Já pensou se tudo aquilo que ensinaram para você sobre trabalho e riqueza fosse uma ilusão?

Durante toda a vida, você ouviu que o caminho para ser rico é ir para escola, ser o melhor aluno da classe, conquistar um emprego, subir de cargo e juntar um pouco de dinheiro todo mês, para só então na velhice aproveitar a riqueza que construiu.

Mas esse é o caminho extremamente longo, e a verdade é que existe, sim, maneiras de você construir sua riqueza em poucos anos e aproveitá-la ainda em sua juventude.

Esse não é um caminho fixo nem existem regras definidas, mas, de acordo com o autor, existe uma forma de pensar e agir que definirá sua riqueza.

Neste resumo, descubra tudo que é necessário para começar a trilhar seu caminho para riqueza ainda hoje e conquistar o sucesso financeiro. Confira!

 

 

Sobre a obra

 

O livro “The Millionaire Fastlane”, escrito por M. J. DeMarco, fala sobre os segredos para superar a mentalidade do "fique rico lento" e tomar caminhos muito mais promissores para a riqueza.

Durante a obra, você vai entender porque simplesmente trabalhar toda a vida e juntar 10% do que ganha todos os meses, até se aposentar e usufruir de sua pequena riqueza, é a pior forma de tentar o sucesso financeiro.

Sem fórmulas prontas ou conselhos vazios, o livro mostra o verdadeiro caminho para enriquecer a curto e médio prazo e aproveitar os frutos de seu sucesso ainda na juventude.

Nos acompanhe nesse resumo e descubra como você pode construir sua própria via expressa para a riqueza e tornar-se milionário. E se você quiser se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa do livro está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

J. DeMarco é um empreendedor e autor decidido a desconstruir a ideia de construção de riqueza que temos atualmente.

Durante toda a juventude, alimentou o sonho de viver sem patrão e conquistar riqueza, até que ele abriu os olhos e enxergou o caminho que precisava para isso.

The Millionaire Fastline (A Via Expressa dos Milionários)” é seu primeiro best-seller, e conquistou milhares de fãs mundialmente.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esta obra é indicada para quem não vê sentido na noção de sucesso profissional atualmente, e quer viver os frutos de seu trabalho não daqui a 40 anos, mas hoje.

Não importa sua idade, se você é universitário, ou já tem anos de carreira, as dicas deste livro mostram como construir riqueza independente de onde você está hoje.

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos de destaque do livro são:

 

  • O caminho para riqueza pode ser um trajeto mais rápido e independente de empregos;
  • Para conquistar o sucesso financeiro, você precisa mudar seus hábitos e forma de agir hoje;
  • Não existe um caminho fixo para a riqueza, e o que funcionou para um pode não funcionar para você. Por isso você deve traçar sua própria via expressa;
  • A Via Expressa não faz diferenciação de idade e nem escolaridade. Não importa se você tem 20 ou 50 anos, pode trilhar o caminho para riqueza;
  • Conselhos “vazios” como “seja persistente”, podem até fazer diferença no caminho para a riqueza, mas é preciso mais do que isso para o sucesso.

 

Dividido em 45 capítulos, o livro traz os principais aspectos para você entender como construir seu próprio caminho para se tornar milionário. Quer descobrir quais são eles? Continue nos acompanhando e confira!

 

Overview: "Fique rico devagar" é "fique rico velho"

 

Primeiro, é importante entender que o caminho que indicam para a riqueza e que é seguido por todos, é o caminho da mediocridade. Esse processo de ir para escola, ter notas em destaque, fazer faculdade e conseguir um emprego logo após se formar e juntar dinheiro, não funciona.

Através dele, pode ser que você fique rico... aos 65 anos. Ou seja, depois de passar 40 ou 50 anos se dedicando e trabalhando, só depois você poderá usufruir do que construiu.

É todo esse trajeto que o autor chama de "fique rico devagar".

De acordo com DeMarco, seguir esse caminho, que é o que todo mundo segue, é o mesmo que ser normal, e o normal não alcança nada de especial.

 

A mensagem do "fique rico devagar"

 

J. DeMarco diz que o conceito por trás do "fique rico devagar" na verdade é muito simples: sacrifique todo o seu hoje, sua energia, sonhos e desejos, em prol de talvez ter algum dinheiro na velhice.

Isso é mesmo justo?

