O que é um Teste Vocacional?
Por que fazer um Teste Vocacional?
Quais as vantagens de fazer um Teste Vocacional?
Existem limitações nos Testes Vocacionais?
Como funciona um Teste Vocacional?

Teste vocacional realmente é a melhor forma de direcionamento profissional?

Você está em dúvida sobre seu futuro profissional? Entenda se fazer um teste vocacional é a melhor ferramenta para ajudar nessa escolha.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Teste vocacional realmente é a melhor forma de direcionamento profissional?

Uma das fases mais importantes da vida de um estudante é a escolha de qual curso de faculdade fazer. No entanto, normalmente essa etapa também causa muitas dúvidas e questionamentos. Por isso, muitos recorrem ao teste vocacional.

Com o objetivo de mostrar as áreas de atuação que uma pessoa possui mais aptidão, a orientação vocacional leva em consideração os desejos da pessoa e também matérias escolares e habilidades que ela se destaca.

Dessa forma, são alinhadas características psicológicas e de personalidade para direcionar os melhores caminhos profissionais. Você já escolheu a sua profissão? Caso ainda esteja em dúvida, aqui você saberá em detalhes como o teste vocacional pode ajudar nesse momento. Confira!

  • O que é um Teste Vocacional?;
  • Por que fazer um Teste Vocacional?;
  • Quais as vantagens de fazer um Teste Vocacional?;
  • Existem limitações nos Testes Vocacionais?;
  • Como funciona um Teste Vocacional?

O que é um Teste Vocacional?

O teste vocacional é um teste de aptidão que busca identificar as áreas de compatibilidade que encaixem nos interesses de uma pessoa, de acordo com o seu perfil psicológico e as possibilidades existentes no mercado de trabalho.

Para isso, alguns quesitos são avaliados, como:

  • Habilidades;
  • Percepção analítica;
  • Raciocínio lógico;
  • Testes de perfil e personalidade; 
  • Memória.

No entanto, não só isso. Além dos testes, também é necessário fazer um estudo para o entendimento de valores pessoais, expectativas de modelo de trabalho e projeções futuras.

Visto isso, o teste vocacional alinha interesses do momento às perspectivas, trabalhando o desenvolvimento profissionale pessoal desde o início dos estudos.

Mas essa não é a única justificativa do porquê aderir a essa metodologia. Continue lendo o artigo e confira mais motivos.

Por que fazer um Teste Vocacional? 

O teste vocacional pode ser uma das maneiras mais assertivas de direcionar o perfil profissional para uma carreira que faça sentido para a pessoa, diminuindo as chances de mudança de área e até mesmo de insatisfação.

Além disso, com a ferramenta é possível elencar possibilidades antes não mapeadas. Afinal, existem muitos cursos que não são populares e por isso algumas pessoas nem mesmo sabem que eles existem, como por exemplo design de games ou oceanografia.

Por esse aspecto, o teste vocacional amplia os horizontes de quem está em busca de escolher uma graduação. Além de impulsionar as habilidades necessárias para o perfil profissional desde o início da escolha de qual caminho seguir.

Com as mudanças no mercado de trabalho, as vantagens de fazer um teste vocacional podem ser vistas a curto, médio e longo prazo. Agora indo além da sua carreira profissional, você já ouviu falar do teste Ikigai?

Encontre seu propósito de vida com o teste Ikigai!

O teste IKIGAI é uma ferramenta na qual você responderá algumas questões que te levarão a refletir sobre o seu propósito de vida. Você pode ter mais de um IKIGAI, alguns com propósitos e impactos menores mas que te motivam e te dão prazer a curto prazo e outros maiores, relacionados a sua carreira.

Faça o download e monte VOCÊ mesmo o seu próprio IKIGAI.

E aí, já sabe qual o seu propósito de vida? Se a resposta for não, faça agora o nosso teste! Se a reposta for sim, você tem certeza? Faça também para garantir rs!

Teste Ikigai Descubra seu propósito de Vida

Quais as vantagens de fazer um Teste Vocacional?

Fazer um teste vocacional traz inúmeras vantagens para o estudante. Para que você entenda melhor quais os benefícios desse procedimento, separamos uma lista que inclui desde os aspectos mais emocionais até os mais objetivos. Confira:

  • Reduzir a ansiedade no período do vestibular; 
  • Aumentar o entendimento da carreira profissional que irá vivenciar durante e depois da faculdade;
  • Entender as profissões com a perspectiva de estudos e também das responsabilidades do dia a dia no mercado de trabalho;
  • Segregar eventuais pressões externas para a escolha de determinada profissão das vontades individuais;
  • Identificar com mais facilidade maneiras de se preparar para o mercado de trabalho desde o início da faculdade;
  • Reduzir as chances de insatisfação com o curso e eventuais mudanças de faculdade;
  • Alinhar as expectativas de projeção de retorno financeiro desde a escolha do curso, evitando possíveis descontentamentos futuros;
  • Aumentar a satisfação com a carreira através da realização profissional.

Apesar de todos os benefícios, alguns aspectos devem ser ponderados. Afinal, o resultado do teste vocacional não é uma verdade absoluta e por isso deve ser entendido como um direcionamento. Confira os motivos abaixo.

Existem limitações nos Testes Vocacionais?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o teste vocacional é feito com base nas percepções e planos de hoje. Com isso, se feito ao longo de etapas diferentes da vida, nem sempre os resultados serão os mesmos.

Justamente por isso, não se pode tomar o resultado de um teste vocacional como verdade absoluta e que deve ser seguida por toda a vida.

Os planos na fase de adolescência podem ser diferentes dos da fase adulta. E por isso, se logo após o ensino médio o teste indicar para um caminho, pode ser que ele não reflita a melhor escolha de carreira para toda a vida.

Por isso, mesmo seguindo o curso indicado pela metodologia, pode haver desejos de mudança profissional ao longo da vida.

Agora vamos descobrir como é feito um teste vocacional na prática? Descubra mais detalhes dessa metodologia a seguir!

Como funciona um Teste Vocacional?

Existem diversas formas de fazer um teste vocacional. Com isso, os estudantes podem escolher entre as modalidades presenciais ou à distância, com profissionais da área ou testes genéricos, entre outras diversas possibilidades.

Por isso, vale sempre ressaltar que o funcionamento entre as opções. Sendo assim, deve-se sempre avaliar quesitos como orçamento, personalização e experiência do profissional. Assim você poderá decidir qual a melhor opção para você.

Dito isso, de maneira geral, a primeira fase do teste vocacional realizado com profissionais é a entrevista individual. Ela é pautada no autoconhecimento. Por isso, levará em consideração memórias de infância, hobbies, percepções sobre si mesmo e também desejos para o futuro.

Após essa etapa, cada profissional pode escolher a sua abordagem e metodologias. Em geral, alguns testes são feitos, como:

Com o resultados dessas avaliações, o profissional passa a ter embasamento para direcionar as áreas que mais se encaixam com as perspectivas e habilidades de cada um dos estudantes.

É comum que os testes vocacionais onlines também levam esses aspectos em consideração através de perguntas objetivas que relacionem o seu perfil de comportamento com as possibilidades de áreas de atuação profissional.

Você já considerou alinhar uma carreira na área de engenharia com o setor de tecnologia? Confira mais sobre essa tendência que promete dominar o mercado de trabalho nos próximos anos!

Por que escolher uma carreira na área da tecnologia?

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Teste Ikigai - Descubra seu propósito de Vida, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Ikigai Descubra Seu Propósito De Vida Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.