O que é o Trabalho Híbrido?
Como funciona o Trabalho Híbrido?
6 dicas de como ser produtivo no Trabalho Híbrido
Aprenda a gerenciar suas tarefas!

Como funciona o Trabalho Híbrido? Confira agora!

Aprenda neste artigo o que é o trabalho híbrido, como ele funciona e algumas dicas para aumentar a sua produtividade neste novo modelo de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como funciona o Trabalho Híbrido? Confira agora!

O cenário pós pandemia nos trouxe uma nova forma de trabalhar, o trabalho híbrido, que possibilita maior autonomia por parte do colaborador para escolher o local de onde vai realizar suas tarefas.

As possibilidades variam entre trabalho remoto, modelo presencial ou qualquer lugar que o colaborador se sinta confortável e criativo, possibilitando maior qualidade de vida e bem estar para ele.

Ficou curioso em saber mais a respeito do trabalho híbrido? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você:

  • O que é o Trabalho Híbrido?
  • Como funciona o Trabalho Híbrido?
  • 6 dicas de como ser produtivo no Trabalho Híbrido
  • Saiba gerenciar as suas tarefas agora mesmo!

Vamos à leitura?

O que é o Trabalho Híbrido?

A principal característica do trabalho híbrido é que a empresa permite que o profissional escolha como, onde e quando irá realizar suas atividades.

Desta maneira, o colaborador pode escolher entre o trabalho remoto, o trabalho presencial ou de maneira flexível, alternando entre escritório e o conforto de casa.

De fato, a pandemia fez com que existissem um novo padrão para muitas coisas, e com o trabalho não foi diferente, de maneira quase que instantânea, muitas empresas tiveram que adaptar o modelo de trabalho sem ao menos possuir a preparação e experiência necessária para isso.

Sem dúvidas trabalhar em casa é muito confortável e traz inúmeros benefícios, porém, ao mesmo tempo traz muitos desafios.

Hoje, muitas empresas já estão estudando retornar para os escritórios, mas não de maneira 100% presencial, como é o caso da Apple, que pretende retornar às atividades presenciais durante 3 dias na semana.

Tendo em vista este cenário, é provável que a maioria das empresas optem por este modelo híbrido, dando a possibilidade das pessoas trabalharem em vários lugares, dentre eles: home office, escritório da empresa ou espaços de coworking.

Como funciona o Trabalho Híbrido?

O trabalho híbrido funciona justamente para criar uma sustentabilidade entre o trabalho 100% home-office ou 100% no escritório.

Apesar do modelo remoto ter funcionado muito bem em muitos casos, ocorreram também, muitos problemas, como por exemplo: falta de estrutura,distanciamento físico dos colegas de trabalho e até mesmo problemas de ansiedade e estresse.

Logo neste modelo mais moderno, com a autonomia que ele proporciona para todos os funcionários, muitos desses problemas são reduzidos.

O trabalho híbrido vem se desenvolvendo a partir de um fenômeno que está acontecendo no mundo, o Anywhere Office.

O Anywhere Office permite que o colaborador trabalhe nos mais diversos ambientes, como por exemplo: espaços de coworking, casa, praia, cafeteria ou mesmo no escritório da empresa.

Imagine um cenário onde você precisa trocar o pneu de seu carro e o único horário que a borracharia fica aberta é durante o seu horário de expediente, sendo assim, não seria possível trocar o pneu.

Em um modelo híbrido isso não seria um problema, você poderia tranquilamente ir até a borracharia solicitar a troca, e durante o processo, continuar trabalhando normalmente!

Ou seja, o local é adaptável de acordo com a rotina de cada pessoa.

Nesta nova filosofia, os colaboradores podem escolher os locais que eles se sintam mais produtivos, felizes e criativos.

Ao mesmo tempo que a quantidade de horas trabalhadas e a jornada de trabalho passam a não ser uma obrigatoriedade, os resultados se tornam cada vez mais essenciais.

Além disso, o avanço da computação está tornando o trabalho híbrido uma tendência, principalmente pelas novas tecnologia de computação em nuvem, ferramentas de trabalho remoto e sistemas de segurança de dados.

Você sabe gerenciar bem o seu tempo?

Para trabalhar em um modelo híbrido, é necessário uma habilidade muito especial: Organização. Você se considera uma pessoa organizada? Nesse modelo funcional de trabalho, a gestão do seu tempo é muito importante!

Descubra agora as melhores formas de gerenciar o seu tempo com o nosso teste especial feito para você!

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

Interessante, não é mesmo? Continue a leitura com a gente e descubra as 6 dicas de como ser produtivo no trabalho híbrido!

6 dicas de como ser produtivo no Trabalho Híbrido

A alta produtividade e a gestão no modelo de trabalho híbrido é algo que precisamos estar atentos, pois apesar deste modelo mudar o ambiente de trabalho para que justamente o colaborador seja mais produtivo, pode ser que este efeito seja ao contrário devido às distrações.

Portanto, é necessário sempre trabalhar de uma maneira correta, organizada, com foco nos resultados e sempre buscando agregar ferramentas, conhecimento e qualificações dentro do trabalho, de modo a otimizar seu tempo e funções.

Agora vamos ver algumas dicas para ser produtivo no trabalho híbrido?

1.Espaço de trabalho

É comum encontrar interferências diretas em um modelo de trabalho híbrido, seja com outras pessoas, animais de estimação, barulhos etc.

Seja em casa, tenha um canto reservado para realizar o home-office, bem iluminado, arejado, com cadeira confortável e se possível isolado de outros moradores.

Seja em uma cafeteria, certifique que ela possui estrutura suficiente para receber trabalhadores de maneira híbrida, com um ambiente calmo, com sala reservada e propício para o trabalho.

2.Não pare de estudar

Independente de onde o trabalho esteja sendo realizado, nunca pare de estudar, pois é desta maneira que você irá se atualizar com informações e ferramentas que otimizam suas tarefas e produtividade, acarretando consequentemente em um diferencial para a organização.

O trabalho híbrido oferece diversos pontos de melhoria na realização de suas tarefas, com o objetivo de aumentar a produtividade

3.Tenha equilíbrio

É importante saber separar a sua vida profissional da sua vida profissional para não ficar sobrecarregado. Busque maneiras para conciliar as metas pessoais e de trabalho para elevar o foco e auxiliar no processo de realização das suas atividades.

4.Defina tarefas

Melhorar a eficiência do trabalho híbrido não exige que você assuma mais funções e responsabilidades que podem afetar a qualidade do seu trabalho.

Tornar-se um grande profissional também requer entender as restrições estabelecidas na execução de tarefas, funções e objetivos.

Ao nível da qualidade dos serviços prestados e da entrega dentro dos prazos fixados, os profissionais que assumem responsabilidades que vão para além das suas capacidades podem ter dificuldades no desempenho das suas funções.

5.Comunicação constante com a equipe

Se comunicar com o time constantemente é de extrema importância para ficar por dentro das metas. Aproveite o modelo híbrido para ir para o escritório da empresa e ter um contato mais próximo com os outros colaboradores.

Ofereça ajuda para os colegas e solicite ajuda quando for necessário, sem dúvidas isso agregará mais na sua produtividade e você será reconhecido por isso.

6.Tenha um rotina

Possuir uma rotina melhora a forma como as atividades serão executadas no dia a dia do trabalho.

Portanto, defina com antecedência as atividades que serão realizadas em todos os dias da semana, bem como o tempo estimado para cada uma delas. Existem diversas ferramentas que ajudam você na organização de suas tarefas, como por exemplo o Trello.

Aprenda a gerenciar suas tarefas!

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.