Como aprender qualquer coisa? Descubra no TED de Josh Kaufman

Aprenda com Josh Kaufman como as primeiras 20 horas podem ser o diferencial para seu aprendizado desde como ser pai até como tocar um ukelele.

Beatriz Landmann 15/06/2021 - 4 mins de leitura

Como aprender qualquer coisa? Às vezes esse questionamento se torna pertinente. Por isso, Josh Kaufman, com seu jeito de nerd descolado ensina que as primeiras 20 horas são essenciais para o aprendizado.

Josh Kaufman é fascinado na arte de ensinar para as pessoas como dominar conhecimento e trazer a teoria para a prática.

Por que as primeiras 20 horas são importantes para aprender qualquer coisa? Confira esse artigo, pois nele você irá descobrir e encontrar:

  • Sobre o Speaker Josh Kaufman;
  • Sobre o TED As primeiras 20 horas: Como aprender qualquer coisa;
  • Ideias principais do TED As primeiras 20 horas: Como aprender qualquer coisa;
  • Insight de destaque.

Sobre o speaker Josh Kaufman


Josh Kaufman é empresário e proprietário de um dos best sellers mais vendidos no mundo: “As primeiras 20 horas - Como aprender qualquer coisa”.

Josh se considera uma pessoa multitask (pessoa que realiza várias tarefas ao mesmo tempo), mas quando sua filha nasceu, o speaker revela que teve diversos gatilhos para alavancar sua carreira.

Além disso, Josh também é o escritor do best seller mais vendido no mundo, The Personal MBA: Master the Art of Business. O cara é show, não é? Então, continue nesse artigo para saber o que ele ensina. Vamos lá!


Sobre o TED As Primeiras 20 horas - Como aprender qualquer coisa


Josh Kaufman, como dito anteriormente, é apaixonado pela arte de ensinar sobre o conhecimento. No TED, o americano comprova, com embasamento científico, que as primeiras 20 horas são essenciais para aprender qualquer coisa.

Como aprender qualquer coisa em 20 horas? A resposta inicial que Josh dá é: tenha constância para aprender o novo. Aprender requer persistência e dedicação, então tais habilidades precisam ser levadas a sério.

Para saber como aprender qualquer coisa em 20 horas e sua importância, continue a leitura desse artigo, pois iremos te contar sobre a fala de Josh Kaufman. 


Ideias principais do TEDx As primeiras 20 horas - Como aprender qualquer coisa


  • Nascimento da Lela;
  • As 10 mil horas;
  • Pesquisadores e cobaias;
  • Curva de aprendizagem;
  • As primeiras 20 horas;
  • O Ukelele;
  • O segredo.

Nascimento da Lela


Josh conta que o nascimento de um filho muda totalmente os rumos e perspectivas de um indivíduo. Quando Lela nasceu, não foi diferente com ele. 

O speaker sempre foi apaixonado em como aprender coisas novas, mas com a nova rotina de home office e uma criança em casa, cogitou parar de aprender. 

Com isso, Josh recorreu a grandes acervos bibliotecários para responder o seu próprio insight de como aprender qualquer coisa de forma rápida. Sua primeira resposta foi “10 mil horas”. 


As 10 mil horas


A primeira bibliografia que Josh achou sobre como aprender qualquer coisa, constava que uma pessoa leva em média 10 mil horas para aprender algo novo.

Como aprender qualquer coisa em 10 mil horas? Josh explica que 10 mil horas são 5 anos de trabalho integral. Convenhamos, ninguém tem todo esse tempo.

O estudo realizado por um professor da Universidade da Flórida contava com atletas de alta performance e também, competitividade. Sendo assim, os seus auges de carreira aconteciam após 10 mil horas.


Pesquisadores e cobaias


Josh, como um bom estudioso, afirma que é impossível aprender em 10 mil horas. Isso ocorre porque os pesquisadores avaliam as pessoas pelo tempo de performance em uma respectiva atividade.

Com isso, pode-se notar que as pessoas se tornam boas no que fazem, conforme praticam tal atividade. Quando se aprende demais, a tendência é estagnar o conhecimento, então entra a curva de aprendizado reversa.


Curva de aprendizado


Josh explica que com um pouco de aprendizado, as pessoas tornam-se rápidas. Mas, contentam-se com o saber pouco e ficam estagnadas.

Contudo, quando as pessoas tornam-se rápidas na execução de suas tarefas, que ainda deveriam estar em aprendizado, a chance de ser uma execução sucateada é muito grande.

Então, o nerd - como o próprio speaker se caracteriza - aponta sua pesquisa de que as primeiras 20 horas são primordiais para aprender qualquer coisa.


As primeiras 20 horas


Josh explica que qualquer coisa que queiramos aprender, com foco total, em 20 horas o resultado torna-se surpreendente, pois são apenas 45 minutos de imersão por um mês.

Entretanto, as primeiras 20 horas exigem também algumas habilidades para o aprendizado ocorrer de forma eficaz, veja só:

  • Decompor a habilidade: essa habilidade torna-se importante para definir onde você quer chegar no final do aprendizado.
  • Aprender o suficiente para se autocorrigir: o método de aprendizagem é composto por 3 fontes diferentes, por exemplo: livro, podcast e curso. Assim, você terá perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto.
  • Mover barreiras para praticar: remover distrações é um passo importante para concentrar-se no aprendizado de algo novo.
  • Praticar 20 horas: o comprometimento de realizar uma nova tarefa por pelo menos 20 horas superar a frustração inicial de não conseguir fazê-la.

Na teoria, os 4 passos de como aprender nas primeiras 20 horas são perfeitos. Já na prática… Prefiro te contar no tópico a seguir. 


O ukelele


Uma das coisas que Josh gostaria de saber como aprender, é tocar ukelele. Então, o speaker faz essa associação com o aprendizado.

O primeiro passo, é você ter um instrumento de aprendizado. O segundo passo, é praticar. Por fim, a constância em se atualizar no assunto torna-se essencial.


O segredo


Após Josh se apresentar tocando ukelele, o speaker conta que ali, no TEDx CSU, ele atingiu as 20 horas de aprendizado.

Sendo assim, Josh finaliza que a maior barreira para aprender algo novo é a barreira emocional. 


Insight de destaque


As primeiras 20 horas para aprender qualquer coisa são primordiais, como já dito anteriormente. Mas você já percebeu que as desculpas que nosso subconsciente dá, sempre se torna um empecilho para começar a aprender algo novo?

Fazendo jus a isso, o insight de destaque é:

“A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual, não é o processo de aprender várias dicas ou truques ou coisas. A maior barreira é emocional, nós temos medo.”


Prepare-se para aprender como aprender qualquer coisa em apenas 19 minutos, no TEDx de Josh Kaufman. Assista aqui!


Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo