Quem é Amy Morin?
Sobre o TEDx “O segredo de se tornar mentalmente forte”
Ideias principais do TEDx “O segredo de se tornar mentalmente forte”
Insight de destaque

O que é necessário fazer para se livrar de hábitos mentais perigosos?

Amy Morin ensina como abandonar os maus hábitos mentais com ações cotidianas, a fim de se tornar uma pessoa mentalmente forte.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
O que é necessário fazer para se livrar de hábitos mentais perigosos?

Passar o tempo em redes sociais tem se tornado cada vez mais frequente para muitas pessoas.

Todos os dias acompanhamos amigos com vidas perfeitas, passando por momentos muito agradáveis e tendo cada vez mais sucesso em suas vidas profissionais.

Esse hábito faz com que algumas perguntas estejam de forma relutante em nossas mentes, como: “Por que eles têm tanta sorte?” ou “Por que comigo não é assim?”.

O que nos torna pessoas cada vez mais propícias à depressão, assim como ter o costume de reclamar frequentemente, se auto sabotar ou possuir crenças destrutivas sobre si mesmo.

Todos são hábitos extremamente prejudiciais para a criação de uma mente absolutamente forte.

Nesta palestra, Amy aborda com muita sensibilidade ações que ensinam como ultrapassar as barreiras da mente e como ela conseguiu tal feito, na prática.

Quer saber mais? Então continue com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Quem é Amy Morin?
  • Sobre o TEDx “O segredo de se tornar mentalmente forte”;
  • Ideias principais do TEDx “O segredo de se tornar mentalmente forte”;
  • Insight de destaque.

Quem é Amy Morin?

Amy Morin é assistente social, professora universitária, psicoterapeuta e escritora. Nasceu em 14 de Junho de 1979, na Escócia, e escreve desde 2013, quando passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida, perdendo sua mãe e, em seguida, seu marido.

Sua primeira escrita foi uma carta para si mesma descrevendo todas as coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem. E, quando terminou, percebeu que tinha uma lista com 13 coisas que poderiam lhe roubar a força mental.

Quando publicou sua carta na internet obteve muitos acessos e foi convidada a escrever seu primeiro livro, 13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem”, que se tornou um Best Seller.

Amy também escreve e dá entrevistas regularmente para diversas revistas e jornais. No total, é autora de 4 livros e segue também dando palestras, compartilhando as melhores estratégias para superar adversidades e construir uma mente forte.

Sobre o TEDx “O segredo de se tornar mentalmente forte”

Nesta apresentação Amy Morin conta que, passando por momentos extremamente dolorosos, devido a perda de entes queridos, soube que precisava de tanta força mental quanto pudesse reunir.

Sua jornada de vida lhe ensinou que o segredo para ser mentalmente forte está em abandonar os maus hábitos mentais, que por menores que sejam, podem ser extremamente prejudiciais.

Então, Amy descreveu ações práticas para abandonar seus piores hábitos mentais com o intuito de atingir sua melhor versão. Ela conta que durante todo o tempo teve esperança de que sua vida pudesse melhorar, e que por meio de suas práticas, foi o que aconteceu.

Ideias principais do TEDx “O segredo de se tornar mentalmente forte”

Amy Morin diz que para desistirmos dos maus hábitos mentais que carregamos conosco é necessário começar combatendo as forças destrutivas sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo.

Pare de sentir pena de si mesmo

As crenças prejudiciais sobre nós mesmos surgem principalmente porque nos sentimos desconfortáveis com os nossos sentimentos, tais como tristeza, mágoa, raiva, medo, entre outras.

Então, tentamos escapar dessas sensações por meio do que Amy chama de “festa de autopiedade”, que é uma distração temporária, servindo apenas para prolongar a dor.

Para Amy, a única maneira de se livrar deste hábito é passar por esses sentimentos de maneira intensa, sentindo primeiro para seguir em frente logo em seguida, o que gera confiança na própria capacidade de lidar com desconfortos.

Pare de se comparar com os outros

Sempre achamos que os outros estão acima ou abaixo de nós. Ou pensamos que eles podem controlar como nos sentimos, ou que podemos controlar como eles se comportam.

Amy diz que é preciso entender, de uma vez por todas, que são nossas próprias escolhas que nos definem e que devemos aceitar que as outras pessoas estão “separadas de nós”.

Para Amy a única pessoa que devemos comparar com nós mesmos é a pessoa que éramos ontem.

Antes de mudar seu mundo, acredite que você é capaz 

As crenças doentias sobre o mundo surgem porque, no fundo, queremos que o mundo seja justo. Queremos pensar que, se praticarmos boas ações, muitas coisas boas nos acontecerão.

Também pensamos que se resistirmos a tempos ruins o suficiente, receberemos algum tipo de recompensa no final.

Para Amy é preciso aceitar que a vida não é justa e isso pode ser libertador. Significa que não seremos recompensados por nossa bondade, mas também que não somos condenados a continuar sofrendo. Não é assim que funciona.

É preciso acreditar que podemos mudar nossa realidade a partir de nossas ações, começando com um passo de cada vez. E isso pode acontecer agora mesmo.

Insight de destaque

O principal insight dessa apresentação se baseia em um trecho da fala de Amy em que ela compara a força mental com a força física, dizendo o seguinte:

“A força mental é muito parecida com a força física. Se você quisesse ser fisicamente forte, precisaria ir à academia e levantar pesos. Mas se você realmente quisesse ver resultados, também teria que parar de comer junk food. A força mental é a mesma. Se você quer ser mentalmente forte, precisa de bons hábitos, como praticar a gratidão. Mas também é preciso abandonar os maus hábitos, como se ressentir do sucesso de outra pessoa. Não importa quantas vezes isso aconteça, isso o impedirá”


Você pode assistir a palestra completa abaixo:

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.