Sobre a speaker Hyeonseo Lee
Sobre o TED “Minha fuga da Coréia do Norte”
Ideias principais do TED Minha Fuga da Coréia do Norte
Insight de destaque

Hyeonseo Lee fala no TED sobre sua fuga da Coreia e como sobreviveu à fome no país

Aprenda com Hyeonseo Lee a motivação para buscar a sua liberdade e se surpreenda com os perigos que a população da Coreia do Norte passa.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Hyeonseo Lee fala no TED sobre sua fuga da Coreia e como sobreviveu à fome no país

Para iniciar esse artigo sobre o TED em que Hyeonseo Lee fala sobre sua fuga da Coreia do Norte, vou lhe fazer uma pergunta impactante:

Você já precisou buscar liberdade em alguma área da sua vida?

Imagina se você precisasse buscá-la em todas. É isso que Hyeonseo Lee precisou fazer não só por si, mas por toda sua família.

Nesse sentido,o intuito em te contar a história dela é fazer com que você nunca pare de caminhar rumo a sua liberdade. Para tanto, separamos os seguintes tópicos:

  • Sobre a speaker Hyeonseo Lee;
  • Sobre o TED  “Minha fuga da Coréia do Norte”;
  • Ideias principais do TED “Minha fuga da Coréia do Norte”;
  • Insight de destaque.

Sobre a speaker Hyeonseo Lee

Guiar pessoas em direção a liberdade é o propósito da vida de Hyeonseo Lee. E o seu? Você já encontrou?

Ela escreveu um livro intitulado “The Girl With Seven Names”, contando sua história de fuga da Coreia do Norte, experiência que fez dela uma desertora e ativista contra o regime ditatorial de seu país de origem.

E não para por aí. Atualmente, com 41 anos, a norte-coreano, ainda jovem, precisou não só garantir sua liberdade e sobrevivência diante a perseguição na China, como dar o mesmo a sua família.

Esse é só o começo da história de grande inspiração que vamos te contar ao longo deste texto. Não pare de ler e nem de caminhar em direção a sua liberdade, seja ela pessoal ou financeira.

Sobre o TED “Minha fuga da Coréia do Norte”

No TED “ Minha fuga da Coreia do Norte", Hyeonseo Lee conta os desafios que enfrentou ao longo de sua vida, por fugir de um país ditatorial e ter que esconder sua verdadeira identidade norte-coreana enquanto vivia na China.

Nesse sentido, expõe os perigos vividos pela população da Coreia do Norte não só dentro de seu próprio país, como fora, quando se tornam imigrantes ilegais nos países da Ásia.

Uma de suas frases mais marcantes faz referência ao seu processo de fuga e despedida de sua família de origem:

“Mas eu achei que só ficaria separada da minha família por pouco tempo. Eu nunca poderia ter imaginado que levaríamos quatorze anos até voltarmos a viver juntos.”

Desse modo, após sobreviver a todos os desafios que a sua nacionalidade lhe impõe, hoje a escritora ressignifica sua história por meio dessa palestra, fazendo com que a condição de seus semelhantes ganhe visibilidade.

Ideias principais do TED Minha Fuga da Coréia do Norte

  • Nada a invejar; 
  • A suspeita na China;
  • Crise de identidade na Coreia do Sul;
  • O que foi que houve?

Nada a invejar 

Hyeonseo Lee inicia seu TED comentando como era seu país de origem e nos traz lembranças das músicas que cantava quando criança, como uma intitulada “Nada a invejar”.

Ela menciona que sempre achou que nunca sairia da Coreia. Porém, algo mudou quando, aos sete anos, ela assistiu à uma execução pública.

Sua família não era pobre e ela nunca tinha passado fome, mas após a carta que sua mãe recebeu de uma colega de trabalho, tudo mudou.

Assim, ela foi mandada à China ainda adolescente, como forma de escapar da fome e desigualdade que assolava o povo norte-coreano.

A suspeita na China 

A vida na China não foi nada fácil para ela, que vivia com medo de ser descoberta pela polícia chinesa e repatriada ao país de origem, já que, no país chines, imigrantes norte-coreanos são tidos como ilegais.

Quando esse medo se concretizou, ela foi levada a delegacia chinesa para prestar esclarecimentos sobre sua nacionalidade:

“Eu estava com tanto medo que achei que meu coração fosse explodir. Eu achei que minha vida tinha acabado. Mas eu consegui controlar todas as emoções dentro de mim e responder às perguntas.”

A crise de identidade na Coreia do Sul 

Após passar por todos os desafios de ser uma imigrante ilegal na China, Hyeonseo resolveu se mudar para a Coreia do Sul.

Nesse período, ela passou por vários questionamentos internos sobre a qual país pertenceria, já que não tinha nenhum ao qual tinha orgulho de chamar de seu.

Um dia, no entanto, ela recebeu um telefone terrível: as autoridades norte-coreanas haviam interceptado a quantia de dinheiro que ela mandava para a sua família e esta seria removida para um local isolado no interior do país.

Assim, ela começou a planejar a fuga dos membros da sua família para o país onde residia, a Coreia do Sul.

O que foi que houve?  

Durante o percurso da Coreia do Norte à Coreia do Sul, por diversas vezes a família de Hyeonseo quase foi descoberta e mesmo depois de já ter atravessado a fronteira, eles foram presos.

Por fim, ela acabou sem dinheiro para ajudar os membros de sua família e foi nesse momento que surgiu alguém para ajudá-la.

Assim, um homem se aproximou ao vê-la chorando e a perguntou o que havia acontecido e, após escutar a explicação dela, ele resolveu ajudá-la.

Insight de destaque

Ficou curioso (a) para saber o porquê de Hyeonseo Lee ter sido ajudada por um homem no pior momento da sua vida ou como ela escapou do interrogatório da polícia chinesa? Deixamos aqui a sua frase mais impactante:

“Eu fiz tudo para trazer minha família à liberdade”

Então, assista ao TED abaixo e mate toda a sua curiosidade sobre essa história  cinematográfica.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.