ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o teste A/B?
Conheça nosso curso!
Como fazer o teste A/B?
Qual é o benefício de fazer um teste ab?
Quantas variáveis são recomendadas em um teste ab?
Dica de ouro!

Aprenda como criar a melhor versão da sua página com o teste A/B

O teste A/B consiste em gerar duas versões de uma mesma página para avaliar quais detalhes causam maior impacto na prospecção de clientes.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Aprenda como criar a melhor versão da sua página com o teste A/B

O teste A/B é uma avaliação de modelos atuais aplicados de formas distintas, não comparando conteúdo antigo com o atual, mas opções de design, botões de compra, call to action, e-mail marketing e mais.

Desse modo, é mensurar o desempenho do seu site por meio dos feedbacks recebidos das diferentes variações aplicadas em uma mesma  página.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é o teste A/B?
  • Como fazer o teste A/B?
  • Qual é o benefício de fazer um teste A/B?
  • Quantas variações são recomendadas em um teste A/B?

O que é o teste A/B?

O teste A/B é uma metodologia comparativa que consiste em fragmentar uma mesma página em versões diferentes para medir seu tráfego. O intuito desse processo é descobrir qual das duas versões realizadas terá uma maior taxa de conversão.

A página A, denominada de atualizada é comparada com a página B, que recebe o nome de desafiante. Por isso, mesmo que o intuito seja diminuir o trabalho, o importante é nunca usar como comparação uma página antiga com uma atual, para que os feedbacks sejam mais assertivos.

Além disso, as estratégias do marketing digital irão auxiliar melhor em uma investigação especifica sobre os detalhes de cada abordagem.

Nesse sentido, saber como inserir um call to action de acordo com o conteúdo da página e em que parte posicioná-lo corretamente fará toda a diferença na hora de originar as modificações da sua página.

Conheça nosso curso!

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Como fazer o teste A/B?

Ao fazer testes A/B, é ideal que sejam observadas algumas etapas para o bom desenvolvimento do objeto que queremos testar. No intuito de realizar essa comparação, é necessário realizar o passo a passo exemplificado abaixo:

1. Estabeleça em qual plataforma será feito o teste

Fazer um teste A/B requer a escolha da plataforma em que a comparação ocorrerá, se será na landing page, no e-mail marketing ou outras.

Além disso, quando o assunto é nutrir leads, a automação de marketing é a ferramenta mais indicada para impulsionar o funil de vendas e, por conseguinte, direcionar o cliente para a decisão de compras.

2. Defina qual será o objeto de comparação

Depois de escolher a plataforma, devemos optar pelo objeto de teste. É importante  definir o motivo para essa aplicação antes de estabelecer objeto.

Vamos exemplificar da seguinte forma: se sua página recebe bons acessos, mas não consegue converter nenhum lead, por qual motivo isso acontece? Tamanho reduzido de botão de compra, falta de depoimentos dos clientes, conteúdo de valor, porém um design confuso. Tudo isso se pode testar.

3. Aplique o teste 

Essa é a parte de confeccionar as duas versões da mesma página e testar para ver qual apresenta a maior taxa de conversão.

É hora de atrair um número igual de clientes para ambas versões. Você pode direcionar a versão A para clientes que já realizaram compras na sua página e a versão B para aqueles que ainda não.

Depois de um período você pode inverter os envios e ver qual apresenta os melhores resultados nos dois grupos de clientes.

4. Permaneça acompanhando os resultados 

Não deixe de acompanhar os resultados mesmo após a finalização do teste, pois são eles que auxiliarão namelhoria contínuada sua página. Você também pode realizar novos testes.

Qual é o benefício de fazer um teste ab?

O seu maior benefício será uma maior geração de leads. Nesse sentido, realizando testes A/B você pode chegar na melhor versão da sua página.

A ideia de sempre testar um objeto diferente ajuda a estabelecer qual versão otimiza mais a plataforma e alcança maior relevância estatística.

Quantas variáveis são recomendadas em um teste ab?

É recomendável aplicar duas versões de uma variável, ou seja, se você quer testar o design do botão de compra deve fazê-lo de duas maneiras apenas, como apresentar uma tamanho de botão para a versão atualizada e outro tamanho para a versão desafiante.


Se você deseja realizar várias versões e, assim, originar vários tamanhos de botões, o indicado é realizar os testes multivariados.

Dica de ouro!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.