E a primeira coisa que você precisa superar, é o mito de que só é possível usufruir da riqueza durante a velhice.

 

Mudando a sua mentalidade para pegar a Via Expressa

 

De acordo com o autor, nem sempre a Via Expressa é fácil de encontrar. Ele mesmo, na verdade, passou anos estagnado, pulando de negócio em negócio e fracassando em todos.

Ele vendia serviços de propagando para sites, mas ninguém comprava.

Foi então que, de acordo com ele, mudou a mentalidade e enxergou que para ganhar dinheiro de verdade, precisava vender a solução de um problema real, e não vender seu tempo de trabalho por dinheiro.

 

 

Enxergando a Via Expressa

 

O escritor explica que soube que encontrou sua própria Via Expressa quando percebeu que tinha conseguido criar um negócio que gerava dinheiro 24 horas por dia, 7 dias na semana, sem comprometer horas de trabalho dele.

Ou seja, ele não precisava vender suas horas de trabalho para conseguir dinheiro. Ele criou uma estrutura que se movia praticamente sozinha, propondo uma solução para um problema que ele já tinha identificado em outras empresas.

 

Overview: A riqueza não é uma estrada, é uma viagem

 

Para alcançar a Via Expressa, o autor afirma que você precisa ter em mente que você não está apenas seguindo uma estrada. Você precisa pensar na estrada como uma grande viagem, que para funcionar precisa ser planejada.


 

Ou seja, o que importa não é exatamente o destino final, mas todo o processo de chegar até ele e aproveitá-lo.

Por isso, mais do que nunca, você precisa ter em mente que a riqueza é um grande processo. Ela não é simplesmente um resultado final, mas uma construção contínua.

 

Entenda qual o seu mapa

 

Segundo DeMarco, existem 3 diferentes mapas e caminhos utilizados por pessoas para alcançar o sucesso financeiro.

 

1. A Calçada

Quem segue esse mapa, passa a vida inteira na pobreza, mesmo que ganhe altos salários. Ela preza completamente pelo prazer do hoje, e não pensa no futuro.

Se algum imprevisto acontece na vida dessa pessoa, ela vai completamente à falência.  

 

2. A Via Lenta

 

O caminho das pessoas medíocres. Elas sabem da importância de cuidar do próprio futuro, mas escolhem o caminho lento, aquele seguido por todos, esperando conseguir alcançar a riqueza.  

 

3. A Via Expressa

 

O caminho menos utilizado, talvez mais arriscado, mas que garante altos ganhos a médio e longo prazo.


 

J. diz que esses 3 caminhos são uma escolha, e você pode fazê-las a qualquer momento da sua vida. Se decidiu que vai seguir pelo 3º caminho, nos acompanhe mais um pouco neste resumo e confira algumas dicas.

 

Overview: Riqueza - o mapa da Via Expressa

 

Mas, afinal, o que é a Via Expressa? Conforme o autor, mais do que um caminho a ser seguida, ela é um estilo de vida e um modo de pensar nos seus negócios.

Para seguir esse caminho, alguns pontos são fundamentais:

  1. Opte pelo ganho controlável ilimitado (GCI): Na Via Lenta, provavelmente você optaria por mercado de ações ou investimentos do tipo para ficar rico. Na Via Expressa, você deve optar por negócios controláveis e de rendimento que não dependa do constante investimento de hora de trabalho seu;
  2. Tenha seu próprio negócio: Ter o próprio negócio é essencial para a Via Expressa, assim como ter um emprego é fundamental na Via Lenta. Faça sua escolha;
  3. Transforme em seu estilo de vida: Você precisa estar comprometido com esse estilo de vida;
  4. Opte pela Criação Rápida de Riqueza

 

Além disso, M. J. DeMarco destaca outra coisa: ficar rico rapidamente, que é um resultado natural da Via Expressa, não é o mesmo que “fique rico facilmente”.

Ficar rico de maneira rápida tem mais a ver com ter a ideia certa e vendê-las bem. Isso não significa que será um processo fácil e nem que terá pouco trabalho envolvido.

Mas, a longo prazo, o trabalho inicial que você teve desenvolvendo a ideia renderá bons frutos e riqueza exponencial.


 

Mude sua estratégia

 

De acordo com o autor, quem caminha pela Via Expressa se assume como alguém que está disposto a ser criativo e empreendedor. Você precisa trabalhar, estudar e se esforçar para se tornar um visionário, e assim conseguirá dinheiro.

