Afinal, você sabe qual é o conceito de negociação?
Quais são as técnicas de negociação?
Qual postura adotar e como aplicar as técnicas?

Aprenda quais são as técnicas de negociação, e como colocá-las em prática!

Veja como são as técnicas de negociação, como elas podem se comportar perante uma negociação e aprenda a utilizá-la ao seu favor.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Aprenda quais são as técnicas de negociação, e como colocá-las em prática!

É impossível viver uma vida inteira, sem ao menos ter realizado uma negociação! A negociação está em nós o tempo todo, e a todo tempo! Você talvez não tenha reparado, mas negociamos desde o nosso “bom dia”, até o “boa noite”.

Por isso, dominar técnicas de negociação pode te levar mais a frente dos seus concorrentes, propiciando a você fechar negócios mais interessantes, e mais favoráveis.

Afinal, o que te difere dos seus concorrentes, são suas bagagens, conhecimentos, experiências e o melhor, a sua capacidade de convencimento e persuasão!

Neste artigo vamos abordar alguns temas, e são eles:

  • Afinal, você sabe qual é o conceito de negociação?
  • Quais são as técnicas de negociação?
  • Qual postura adotar e como aplicar as técnicas?

Então, vamos entender melhor como funciona tudo isso e como colocar em prática? Continue a leitura para  saber mais sobre  o conceito de negociação.

Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocios

Afinal, você sabe qual é o conceito de negociação?

Podemos definir o conceito de negociação, basicamente pelo ato de duas ou mais pessoas estabelecerem comunicação e diálogo, em prol de alguma coisa, seja um bem ou serviço com interesses comuns.

Além disso, na presença de interesses e objetivos que chegam a um comum acordo, o novo negócio é benéfico para ambas as partes.

As negociações, envolvem expertise, poder de persuasão, transparência, técnicas que podem incluir comunicação assertiva,organização, planejamento, entre outros.

Tudo isso para promover esse convencimento sobre as ideias que envolvem o negócio e promoverem os resultados.

O que poucos sabem, são justamente as técnicas de negociação que podem ser utilizadas durante a negociação!

Quais são as técnicas de negociação?

Você já parou para analisar que existem técnicas que podem ser aplicadas em suas negociações, quais são as técnicas e como elas podem te ajudar?

Pois bem, dentro do processo da negociação podemos utilizar de algumas técnicas, escolhemos algumas para te apresentar:

  • Construa um bom planejamento;
  • Gatilhos mentais, o que são e como utilizá-los?
  • Método SPIN;
  • Vínculos emocionais e  relacionamento;
  • Construa um bom planejamento planejamento;
  • Esteja alinhado com a organização;
  • Mostre sua autoridade;

Construa um bom planejamento 

Tenha em mente o seu objetivo, pois dessa forma você conseguirá alinhar um bom planejamento com as ideias e prazos, e com isso conseguirá agir caso imprevistos ocorram e terá o controle das tarefas.

Aproveite esse tempo para conhecer todos os campos do negócio, entenda tudo o que envolve o mesmo, para que você tenha argumentos perante a negociação.

Quanto mais conhecimento você tiver, melhor você vai lidar durante a negociação!

Tenha em mente, ou procure as respostas para itens básicos bem como por exemplo:

  • Como o meu cliente esperava que ocorra essa negociação? (qual o estilo, urgência…)
  • Qual é o tempo hábil para fecharmos esse negócio?
  • Quais são os resultados que favorecem a ele e pode me desfavorecer?
  • Qual é o melhor resultado que eu posso adquirir?
  • Quais são os itens que eu consigo abrir mão ou negociar? (prazos, tempo, custos)
  • Quais são os impactos positivos e negativos que podem decorrer dessa negociação?

Dessa forma, você consegue entender todos os pontos que envolvem a outra parte, e tem nas mãos informações recorrentes para conseguir lidar melhor com os processos, utilizando deles para fazer um bom negócio ou dar uma justificativa.

Gatilhos mentais, o que são e como utilizá-los?

São técnicas muito conhecidas e utilizadas pelo pessoal da psicologia, e elas podem desempenhar um super poder nas negociações!

O objetivo é acelerar o processo de decisão final. Os principais gatilhos mentais podem ser descritos pelo sexy canvas, onde temos inúmeras formas de nos incorporarmos.

