O que é concorrência?
Quais são os 3 Tipos de Concorrência?
Como analisar os tipos de concorrência?
Quais as vantagens em conhecer os tipos de concorrência?
Essa é a trilha para o sucesso!

Como os Tipos de Concorrência devem ser analisados e por que isso é um diferencial?

Entenda como analisar os players do mercado que você atua e traçar estratégias vencedoras com base no que os seus potenciais clientes valorizam.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como os Tipos de Concorrência devem ser analisados e por que isso é um diferencial?

Em um ambiente cada vez mais globalizado e competitivo, conhecer o que os outros players oferecem, a diferenciação entre os produtos de várias marcas e as estratégias de negócio pode ser um diferencial. Por isso, cabe a cada empresa analisar os tipos de concorrência do mercado em que ela está inserida.

Por um lado, existem os concorrentes diretos. Aquelas companhias que possuem o mesmo nicho de mercado e oferecem produtos que suprem as mesmas demandas do cliente. Neste caso, entender as estratégias desse tipo de concorrência é um ponto essencial para se destacar frente ao mercado.

Já por outro lado, estão os concorrentes indiretos. Essas empresas vendem produtos ou serviços que não são, necessariamente, os mesmos, no entanto, eles podem atender às mesmas necessidades do consumidor. Nessa vertente, é importante analisar e traçar ideias e diferenciais.

Quer saber mais sobre os tipos de concorrência e como analisá-los? Vamos te explicar através dos seguintes tópicos:

●        O que é concorrência?

●        Quais são os 3 Tipos de Concorrência?

●        Como analisar os Tipos de Concorrência?

●        Quais as vantagens em conhecer os Tipos de Concorrência?

  • Essa é a trilha para o sucesso!

O que é concorrência?

Concorrência é um termo econômico utilizado para designar uma situação em que dois ou mais negócios disputam pela mesma fatia de mercado, ou seja, buscam prospectar e atender os mesmos consumidores.

No entanto, esse cenário pode se modificar e ter subclassificações de acordo com as características do ambiente.

Por exemplo, em um mercado com muitos vendedores, a baixa diferenciação de produtos e de preço é conhecida como concorrência perfeita.

Já para situações em que temos um desequilíbrio entre oferta e demanda influenciando os preços é possível observar uma concorrência imperfeita.

Apesar dessas nuances, em ambos os cenários existem competidores que desejam se destacar frente aos demais players de mercado a fim de captar clientes através de melhores estratégias.

Quais são os 3 Tipos de Concorrência?

De maneira geral, existem três formatos de competição. Eles são classificados conforme pontos como o nicho de mercado, similaridade dos produtos ou serviços e até mesmo as estratégias de vendas utilizadas.

Por isso, para classificar os players de mercado que competem com o seu negócio, primeiro é preciso entender quais são os tipos de concorrência. Assim, ficará mais fácil traçar estratégias e fazer com que o seu negócio se destaque.

Sendo assim, preparamos um resumo detalhado para que você saiba analisar de maneira assertiva. Vamos lá?

Concorrentes diretores

As empresas que se enquadram como concorrentes diretos do seu negócio são aquelas que oferecem os mesmos produtos e serviços e compartilham do mesmo nicho de mercado. Nesse contexto, todos os consumidores de uma são potenciais clientes da outra.

De maneira geral, são concorrentes diretos os negócios que:

●        Possuem o mesmo público-alvo;

●        Compartilham de tecnologias similares;

●        Solucionam as mesmas dores dos clientes;

●        Utilizam canais de comunicação e estratégias de venda parecidas.

São exemplos de concorrentes diretos as marcas de suco Del Valle e Tial, ou as lojas de departamento Renner e Riachuelo.

Concorrentes indiretos

Os concorrentes indiretos são menos óbvios de se identificar. Afinal, os produtos e serviços não são necessariamente os mesmos, mas oferecem a solução para a mesma demanda do cliente.

Sendo assim, as empresas podem possuir diferentes públicos-alvo, personas, tecnologias e estratégias distintas. No entanto, ainda assim, podem ser concorrentes indiretas.

Continuando com o exemplo dado anteriormente, se encontra nessa categoria as marcas de refrigerantes para as de sucos, bem como lojas de marca para as de departamento.

