as suas características e entenda por que é chamada de coração dessa metodologia ágil.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Sprint Scrum? Aprenda seu conceito e como ele se aplica na prática!

Você sabia que o termo Sprint Scrum vem dos esportes? Vem conosco que te explicamos!

Mesmo que você não seja um grande fã de esportes, é provável que já tenha acompanhado os Jogos Olímpicos e, quem sabe, já tenha visto Usain Bolt correr, certo? O homem mais rápido do mundo conseguiu correr 100 metros em 9.58 segundos, diminuindo em 11 centésimos o recorde anterior, que também pertencia a ele.

Interessante, mas o que isso tem a ver com a Sprint Scrum? Bem, tudo. Afinal de contas, é das corridas que vem esse conceito. Sprint é um termo em inglês que significa arrancada, corrida de velocidade. Ou seja, é correr o mais rápido possível em uma curta distância e com uma meta de tempo a ser batida.

E é baseado nisso que se desenvolve a Sprint Scrum. Como você poderá conferir no decorrer deste artigo, essa analogia ficará ainda mais clara quando começarmos a desmembrar as características dela. Abordaremos as  as seguintes pautas:

  • O que é a Sprint Scrum?
  • Características da Sprint Scrum

Mas, antes disso, você já está alinhado com os fundamentos da metodologia Scrum

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Então, fica ligado e vem comigo que você vai aprender neste artigo o que é e como funciona a Sprint Scrum, o coração dessa metodologia ágil de projetos!

O que é a Sprint Scrum?

A sprint representa um ciclo de trabalho, é um time-boxed de geralmente um mês,onde algum valor é acrescentado a um produto em desenvolvimento. Ou seja, ao final dela, o produto precisa ter algum incremento que gere valor aos olhos do cliente e que satisfaça a meta.

O processo de desenvolvimento de um projeto Scrum é dividido em várias Sprints, que acontecem de forma consecutiva, isto é, uma após a outra. Lógico que isso não é feito de forma atrapalhada, sem planejamento. Pelo contrário, elas são muito bem planejadas.

Então, seguindo um planejamento, as Sprints no Scrum são dividas em 4 tipos para uma organização mais eficiente do projeto. A seguir estão listadas e especificadas cada tipo:

1. Sprint Planning

É a reunião de planejamento, onde o Time de Desenvolvimento pega os itens prioritários do Product Backlog, que é uma lista ordenada de todos os requisitos que precisam estar no produto, e os separa em Sprint Backlog. 

2. Sprint Backlog

Corresponde aos agrupamentos dos itens prioritários, isto é, o que será trabalhado na Sprint Scrum, onde uma meta será traçada, visando o desenvolvimento de algum incremento ao produto.

Assim, é criada uma lista de tarefas com base no Product Backlog alinhada com as prioridades já definidas pelo Product Owner, que é o membro do time responsável por direcionar o projeto de acordo com a necessidade do cliente.

3. Sprint Review

O incremento ao produto geralmente é obtido na Sprint Review, que é uma reunião de revisão que acontece após o final de cada Sprint Scrum com todos os membros do Time Scrum e o cliente, para obter seu feedback quanto à última entrega.

4. Sprint Retrospective

No quarto e último tipo, também acontece a Sprint Retrospective com o Scrum Team. Ela existe para repassar o que foi feito de certo e errado na Sprint Scrum, buscando sempre aprender com as falhas e reconhecer as conquistas.


Outro ponto crucial desse planejamento é a Daily Scrum, reunião diária de no máximo 15 minutos em que o trabalho do dia anterior é repassado e o plano de ação para o dia que se inicia é elaborado.

A duração máxima de cumprimento das metas e tarefas é definido pela metodologia Scrum através do time-box, que define um tempo fixo para essas atividades com a finalidade de conseguir um máximo aproveitamento em um curto período de tempo.

Durante a Sprint Scrum, ao surgir qualquer impedimento, a equipe de desenvolvimento deve comunicar ao Scrum Master, membro do Time Scrum que atua como líder técnico e detém alto conhecimento da metodologia Scrum, ele fará tudo ao seu alcance para remover esse impedimento, visto que essa é uma de suas funções.

O esquema abaixo demonstra bem o conceito de ciclo da Sprint Scrum com todas as etapas descritas até agora:

Sprint Scrum


Agora que você já sabe o que é a Sprint Scrum e quais são seus tipos, vamos entender um pouco mais das suas características, que são um ponto chave no sucesso dessa metodologia.

Características da Sprint Scrum

As principais características da Sprint Scrum são:

Curta duração

Uma das principais características da Sprint Scrum é sua duração curta, que geralmente é de um mês ou até menos. Isso permite flexibilidade e adaptatividade, pois o projeto entrega valor ao cliente em partes

Poucas mudanças

Durante a Sprint, é altamente recomendável que não haja mudança naquilo que foi definido como Sprint Backlog e nem na meta. Esse é outro motivo pelo qual a Sprint Scrum não pode ser muito longa, pois não seria possível se adaptar a variações de objetivos e agravaria à medida que o projeto se desenvolve.

Cancelamento raro

Somente o Product Owner tem autoridade para cancelar uma Sprint Scrum. O cancelamento é algo muito raro, só acontecendo se o objetivo dela estiver defasado. Como a duração da Sprint Scrum é curta, dificilmente isso irá acontecer.

Mas então, o que fazer quando o cancelamento for necessário?

Quando acontece um cancelamento, todo item que estiver sendo considerado "pronto" será revisado. Itens não acabados são devolvidos ao Product Backlog. O cancelamento consome recursos, visto que é necessário que o time se reúna novamente em outra Sprint Planning.

Quando a Reunião de Planejamento ocorre, toda a equipe se envolve em sua elaboração. O Product Owner se preocupa com o seguimento e priorização do itens mais importantes do Product Backlog, enquanto o Scrum Master garante que esse evento ocorra dentro dos princípios dessa metodologia ágil para gerenciamento de projetos, além de se certificar que os participantes realmente entendem seu propósito.

A partir do Product Backlog e de feedbacks passados das Sprints anteriores, o Time de Desenvolvimento desenvolve o Sprint Backlog e traça uma meta, um objetivo a ser cumprido. Assim, podemos dizer que cada vez que o próximo Sprint Scrum é realizado, nos aproximamos do produto final.

Dessa forma, podemos constatar que as Sprints são eventos Scrum que se repetem de forma constante, desde o início até a finalização do projeto.

A essa altura, você aprendeu tudo sobre Sprint Scrum e entendeu porque esse evento é tão importante para o framework Scrum. Além disso, o exemplo da corrida de 100 metros faz todo sentido agora, não é mesmo?

Mas para fazer 100 metros em 9.58 segundos, é necessário muito treino e dedicação. Não é algo que acontece de primeira, mas sim fruto de trabalho e tempo dedicado a melhorar cada vez mais.

E aí, preparado para dar uma arrancada na sua carreira?

Você está gerenciando projetos como deveria? O Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK) é um documento elaborado e publicado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) para orientar esse processo de gerenciar.

Pensando nisso, elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, que traz o conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto. Você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!

E então, que tal conquistar o êxito na execução do seu projeto, evitando perdas e minimizando riscos e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos!

Clique aqui e saiba mais!

Ah, não se esqueça de deixar seu feedback nos comentários e dizer o que achou deste artigo, além de mandar suas dúvidas para nós também para que possamos te responder.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.