Um exemplo disso é a escassez, durante a negociação podemos gerar um senso de urgência, de falta daquilo, de algo muito único e escasso, gerando no outro a vontade de adquirir logo esse acordo, para não perder a oportunidade e afins.

SPIN

É um método lógico e objetivo para se perceber quais são as perguntas que devemos fazer, para que sejamos diretos e com isso não cria-se espaço para dúvidas ou mesmo, confusões de pensamentos.

Podemos simplificar tudo isso em basicamente 4 palavras:

  • Situação
  • Problema
  • Implicidade
  • Necessidade

Com isso, torna-se mais fácil traçar qual é o caminho que devemos seguir e de qual lado devemos atacar o “problema” para termos sucesso em nossas negociações.

O método SPIN é bastante utilizado nos processos de vendas, pois no momento em que estamos vendendo, é essencial percebermos como, de que forma agirmos para atingir as dores dos nossos clientes.

Nesse caso, os produtos ou serviços estarão super estabelecidos, e será mais simples o processo para  fechar os negócios.

Vínculos emocionais e relacionamento

Criar vínculo emocional é algo muito bacana, porque assim, o cliente vê em você uma figura confiável, segura, e sabe que pode estabelecer um relacionamento próspero.

Com o vínculo emocional estabelecido, percebemos melhor quais são as dores do nosso cliente, e com isso, conseguimos estabelecer uma estratégia direcionada a elas.

O cliente é um agente muito importante em nossas negociações, pode parecer que não, mas, eles ajudam a ditar alguns aspectos da negociação e estabelecer um bom relacionamento entre as partes envolvidas, auxiliando na comunicação.

Além disso, devemos estar abertos a possíveis mudanças, precisamos estar dispostos a ouvir, pois o diálogo só existe quando as duas partes participam.

Esteja alinhado com a organização

Durante todos os processos é fundamental que haja organização, para que as etapas da negociação não sejam confundidas e os resultados não sejam comprometidos.

Logo, vale lembrar que organização é sinônimo de otimização do tempo, custos, recursos e maximização das oportunidades!

Mostre sua autoridade

A autoridade estabelece poder! Com isso você alcança as pessoas de forma concisa e confiável.

O outro lado precisa saber identificar essas características em você, portanto, seja seguro, firme, e forte nas palavras e ações.

Uma marca ou personalidade, que possua autoridade é capaz de influenciar as decisões e ações dos consumidores, pois como mencionado anteriormente, eles possuem um bem muito precioso que é a confiança.

Qual postura adotar e como aplicar as técnicas?

Para negociar é preciso ter expertise! Antes mesmo de sair atacando você deve se atentar bastante à sua linguagem visual. Você não pode estar com a aparência ruim, seja com roupas sujas, mal cheiro e etc…

É a sua imagem que vai causar a primeira impressão! Você se imagina dando credibilidade para uma pessoa que não é capaz de cuidar de si mesma? Pois é, é exatamente nesse ponto que queremos chegar!

Além de apresentar uma boa aparência, tenha uma boa comunicação visual e corporal! As linguagens devem estar alinhadas para não distorcer as informações e atrapalharem quando você estiver aplicando gatilhos.

No mais, além de se atentar a suas linguagens, atente-se também aos traços que o seu cliente emite. Isso vai dizer muito sobre o que ele quer, pensa e sente, e vai te ajudar a conduzir a negociação, permitindo que você saiba coisas que ele não fale.

Negociação é treino, você já viu algum atleta que não é dedicado aos treinos, alimentação, e afins, ganham medalha? Pois bem, aqui o jogo funciona da mesma maneira, quanto mais você pratica, mais você se desenvolve e ganha experiência.

Essa jornada só depende de você!

Interessante, não é mesmo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

O Excel é um dos softwares mais utilizados pelas empresas para a transformação de dados em conteúdo para tomada de decisões, porém muitas vezes, nós vemos utilizando o programa de forma operacional. O VBA (Visual Basic for Application) é uma linguagem de programação que, aplicada ao Excel, pode simplificar o trabalho com apenas um clique!

Com o curso de VBA Aplicado a Negócios, você terá muito mais tempo para focar na análise dos dados, aumentando sua produtividade e eficiência. Ao final deste treinamento, você estará apto para criar planilhas automatizadas e otimizadas, aumentando sua competência e assertividade na tomada de decisões!

Corre e garante já a sua inscrição!

VBA Aplicado a Negócios

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Planilha de cronograma, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Cronograma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.