Você quer trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana até os 70 anos e ficar velho demais para curtir sua merecida aposentadoria? Ou você prefere trabalhar apenas quatro horas por semana, de qualquer lugar do mundo, e receber em um mês o que você atualmente recebe em um ano?

Parece loucura, até mesmo utopia, não acha? Mas reduzir a sua jornada de trabalho até quase nada não é impossível como você pensa. O autor, Tim Ferriss, conta nesse livro como conseguiu essa façanha e dá dicas para que você também consiga.

 

Sobre a obra

 

O livro Trabalhe 4 Horas por Semana (2007), do original em inglês “The 4-Hour Workweek”, mostra uma nova mentalidade de pessoas que se emanciparam da rotina de trabalho e como funciona os segredos dos Novos Ricos.

Em vez de trabalhar duro pelo resto de seus dias em um escritório, esperando a aposentadoria, comece a aproveitar a vida hoje, a partir de uma mudança de mentalidade.

Comece definindo metas ousadas para si mesmo e concentre seus esforços nos 20% das tarefas mais impactantes. Em seguida, liberte-se do escritório mostrando que você é mais

eficiente trabalhando em casa, pare de ir a reuniões inúteis e saia do hábito de verificar constantemente sua caixa de entrada.

No livro, Tim subdivide sua ideia em 4 passos, chamados de Fórmula DEAL, que o leitor deve executar para aplicar o conhecimento na sua vida.

Além disso, se você preferir adquirir a versão impressa, pode conseguir mais informações nos links:

 

Sobre o autor

 

Tim Ferriss é um investidor e consultor de sucesso para startups de tecnologia. Ele esteve envolvido na criação de empresas como Uber, Facebook e Alibaba, para citar apenas alguns. Ele também é o criador de uma renomada série de podcasts, The Tim Ferriss Show.

Ele já publicou outros livros, sendo os principais “4 horas para o corpo” (2010), “As Ferramentas dos Titãs” (2016) e “Tribe of Mentors” (2017).

Além disso, Tim mantém seu blog "tim.blog" onde é possível acessar os podcast e conteúdo sobre empreendedorismo e produtividade.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O conteúdo do livro é recomendado para quem está cansado das rotinas semanais.

Para assalariados que sonham com um estilo de vida de viagem e lazer.

Pessoas que não sabem como alcançar seus sonhos.

 

Ideias principais do livro

 

  • A fórmula DEAL (Definição, Eliminação, Automação e Libertação);

  • Defina seus objetivos. Decida o que é mais importante. Trace metas. Pergunte-se: “O que eu quero de verdade?”;

  • Elimine distrações que tomam tempo. Saiba como ser efetivo. Foque nos 20% mais importantes e ignore os 80% que não ajudam. Aprenda a dizer “não”;

  • Automatize seu fluxo de caixa para aumentar sua renda. Desenvolva seu próprio negócio que pode ser gerenciado de onde quiser;

  • Libere-se de expectativas tradicionais. Desenvolva seu trabalho de forma que tenha tempo e mobilidade.

 

Overview: Primeiro princípio - Novos ricos

 

 

No ano de 2004, o autor sofreu um esgotamento por excesso de trabalho e foi obrigado a se afastar por um ano. Durante esse período, ele viajou o mundo e percebeu que é possível tocar um negócio lucrativo com o mínimo de esforço.

Com essa ideia, ele entrou na cultura dos “Novos Ricos”, caracterizada pela alta mobilidade e liberdade financeira. Os novos ricos não estão presos ao seu local de trabalho, o que os permite viajar sempre e se manter em total controle de seu tempo.

Diferente da chamada “pequena nobreza”, eles não herdaram sua fortuna, mas a construíram através da automatização de sua renda e do desenvolvimento de um produto popular.

Os novos ricos perceberam que o melhor momento para realizar seus sonhos é agora. Eles sabem que além das coisas que as pessoas normalmente associam aos milionários - viagens, carros, hobbies - existem mais dois componentes fundamentais: mais liberdade e tempo livre.

Pensando nisso, eles partem do princípio de que não é preciso ser milionário para ter esses dois componentes e vão além, afirmam que podem ser alcançados com relativa facilidade.

A flexibilidade e a mobilidade são elementos cruciais para uma vida luxuosa. São pré-requisitos para a habilidade de fazer o que quiser, quando quiser. E nenhum desses elementos é possível de ser atingido com uma jornada de 40 horas semanais de trabalho.

 

Overview: Passo I - D é para Definição

 

De acordo com a teoria do autor, você deve escapar da ideia de “viver para trabalhar”. Em vez disso, deve “trabalhar para viver”.

Inicialmente, você deve mudar sua abordagem. Por exemplo, com relação à aposentadoria: ela não deve ser encarada como uma luz no fim do túnel, um “dia prometido” para se ter liberdade.

Em vez disso, por que não trabalhar de maneira mais efetiva e poder aproveitar os benefícios do seu esforço enquanto ainda é jovem?

Para isso, você precisa ter em mente o que você realmente quer. Faça o exercício de imaginar o que estaria fazendo da sua vida se não tivesse que trabalhar. Pense sobre o seu grande sonho.

Agora, defina muito bem o seu maior pesadelo. Qual é a pior coisa que pode acontecer se você seguir o seu sonho?

Por fim, compare o seu grande sonho com o seu maior pesadelo. Essa possível situação é ruim o suficiente para te fazer abandonar do seu sonho?