Provavelmente, você enxerga a riqueza como algo que permite que você consuma muitos produtos. Antes disso, comece a pensar no contrário: a riqueza como uma construção, como a venda de muitos produtos.

Ao invés de pensar em si mesmo como consumidor, construa a mentalidade de que é um produtor e mantenha-a sempre em primeiro plano.

 

Overview: Sua velocidade - acelere a riqueza


 

Você encontrou um caminho, mas se não pensá-lo da maneira correta, talvez ele nunca se transforme de fato em uma Via Expressa.

Para que você ganhe velocidade nesse caminho, M. J. diz que é necessário começar a pensar em todo o processo de forma estratégica, como em um jogo de xadrez.

Cada peça tem uma função, todas com igual importância para garantir a vitória no jogo.

Okay, você teve a ideia de uma boa solução, que tem potencial no mercado e pode torná-lo rico.

Mas isso só vai acontecer se movimentar as outras peças do jogo. Elas são:

  • A execução do projeto;
  • O marketing;
  • O serviço ou atendimento ao consumidor;
  • Seu produto;
  • As ideias.

 

A Execução é o Rei; as ideias são os peões

 

Fazendo uma alegoria direta com o jogo de xadrez, o autor afirma que você precisa perder a crença de que a ideia é o item mais importante de seu negócio.

 

 

Apesar de ser importante, uma boa ideia não vale nada, se não for executada. Uma boa ideia é como os peões, dando apoio e suporte para o rei, que é a execução.

E quanto melhor for a sua execução, mais valioso para o mercado o seu produto se tornará.

 

Queime o Plano de Negócios; dê ignição na execução.

 

Claro, os planos de negócios são importantes. Todo processo de planejamento pode evitar erros graves e até mesmo a falência.

Porém, um erro ainda comum é passar meses ou até mesmo anos na fase de "planejamento" e nunca colocar algo em prática.

Mais do que isso, conforme o escritor, o plano de negócio é até mesmo inútil, se não é associado com a execução. Pondo suas ideias em prática o quanto antes, você descobre mais rápido o que funciona.

Em outras palavras, estará muito mais preparado para de fato entregar um produto eficiente para seus clientes, e isso é o que importa, afinal.  

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Paulo Vieira, autor do livro Fator de Enriquecimento diz que a jornada de enriquecimento é feita de picos e vales, esteja preparado e disposto a não parar no meio do caminho. Lembre-se que o não desistir é que fará de você um milionário. Faça com que você tenha uma mentalidade de sucesso, seja capaz de ver a adversidade e seguir em frente, fazendo o que tem que ser feito.

Lynda Gratton, em The 100 Year Life, diz que, para maior longevidade, as pessoas devem fugir da vida em 3 estágios - educação, trabalho e aposentadoria - para uma vida com múltiplos estágios. Para ter uma vida com variados estágios, é preciso flexibilidade e mudança na forma como o tempo é utilizado.

É necessário planejamento financeiro a longo prazo, com a crença em suas habilidades e autocontrole para para um plano de poupança e investimento.

Por fim, a autora do livro The Dumb Things Smart People Do With Their Money, Jill Schlesinger, afirma que as pessoas não devem investir seu dinheiro naquilo que elas não conhecem. Deve se ter um bom planejamento e um conhecimento aprofundado de onde vão investir. Além disso, é importante que o investimento faça sentido para o seu propósito de vida, de alguma forma.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Pare de pensar como um funcionário que vai passar o resto da vida trabalhando para uma empresa, para só no fim da vida aproveitar os frutos do seu esforço;
  • Trabalhe com propósito e paixão para continuar motivado, independente das dificuldades;
  • A riqueza não depende de fórmulas, mas exige crenças, estilo de vida e processos definidos por você;
  • Crie soluções em forma de produto, garantindo automatização do processo e uma renda que não seja dependente de sua força de trabalho;
  • Pare de planejar e execute! Use os aprendizados da execução para melhorar o planejamento, criando um ciclo eficiente e produtivo.

 

O que achou?

 

E então, está pronto para mudar o trajeto de sua vida e pegar a Via Expressa para o sucesso? Se você gostou do resumo, deixe seu feedback nos comentários!

Além disso, se você se interessou pelo livro, pode comprá-lo clicando na imagem:

 

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.