Concorrentes substitutos

O último dos tipos de concorrência é chamado de substituto ou concorrente potencial. Para detectar os negócios que fazem parte desse tipo de ameaça para o seu negócio é muitas vezes preciso ter uma visão estratégica e de longo prazo.

As empresas se caracterizam por oferecer ao consumidor uma solução que pode substituir outra. Para ficar mais tangível, basta pensar em tablets e computadores. Apesar de não serem o mesmo produto, quem decide pela compra de um, pode deixar de adquirir o outro.

Além disso, outros bens podem ser comparados são:

●        Câmeras digitais e smartphones;

●        DVDs e serviços de streaming.

Agora que você já sabe quais são os tipos de concorrência, vamos aprofundar na análise estratégica deles. Para isso, não deixe de acompanhar o próximo tópico.

Como analisar os tipos de concorrência?

Para analisar os tipos de concorrência é preciso entender o que a sua empresa oferece e qual o propósito do negócio. Só assim, será possível fazer a análise nos critérios do valor que você quer agregar ao cliente.

Nesse sentido, a avaliação dos concorrentes é fundamental. O passo deve ser identificar quais são eles. Isso pode ser feito através de pesquisas de mercado diretamente com clientes, buscas mais passivas mecanismos como Google

Em conjunto, ambas as perspectivas possibilita entender aspectos como:

●    Presença: capilaridade e regiões de atendimento de cada empresa;

Serviços e produtos: experiência do usuário, tecnologias, inovações e diferenciais;

●    Conteúdos e comunicação: abordagem da presença digital e estratégias de marketing;

●   Relacionamento: canais de atendimento disponibilizados para o cliente, agilidade e qualidade na resolução dos problemas.

Esses aspectos são base para entender as competências e características de destaque do mercado. Com esse embasamento, será possível notar as vantagens e aproveitar os benefícios estratégicos de conhecer os seus concorrentes.

Quais as vantagens em conhecer os tipos de concorrência?

Mais do que saber o que os seus competidores estão desenvolvendo e colocando em prática no mercado, conhecer os seus tipos de concorrência também dá insumos para a criação das suas próprias estratégias.

No entanto, essa vantagem pode se desdobrar em diversas outras. Por isso, separamos uma lista com os principais impactos positivos de analisar os seus diferentes tipos de concorrentes.

Garantir o básico bem feito

Algo que pode manchar a reputação de uma marca é quando ela é comparada com outra, mas possui características piores. Pode exemplo, dois bancos digitais no qual um deles possui uma interface com boa usabilidade e outra nem tanto.

Pelos serviços e produtos serem muitas vezes oferecidos por concorrentes diretos, essas comparações são muito comuns.

Nesse sentido, conhecer o que os outros players de mercado estão oferecendo é fundamental para que você aprimore cada vez mais o que é essencial e se torne referência nesses quesitos para o seu cliente.

Buscar inovações relevantes

A análise dos concorrentes também pode ser a base para identificar demandas dos clientes e propor inovações. Dessa forma, por sempre querer se destacar, o seu negócio passa a otimizar os processos e tentar oferecer uma experiência cada vez melhor para o cliente.

Assertividade na precificação

Outro ponto relevante quando o assunto é conhecer os tipos de concorrência é a precificação de serviços e produtos.

Tendo como base o que é cobrado pelo mercado, é sempre mais fácil colocar em prática as estratégias de mercado. Sejam elas realmente na atração da demanda por níveis menores de preço ou por agregar valor e ter a possibilidade de cobrar a mais por isso.

Buscar pelo aumento da demanda

Além de todos os pontos já citados, conhecer bem os seus tipos de concorrentes pode fazer com que você tenha vantagens competitivas mesmo oferecendo um produto semelhante.

Afinal, qualquer mudança nas estratégias de venda pode fazer a diferença para atingir mais clientes desse mercado. Mas, também, melhoras em marketing, qualidade, atendimento e até mesmo gestão interna podem ter o mesmo impacto.

Sendo assim, apenas o conhecimento do seu mercado te permitirá investir no que trará mais resultados para o seu negócio.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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