 

Overview: Passo II - E é para Eliminação

 

No mundo atual, existem muitas distrações que fazem com que nosso desempenho no trabalho caia, ou seja, que percamos tempo. Por isso, é importante utilizar técnicas para eliminar a maioria das atividades mundanas que enchem nossa vida profissional. São elas:

 

1. Monte a sua lista de afazeres de amanhã antes que termine o dia de hoje. Quando adicionar um item na lista, se pergunte se você consideraria aquele como um dia produtivo se realizasse apenas aquela tarefa. Caso não, esse item não é importante.

2. Não realize múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Foque apenas no que é mais importante no momento, isso te permite finalizar aquela obrigação mais rapidamente.

3. Force-se a terminar seu dia às 16h e sua semana na quinta-feira. Mesmo que você tenha que ir trabalhar na sexta, vá e faça algo que te trará desenvolvimento pessoal. O objetivo disso é aprender a comprimir o seu tempo produtivo.

4. Experimente ficar uma semana sem notícias da mídia. Evite televisão (exceto se for para relaxar) e qualquer tipo de leitura que não seja ficção (jornais, revistas, internet). No fim da semana, você vai perceber que a sobrecarga de informações estava te causando um leve déficit de atenção.

5. Verifique seu email apenas duas vezes por dia. A combinação deste hábito com o de evitar múltiplas tarefas pode reduzir muito o tempo perdido com emails não importantes.

6. Nunca vá para uma reunião que não tenha um roteiro claro a ser seguido. Sempre que alguém te sugerir um encontro, peça pelo escopo. Caso não exista, pergunte o motivo pelo qual vocês devem se reunir, afinal. Fazendo isso, suas reuniões serão muito mais produtivas e evitará as que seriam perdas de tempo.

7. Não tenha medo de colocar uma placa de “não perturbe” em sua porta. Quando você está fazendo algo e é interrompido toda hora por outras pessoas, você está realizando mais de uma tarefa, o que é uma perda de tempo pois não faz nenhuma delas de maneira efetiva.

 

Overview: Passo III - A é para automação

 

Neste ponto, você precisa encontrar o que o autor chama de “musa”, isto é, um negócio que você conheça, esteja disposto a tentar e que possua uma grande demanda. Para determinar isso, você pode fazer um brainstorm sobre os produtos e os serviços desse mercado específico.

Além disso, é possível identificar tendências com pesquisas simples no Google AdWords ou mesmo nos itens mais buscados no eBay.

Pensando na parte de automação, é preciso identificar tarefas possíveis de serem realizadas por outra pessoa ou pela tecnologia. Sempre que possível, faça uso da tecnologia, como nos filtros de email, por exemplo.

Quando não é possível, delegue essas atividades menos importantes para outras pessoas. Considere contratar uma VA (assistente virtual) para te auxiliar neste processo. É uma solução barata e adequada com a ideia de mobilidade.

 

Overview: Passo IV - L é para libertação

 

 

Basicamente, o último passo é resultado da implantação dos passos anteriores. Ele usa o sonho definido na primeira parte, a maior produtividade possibilitada pelo passo 2 e a renda proveniente do passo 3 para criar a semana de trabalho de apenas 4 horas.

O primeiro passo é conseguir mudar o seu emprego para que você consiga trabalhar remotamente. Para isso, você pode pedir ao seu chefe para trabalhar de casa e, nesses dias, se esforçar para produzir o dobro do que consegue indo ao local de trabalho.

Dessa forma, seu superior não vai ter opção a não ser te ceder mais tempo fora do escritório, desde que você continue a ser efetivo.

Isso também te possibilita sair do seu emprego atual e construir novas oportunidades (como definido no passo 3).

E o que fazer no tempo livre? O principal ponto do livro é que o recurso mais valioso de nossas vidas é o tempo, não o dinheiro. Por isso não vale a pena gastar tanto tempo trabalhando para ganhar dinheiro, sem conseguir aproveitar tudo o que ele proporciona.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro do empresário brasileiro Flávio Augusto, Geração de Valor, ele mostra como ao invés de somente trabalhar pelo capital como é importante gerar valor para os clientes. Gerando valor na vida das outras pessoas em contrapartida elas vão gerar valor para você.

No livro Mindset da psicóloga Carol S. Dweck, é debatido como nossas crenças moldam nosso comportamento e nosso crescimento. Enquanto mindsets produzem visões de mundo definitivas, pessoas podem mudar ao aprender novas habilidades. Seres humanos podem ser ensinados a reagir de diferentes formas, como enfrentar desafios e pensar de outra maneira.

Para finalizar, no livro Paixão por Vencer, Jack Welch aborda que devemos sempre buscar qualidade na nossa vida profissional. Se você não está satisfeito com o seu emprego, encontre um trabalho que proporcione entusiasmo na sua carreira, é muito importante que você não se acomode e saia da zona de conforto.

Mas, ao procurar um trabalho, analise a empresa como um todo: sua equipe, tarefas, salário, plano de carreira e mais. E, ao iniciar em um novo emprego, procure superar todas as expectativas, dê sempre o seu melhor.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Liste tudo o que você deseja alcançar nos próximos seis meses - todas as coisas que você quer fazer e ser. Agora calcule quanto você acha que isso custaria por mês.

Se você quer um carro esportivo ou um assistente pessoal, a capacidade de falar fluentemente o grego ou preparar a refeição perfeita, faça uma estimativa mensal do que é provável gastar.

Então, com base nesse número, calcule uma meta de receita mensal. Agora você tem uma figura concreta para alcançar a vida dos seus sonhos.

 

O que achou do livro?

 

Gostou do resumo do livro? Deixe seu feedback abaixo. Caso tenha interesse, você pode comprar o livro completo clicando no link abaixo.

 

       

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:

O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).

Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.

Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.