O que é Trabalho Padronizado?
Quais os princípios do Trabalho Padronizado?
Qual o objetivo do Trabalho Padronizado?
Quais os principais documentos do Trabalho Padronizado?
Como aplicar o Trabalho Padronizado?
Seja um líder!

Entenda o que é Trabalho Padronizado e como aumentar sua produtividade!

Aprenda como a melhoria contínua do Trabalho Padronizado pode ser usado na metodologia Lean e as vantagens que ele traz para seu dia a dia e negócio!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Entenda o que é Trabalho Padronizado e como aumentar sua produtividade!

O trabalho padronizado possui procedimentos que se seguidos corretamente, aumentam a produtividade e também a qualidade dos produtos, serviços e atividades. As vantagens de seguir esses procedimentos são diversas, além das já citadas.

O trabalho padronizado é muito utilizado em empresas e indústrias, trazendo resultados incríveis, mas também pode fazer parte do seu dia-a-dia com questões simples do cotidiano, pois é parte da cultura Kaizen, que prioriza a melhoria contínua.

De maneira geral e simplificada, ele trabalha com três principais princípios, o tempo Takt, a sequência de procedimentos e o estoque padrão.

Com esses princípios e com os documentos: quadro de capacidade do processo, tabela de combinação do trabalho padronizado e diagrama de trabalho padronizado é possível criar um bom trabalho padronizado.

Explicaremos informações sobre esses princípios e documentos separando pelos tópicos:

  • O que é Trabalho Padronizado?
  • Quais os princípios do trabalho padronizado?
  • Qual o objetivo do Trabalho Padronizado?
  • Quais os principais documentos do trabalho padronizado?
  • Como aplicar o trabalho padronizado?
  • Seja um Líder!

O que é Trabalho Padronizado?

São processos que seguem padrões específicos e estes são projetados por um líder é posto em prática pelos colaboradores. Estes processos são baseados no tempo takt, melhor explicado posteriormente, com uma sequência padrão de realização de atividades.

Fazendo parte da melhoria contínua kaizen, entenda qual seu funcionamento com este vídeo.

Quais os princípios do Trabalho Padronizado?

O trabalho padronizado segue três princípios básicos, mas que fazem toda diferença, sendo eles: o tempo Takt, a sequência de trabalho para realizar procedimentos e o estoque padrão. Abaixo será explicado do que se trata cada um deles.

  • Tempo Takt: Também conhecido como Takt-time, se trata do tempo de produção de cada peça (podendo ser um serviço também), porém, levando em consideração a demanda da empresa. Ou seja, é o tempo de produção de cada peça para que seja possível entregar toda demanda no limite de tempo que o cliente pediu, praticamente o tempo mínimo de produção para que a entrega não atrase.
  • A sequência de trabalho: Esse tópico se diz respeito a sequência exata para realizar um conjunto de atividades, deixando todos os passos muito claros, diretos e otimizados. Assim, o operador não perde tempo entre um passo e outro, não deixa nenhum passo para trás (mantendo a qualidade do produto), além de que serve como forma de gestão do conhecimento.
  • O estoque padrão: Leva em consideração todo o maquinário e ferramentas físicas necessárias para que o processo ocorra sem impedimentos, assim, é feito um estoque das principais peças, e se ocorrer uma quebra não irá resultar em um longo tempo de máquina parada, pois gera alto prejuízo e desperdício na produção. 

Qual o objetivo do Trabalho Padronizado?

É, em sua funcionalidade primordial, obter uma estabilização de alguma atividade ou processo, evitando ou reduzindo variações de entrega. Sendo assim, ele garante qualidade e uma maior produtividade para a empresa devido à otimização de cada etapa de seus processos.

Isso inclui todo o escopo de um projeto, tanto cada parte de realizar uma tarefa como também os colaboradores, sendo este último o mais importante. Pois tanto ele realiza cada parte da tarefa como também ele será a cabeça (líder) por trás do método.

Quais os principais documentos do Trabalho Padronizado?

Os principais documentos utilizados no trabalho padronizado ajudam a seguir, colocar em prática e avaliar todos os procedimentos necessários, sendo eles: quadro de capacidade do processo, tabela de combinação do trabalho padronizado e diagrama de trabalho padronizado. E estão descritos abaixo, para melhor compreensão.

