1. Colaborador Produtivo
2. Colaborador Validador
3. Colaborador Sociável
4. Colaborador Medroso
5. Colaborador Peça-Chave
6. Colaborador Acumulativo
7. Colaborador Comunicativo
8. Colaborador Rival
Dica de Ouro!

Saiba Como Identificar os 8 Tipos de Colaboradores Mais Presentes nas Empresas

São oito tipos traçados com base em diferentes perfis de colaboradores para que você descubra quais deles agregam melhor a empresa.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Saiba Como Identificar os 8 Tipos de Colaboradores Mais Presentes nas Empresas

Existem diferentes tipos de colaboradores e, dentre eles, há os que melhor se encaixam ao perfil da sua empresa. Você sabe quais são?

Ao longo desse artigo, vamos listar e discutir as características mais importantes dos principais tipos.

Porém, é necessário fazer com que esses profissionais evoluam. Nesse sentido, incentivar o crescimento dentro da empresa pode ocasionar a mudança do perfil de colaborador procrastinador para um perfil peça-chave. Lembre-se: lidar com diversos casos é complicado, mas possível.

Veja os principais pontos que serão abordados aqui e confira quais sãoos tipos de colaboradores:

  1. Colaborador produtivo;
  2. Colaborador validador;
  3. Colaborador sociável;
  4. Colaborador medroso; 
  5. Colaborador peça-chave;
  6. Colaborador acumulativo; 
  7. Colaborador comunicativo; 
  8. Colaborador rival.

1. Colaborador Produtivo

Ao traçar o perfil de colaboradores produtivos, podemos descobrir características voltadas à inovaçãoe à criatividade.

Além disso, ele é o primeiro a responder qualquer pergunta sobre a melhoria da empresa e sempre tem ideias ótimas para um melhor desenvolvimento do seu ambiente de trabalho e da sua equipe.

Por seu perfil de dinamismo, quase sempre alcança as metas estipuladas e consegue entregar as atividades propostas dentro do tempo determinado, estando em equipe ou sozinho. Assim, sabe exatamente em quem propor avanços.

2. Colaborador Validador 

O famoso indeciso! Esse profissional tem medo de tomar alguma decisão errada e, por conta disso, gosta de validá-la com todo mundo a todo tempo, o que chega a ser cansativo para a equipe.

Encontramos perfis assim porque ainda há empresas que não capacitam seus profissionais. Assim, precisam lidar com a insegurança deles na tomada de decisões.

3. Colaborador Sociável 

O perfil desse colaborador é um perfil de grupo. Não tente colocá-lo em atividades isoladas de outros profissionais, pois ama realizar seu trabalho em equipe e essa é a sua característica marcante.

Sabe aquela pessoa que rendia significativamente em uma área e, quando mudou de setor ou de cargo, decaiu em sua produtividade? É esse profissional.

Se você colocá-lo para liderar equipes ao invés de realizar um trabalho isolado, com certeza terá um profissional com perfil de evolução para o peça-chave, presente no item 5.

4. Colaborador Medroso 

Este profissional geralmente tem medo de pedir ajuda. Não é que prefira realizar seu trabalho sozinho, mas por temer se sentir avaliado opta por fazê-lo de modo separado.

Por conta desse medo, que vem de uma falta de capacitação enorme, é que o profissional não solicita apoio quando necessário e também não escuta opiniões diferentes da sua. Matriculá-lo em um de nossos cursos pode ajudar.

5. Colaborador Peça-Chave

O profissional que tem esse perfil é aquele que resolve, planeja, executa e cobra ações para a melhoria contínua. Se você ainda não o conhece, é porque esse é um tipo raro no mercado de trabalho.

Cabe ressaltar que essas características não nasceram com o colaborador. Não é dom. É evolução! Ele estuda muito para realizar essas atividades.

Dessa forma, sua empresa precisa apoiar os funcionários quanto à capacitação, pois a característica primordial desse tipo de profissional é a busca por conhecimento.

6. Colaborador Acumulativo 

O profissional com perfil cumulativo é aquele que junta função de um dia para outro e, por isso, se sobrecarrega. Quer receber um aumento, mas o desempenho no trabalho não é proporcional.

Se pesquisarmos os motivos para essa procrastinação, descobriremos um profissional desmotivado a realizar qualquer tarefa que lhe seja pedida.

Isso acontece porque ele se sente estagnado em seu cargo, o que a capacitação  também pode resolver. Impulsionar seus resultados é o melhor caminho.

7. Colaborador Comunicativo 

Diferente do sociável, este profissional é excelente em argumentação positiva. Se seu cargo for na área de vendas, ele estará em seu habitat natural.

Às vezes é reconhecido por falar demais, o que um curso de oratória pode aprimorar muito bem.

O ideal é identificar a característica principal de cada profissional e usá-la a favor da empresa. Assim, seus profissionais terão a oportunidade de evoluir.

8. Colaborador Rival 

Você deve se lembrar daquele profissional que não reage bem quando as outras pessoas apontam melhorias para a sua área.

Este é um perfil que para não se sentir inseguro opta pelo confronto. O principal sentimento que ele passa para qualquer outro funcionário é o de competitividade tóxica, o que interfere no clima organizacional da empresa.

Assim, se nega a ser ponte entre as áreas e toda vez que se sente confrontado em suas decisões, usa a argumentação negativa para intimidar quem o confronte.

Dica de Ouro!

Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.

Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.

Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!

Clique no botão abaixo e faça o download

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.