O que é a transformação ágil?
Então, para te ajudar a dar o primeiro passo para essa mudança
Por que realizar uma transformação ágil?
Como realizar uma transformação ágil?
Pronto para dar o próximo passo?

Descubra o que é transformação ágil e por que adotá-la em sua empresa

Entenda o que é a transformação ágil e como ela pode ajudar a sua empresa a realizar entregas de maior valor e satisfazer os seus clientes.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Descubra o que é transformação ágil e por que adotá-la em sua empresa

A contemporaneidade é marcada pelas características do mundo VUCA, necessitando cada vez mais de adaptabilidade e resiliência de pessoas e de organizações. De acordo com a pesquisa feita por McKinsey & Company, três quartos dos pesquisados afirmam que a transformação ágil está entre o top 3 prioridades em suas agendas.

A transformação ágil é o meio pelo qual a administração busca implementar métodos ágeis em suas equipes ou, até mesmo, em toda a empresa. Cerca de 80% dos pesquisados por McKinsey & Company afirmam que obtiveram um aumento em performance ao aplicar a agilidade.

Está buscando esse tipo de crescimento e adequação a esse mundo volátil e incerto? Aprenda, neste artigo, os principais conceitos sobre a transformação ágil, distribuídos nos seguintes tópicos:

  • O que é a transformação ágil?
  • Por que realizar uma transformação ágil?
  • Como realizar uma transformação ágil?

Preparado para impulsionar seu conhecimento? Pegue um café e continue a leitura!

O que é a transformação ágil?

A transformação ágil é o processo de aplicação de práticas ágeis, implementando-as em equipes, ou também, em organizações inteiras. Nesse sentido, existem diversas metodologias ágeis que podem ser aplicadas como, por exemplo, Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban entre outras.

O uso desses métodos estabelece a ideia de melhoria contínua dentro da equipe, quebrando tarefas grandes em entregas menores e mensuráveis. É muito importante que essa transformação seja pensada de maneira orgânica, feita de dentro da empresa para fora.

Realizar essa mudança em direção à agilidade significa trazer maior adaptabilidade aos serviços e produtos oferecidos pela organização, com foco em responder de modo rápido e efetivo à alterações de escopo dos projetos. Nesse sentido, é preciso que se instale um senso de renovação constante.

Para atingir esse objetivo, é preciso sinergia e estratégias de agilidade entre os membros que trazem essa transformação consigo, deixando evidente o que os métodos ágeis podem melhorar o dia a dia corporativo. Atualmente, a mudança ágil já não é mais uma opção e sim um requerimento de um mercado cada vez mais volátil.

Dessa forma, para fazer uma transformação ágil, é necessário mudar a maneira de pensar, o que é entregue e como a entrega é realizada, focando no cliente e em entregas de valor. Incorporam-se também os princípios trazidos pelo Manifesto Ágil na organização.

Pode notar como fazer uma transformação implementando a agilidade pode ser o diferencial que o seu negócio precisa?

Então, para te ajudar a dar o primeiro passo para essa mudança

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Agora que você já sobre o que é transformação ágil, confere no próximo por que você deve realizá-la! Continue a leitura!

Por que realizar uma transformação ágil?

De acordo com a pesquisa feita pela State of Agile, as principais razões que levaram aos pesquisados adotarem a agilidade foram:

  • Capacidade de lidar com troca de prioridade
  • Aumento na visibilidade do projeto
  • Alinhamento entre TI e o negócio
  • Aumento na velocidade de entrega
  • Melhora na produtividade do time
  • Diminuição de riscos em projetos.

Percebeu o que leva grande parte das empresas a fazerem uma mudança para a agilidade? É realmente incrível! É possível aplicar essas metodologias desde empresas com o porte da Microsoft ou, até mesmo, empresas menores.

Outra vantagem de fazer a mudança ágil é que é possível combinar várias metodologias ágeis, atendendo assim, da melhor maneira, a sua própria demanda. Assim, você poderá optar pelo uso de metodologias híbridas, se esse for a caso da sua organização.

Entretanto, se essa não for a sua realidade, não tem problema algum! Você sabia que empresas que empregam somente o Scrum, por exemplo, registram 30 a 40% de diminuição no tempo de desenvolvimento de projetos? Um planejamento ágil converte em economia e em clientes mais satisfeitos!

Bom, se você ainda não está convencido de fazer a transição ágil, explicaremos, a seguir, quais os dois tipos de motivadores que podem instigá-lo!

Existem os motivadores internos para a mudança ágil que seriam: projetos entregues fora do prazo, desmotivação do time, falta de comunicação entre equipes, feedbacks negativos de clientes.

Já os motivadores externos representam a inserção do seu negócio dentro do mercado, isto é, um mercado cada vez mais competitivo, produtivo, que vive na era digital de grandes realizações.

Identificou quais seriam os seus motivadores para fazer a transformação ágil e quer saber como começar? Confere o próximo tópico que preparamos para você!

Como realizar uma transformação ágil?

Realizar uma transição em direção à agilidade nem sempre é fácil, tampouco segue uma receita de bolo! É preciso conhecer a sua própria realidade, visto que essa será uma transformação de todos pertencentes à equipe ou à organização.

Dessa maneira, é preciso que o mindset ágil faça parte de todos os colaboradores dos projetos, fazendo uma mudança de cultura organizacional.

Para iniciar seu trajeto nessa mudança, é preciso que um time multidisciplinar de c-level esteja por trás de todas essas transformações, tendo apoio do board da corporação.

Isso significa trazer consigo um novo paradigma de gestão, por meio de uma pirâmide organizacional invertida, com foco nas pessoas que desempenham o trabalho e contato com o cliente.

Esse time responsável pela transição que definirá a velocidade da mudança, quantas ou quais áreas serão afetadas. Além disso, serão os responsáveis por processos de coaching e de mentoring que guiarão rumo a troca de mindset.

É vital que fique claro para todos os afetados pelo processo os motivos que levaram a organização a tomar essa decisão e também o que todos estarão se beneficiando pelas mudanças. Realizar uma transformação não é fácil, portanto é preciso muita comunicação e diálogo.

O que ajudará também nesse processo é a capacitação das equipes por meio de workshops, cursos e coaching. Assim, destaca-se a presença do Agile Coach como um bom agente de mudanças que poderá ajudar a sua corporação nesse transição.

Pronto para dar o próximo passo?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.