  • Quadro de capacidade do processo: Esse quadro representa todas as as capacidades de um determinado processo, como o tempo para realizar cada etapa, tempo de troca de ferramenta ou intervalos, quais máquinas que são utilizadas, quantidade máxima de produção, entre outros detalhes. Os dados apresentados nesse documento estão ligados a capacidade do processo no geral, eles devem variar levando em consideração qual as necessidades da indústria.
  • Tabela de combinação do trabalho padronizado: Essa tabela mostra todos os trabalhos realizados em sequência com seus devidos tempos de execução. Sendo assim, é uma tabela que mostra o tempo de interação do trabalhador com o maquinário.
  • Diagrama de trabalho padronizado: Este diagrama está relacionado com o layout do processo, localização de cada material, das máquinas e da movimentação do operador. Além dessas informações, esse diagrama deve conter o tempo Takt atual, a sequência de trabalho e também a quantidade de estoque necessária para garantir que não haja interrupções no processo. O diagrama deve ser exposto a um local que possua grande visibilidade e possa ser consultado quando necessário, e precisa acompanhar toda e qualquer mudança que aconteça, ou seja, ser constantemente atualizado. 

Os três documentos citados anteriormente são necessários para fazer o sistema de trabalho padronizado funcionar corretamente, mas também podem ser utilizados documentos auxiliares que possam agregar valor em seu negócio.

Como aplicar o Trabalho Padronizado?

Agora que já conhece o trabalho padronizado é importante entender que ele é aplicável para diversas situações, desde indústrias até no seu próprio cotidiano, pois se trata de um processo de melhoria contínua, dentro da filosofia Kaizen, que é necessário em muitas aplicações e gera um fluxo de valor.

Assim, vamos seguir entendendo como aplicar o trabalho padronizado:

No meu cotidiano

Para aplicar o trabalho padronizado no seu dia-a-dia, é importante seguir os mesmos princípios e documentações, apenas adaptando para sua realidade como uma empresa comum.

O tempo Takt é o tempo máximo para a entrega de alguma atividade específica, caso não possua um tempo limite, defina um. A sequência de trabalho pode ser relacionada à sequência de afazeres diários, ou seja, uma rotina que engloba tudo o que é necessário fazer durante sua semana.

O estoque padrão deve seguir o mesmo conceito, não deixar faltar nada que irá paralisar sua rotina diária, sejam coisas do seu escritório até em coisas da sua cozinha.

Todos os documentos podem ser resumidos em um único que contenha a ideia geral de todos, tempo de atividades, quais atividades de maneira geral e como realizá-las. Vale ressaltar que pode-se combinar métodos e documentos, um quadro kanban iria auxiliar nas atividades diárias do seu processo padronizado de maneira efetiva.

Na minha empresa

Para aplicar o trabalho padronizado na prática em indústrias e garantir um padrão de trabalho constante, primeiro é necessário conhecer de perto quais são os processos, máquinas, produtos, pessoas, tudo que envolve o trabalho de maneira geral.

Após conhecer todos os detalhes da produção, deve-se começar a montar os princípios do trabalho padrão, o primeiro deles é encontrar o tempo Takt (tempo de ciclo) que se encaixa na atual demanda.

Com o tempo definido monta-se a sequência padrão de trabalho que respeita o tempo estabelecido, de modo que irá minimizar os erros e gerar um produto de qualidade e com menores gastos.

E o último princípio é definir o estoque padrão necessário para que a empresa não pare por conta de maquinários quebrados sem peças de reposição disponíveis.

Após a realização de todos os princípios do trabalho padronizado, é necessário explicar para cada operador as mudanças que irão ocorrer e que irão adotar processos padrões que devem ser seguidos.

Essa é uma parte importante e que irá gerar um desafio grande, pois será necessário explicar a  grande importância de seguir exatamente esse conjunto de atividades, pois elas economizam tempo e geram produtos de qualidade.

Mesmo que antes alguns operadores fizessem a mesma operação de maneira diferente, é de extrema importância padronizar no momento. Além disso, é importante explicar cada documento que será inserido e como utilizá-los a seu favor.

Seja um líder!

Afinal, o que tem a ver um líder com trabalho padronizado? Tudo!

Como membros de maior remuneração e altamente qualificados, os Líderes de planos estratégicos estão escassos e ainda mais requisitados atualmente. Pois o acompanhamento de todo processo é muito importante e requer um líder extremamente dedicado, prestativo e pronto para lidar com situações difíceis. E para isso separamos essa oferta sensacional da Formação de Líderes kaizen!

Juntando uma das maiores filosofias de produtividade usado pela TOYOTA, com métodos de aplicação e gerenciamento dos colaboradores, temos um curso completo e de rápida realização para uma qualificação eficiente e instantânea.

Seja um Líder Kaizen e aplique o método ágil nos seus processos:

Formação Líderes Kaizen

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Guia prático para ser um líder de alta performance

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Prático Para Ser Um Líder De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.