O que é o telemarketing?
Quais são as principais aplicações do telemarketing?
Quais as principais vantagens da utilização do telemarketing?
3 dicas para uma negociação eficiente por telefone!

Você sabe como funciona o Telemarketing? Veja suas principais vantagens.

Entenda como o telemarketing pode ser usado como uma importante ferramenta para alavancar os negócios e ainda, veja dicas de negociação.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Você sabe como funciona o Telemarketing? Veja suas principais vantagens.

Você provavelmente já foi abordado por um atendente de telemarketing de alguma operadora de telefonia em algum momento da sua vida, certo? Esse serviço que não é tão amado, é muito comum. Mas, afinal, o que é o telemarketing?

Muito além de apenas uma ligação em que um produto ou serviço é negociado, o telemarketing é considerado uma importante ferramenta para alavancamento dos negócios, caso seu uso seja feito da maneira certa.

Diante disso, quer saber mais sobre esse instrumento tão comum mas que não é tão falado? Para isso, vamos te contar com todos os detalhes que se tem direito sobre:

  • O que é o telemarketing?
  • Quais são as principais aplicações do telemarketing?
  • Quais as principais vantagens da utilização do telemarketing?
  • 3 dicas para uma negociação eficiente por telefone! 

Vamos lá!

O que é o telemarketing? 

O Telemarketing é uma forma de atendimento ao cliente, seja para oferecer um produto ou serviço, ou para atender alguma demanda do cliente e até mesmo de suporte técnico para o mesmo.

Esse termo foi usado pela primeira vez em 1970, e desde então, se popularizou e é amplamente utilizado por diversas empresas, especialmente as de call centers. Tais, tem como sua principal estratégia o telemarketing.

Entretanto, as aplicações dessa ferramenta não são limitadas. Ficou curioso e quer saber mais informações sobre elas? Não deixe de conferir o próximo tópico.

Quais são as principais aplicações do telemarketing?

Para alinhar as expectativas, vamos citar aqui algumas das principais aplicações do serviço de telemarketing, tais que são:

  • SAC: o serviço de atendimento ao consumidor é uma das principais aplicações do telemarketing e se caracteriza pelo atendimento humanizado e direto com o cliente; 
  • Vendas de produto ou serviço: é muito comum que a negociação de vendas seja feita através do atendimento pelo telefone, que pode ser um canal muito eficiente para as vendas; 
  • Suporte técnico: para orientações básicas acerca da resolução de um determinado problema técnico, o telemarketing é uma ótima opção, visto que pode otimizar o trabalho presencial desnecessário;
  • Reclame aqui: essa é uma aplicação muito utilizada também, visto que, o telefone pode ser utilizado de forma positiva para o recebimento de feedbacks dos clientes;
  • Atualização de informações: para que os dados cadastrais dos clientes estejam sempre atualizados, o telemarketing é um canal muito eficiente; 
  • Entre outras. 

Muito interessante, não é mesmo? Logo, concluímos que um operador de telemarketing pode atuar de diversas formas, inclusive, além da call center! Mas, e quanto às vantagens da utilização do telemarketing? Continue a leitura e descubra!

Saber lidar com os caminhos disponíveis no mercado de trabalho é fundamental para determinar o seu sucesso e o sucesso das receitas! É necessário agir com base em estratégias! Quer saber como fazer isso e muito mais?
Aprenda com esse Ciclo de Mentoria: Estratégias para aumentar receitas, a elevar os seus negócios a outro patamar e não ficar de fora dos melhores insights de Thiago Coutinho e os melhores convidados!
Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Consultoria #5: Estratégias para aumentar receitas

Quais as principais vantagens da utilização do telemarketing?

Agora que você já sabe o que é o telemarketing e quais são as suas principais aplicações, chegou o momento de descobrir as principais vantagens da utilização do mesmo. Veja a seguir:

Versatilidade 

Como ficou perceptível no tópico anterior, há inúmeras aplicações para o telemarketing dentro de uma empresa. Dessa forma, esse canal pode ser utilizado para mais de um objetivo de forma eficiente.

Marketing direto 

O marketing one-to-one é considerado uma das formas mais efetivas de engajar o seu cliente. Diante disso, a conversa por telefone proporciona essa negociação direta e pode levar a fidelização de clientes de uma forma mais natural.

Flexibilidade 

Uma das principais vantagens do telemarketing é que a adaptação a imprevistos durante uma conversa pelo telefone é algo pertinente e que pode ocorrer com menos burocracia do que as outras negociações remotas.

Qualificação de Leads 

Os leads são as pessoas com potencial de se tornarem clientes. Dessa forma, através do telemarketing, os leads podem ser nutridos e qualificados para se fidelizarem com a proposta da empresa.

Atendimento humanizado 

Apesar de que a internet hoje proporciona diversas formas de atendimento online, o telemarketing traz a figura humana como protagonista desse atendimento, o que é muito mais conveniente para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos.

Além disso, muitas pessoas ainda se sentem mais seguras fazendo compras conversando com o atendente do que através da internet. Por isso, o atendimento humanizado é um ponto muito forte do telemarketing.

E então, já está convencido de que o telemarketing é uma boa ideia dentro dos objetivos que a sua empresa tem? Se sim e se seu negócio está ligado à vendas, se liga nessas dicas incríveis que separamos para você!

3 dicas para uma negociação eficiente por telefone!

Ofereça uma solução, não apenas um produto 

Uma das principais fatores que atrapalham nas vendas por telefone e atribuem o adjetivo de “indesejada” às ligações é a insistência em criar uma necessidade de produto onde não tem.

Por isso, é importante que o objetivo do vendedor seja apresentar uma solução a um problema que o consumidor possa ter e que o produto possa sanar. Dessa forma, se garante a satisfação do cliente e a utilidade do produto ou serviço.

Seja empático e flexível 

A empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso é essencial para que a negociação seja feita de forma humanizada e natural. Diante disso, o vendedor poderá perceber a venda pelos olhos do cliente e ser mais flexível.

Use gatilhos mentais para vender 

Para alcançar o êxito numa venda, é necessário ferramentas que vão facilitar esse processo. Por isso, o uso de gatilhos mentais é  muito eficiente nesse processo e te ajudará a alavancar seus resultados.


Dessa forma, separamos essa super dica para você!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Marketing e Vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.