A Copa do Mundo vem aí e os torcedores já começam a montar suas tabelinhas para acompanhar os resultados e a classificação. Mas por que não usar o Excel para isso? Sim, ele mesmo, o 1001 utilidades Microsoft Excel. Mas calma, a Voitto já montou a tabela da Copa do Mundo toda para você.

Alguma vez já pensou que seria bem legal ter uma tabela da Copa em que você pudesse colocar os resultados dos jogos e ela já mostrar a classificação, além de quem está passando para a próxima fase? Essa tabela faz exatamente isso. E o melhor de tudo, com todos os jogos, desde a fase de grupos até a grande final.

 

Funcionamento da tabela

 

Usar a tabela é bem fácil, pois ela já vem preenchida com todas as informações sobre os grupos, com as datas, locais e horários dos jogos definidos de acordo com o estipulado pela FIFA. É possível alterar essas informações específicas em caso de haver mudança nos horários dos jogos, embora seja bastante improvável.

Já informações como as seleções presentes em cada grupo, assim como a ordem dos enfrentamentos e o chaveamento da fase de mata-mata (fase em que a equipe que perde é eliminada), não permitem alterações. Isso acontece pois esses pontos são previamente estabelecidos em sorteio, não havendo possibilidade de mudança.

 

 

Você pode ir conferindo a mudança na classificação dos grupos à medida em que vai inserindo os resultados. A tabela da Copa do Mundo mostra também as seleções que estão se classificando para a fase eliminatória. Como exemplo, vamos simular o grupo do Brasil:

 

 

Como você pode notar, na nossa simulação, depois dos três jogos da fase de grupos, no grupo do Brasil (Grupo E) se classificariam Brasil em 1º e Costa Rica em 2º, com Sérvia e Suíça sendo eliminadas.

Vale destacar que cada campo com a marquinha vermelha no canto superior direito possui um comentário explicando cada uma das siglas para quem não está acostumado com esses termos futebolísticos.

Ah, e se você realmente não entende nada de futebol, saiba que a Copa do Mundo é organizada em duas fases. A primeira fase é disputada em pontos corridos, ou seja, a vitória vale 3 pontos, o empate 1 ponto e a derrota resulta em nenhum ponto ganho.

São 8 grupos no total com 4 equipes em cada. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata, onde quem perde é eliminado e quem vence avança para a próxima etapa até sobrarem somente duas seleções, que disputarão o título.

Voltando à tabela da Copa do Mundo, você pode notar que ela já possui as informações prontas para as oitavas-de-final, e será automaticamente preenchida de acordo com a classificação de cada grupo.

 

 

Após fazer uma simulação em todos os grupos para melhor demonstrar para você, obtivemos os seguintes confrontos nas oitavas-de-final:

 

 

Como você pode perceber, no jogo entre Bélgica e Polônia há um empate após o tempo regulamentar e a prorrogação. Como estamos na fase de mata-mata, alguém deve sair vitorioso para avançar para as quartas-de-final. Para decidir, temos decisão por pênaltis.

A tabela reconhece quando o resultado digitado é um empate e marca de verde os campos destinado a colocar o resultado nos pênaltis, bastando ao usuário preencher esses campos.

Todas as fases possuem intertravamento na tabela, da forma como estipulado no regulamento da Copa do Mundo, tornando o preenchimento simples e eliminando as chances de cometer erros.

 

Mas e os critérios de desempate?

 

Fique tranquilo, pois pensamos em tudo isso. Os critérios de desempate são levados em conta, na ordem correta definida pela FIFA. Como você já viu, até mesmo a possibilidade de decisão por pênaltis na fase de mata-mata foi abordada de forma simples e intuitiva.

 

Divulgue para os seus amigos!

 

Se você gostou da tabela da Copa do Mundo feita no Excel, não deixe de nos dizer nos comentários. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos, pois como você viu, essa tabela é um jeito fácil de acompanhar os resultados e a classificação das seleções.

Então, espalhe para todo mundo que você conhece para que eles possam aproveitar essa ferramenta também!

 

 

Lembre-se de se divertir nessa Copa com seus amigos, só não faça como nosso diretor, Thiago Coutinho: