A contemporaneidade é marcada pelas características do mundo VUCA, necessitando cada vez mais de adaptabilidade e resiliência de pessoas e de organizações. De acordo com a pesquisa feita por McKinsey & Company, três quartos dos pesquisados afirmam que a transformação ágil está entre o top 3 prioridades em suas agendas. 

A transformação ágil é o meio pelo qual a administração busca implementar métodos ágeis em suas equipes ou, até mesmo, em toda a empresa. Cerca de 80% dos pesquisados por McKinsey & Company afirmam que obtiveram um aumento em performance ao aplicar a agilidade.

Está buscando esse tipo de crescimento e adequação a esse mundo volátil e incerto? Aprenda, neste artigo, os principais conceitos sobre a transformação ágil, distribuídos nos seguintes tópicos:

  • O que é a transformação ágil?
  • Por que realizar uma transformação ágil?
  • Como realizar uma transformação ágil?

Preparado para impulsionar seu conhecimento? Pegue um café e continue a leitura!

 

O que é a transformação ágil?

 

A transformação ágil é o processo de aplicação de práticas ágeis, implementando-as em equipes, ou também, em organizações inteiras. Nesse sentido, existem diversas metodologias ágeis que podem ser aplicadas como, por exemplo, Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban entre outras.

O uso desses métodos estabelece a ideia de melhoria contínua dentro da equipe, quebrando tarefas grandes em entregas menores e mensuráveis. É muito importante que essa transformação seja pensada de maneira orgânica, feita de dentro da empresa para fora.

Realizar essa mudança em direção à agilidade significa trazer maior adaptabilidade aos serviços e produtos oferecidos pela organização, com foco em responder de modo rápido e efetivo às alterações de escopo dos projetos. Nesse sentido, é preciso que se instale um senso de renovação constante.

Para atingir esse objetivo, é preciso sinergia e estratégias de agilidade entre os membros que trazem essa transformação consigo, deixando evidente o que os métodos ágeis podem melhorar o dia a dia corporativo. Atualmente, a mudança ágil já não é mais uma opção e sim um requerimento de um mercado cada vez mais volátil.

Dessa forma, para fazer uma transformação ágil, é necessário mudar a maneira de pensar, o que é entregue e como a entrega é realizada, focando no cliente e em entregas de valor. Incorporam-se também os princípios trazidos pelo Manifesto Ágil na organização.

Pode notar como fazer uma transformação implementando a agilidade pode ser o diferencial que o seu negócio precisa? Então, para te ajudar a dar o primeiro passo para essa mudança, preparamos para você o curso completamente gratuito de Introdução ao Agile Scrum!

Com ele, você aprenderá mais sobre os eventos e artefatos do Scrum, além de aprender também os principais fundamentos desse framework ágil. Ficou interessado? É só clicar no botão abaixo para se inscrever!

Curso de introdução ao agile scrum

Agora que você já sobre o que é transformação ágil, confere no próximo por que você deve realizá-la! Continue a leitura!

 

Por que realizar uma transformação ágil?

 

De acordo com a pesquisa feita pela State of Agile, as principais razões que levaram aos pesquisados adotarem a agilidade foram:

  • Capacidade de lidar com troca de prioridade;
  • Aumento na visibilidade do projeto;
  • Alinhamento entre TI e o negócio;
  • Aumento na velocidade de entrega;
  • Melhora na produtividade do time;
  • Diminuição de riscos em projetos.

Percebeu o que leva grande parte das empresas a fazerem uma mudança para a agilidade? É realmente incrível! É possível aplicar essas metodologias desde empresas com o porte da Microsoft ou, até mesmo, empresas menores.

Outra vantagem de fazer a mudança ágil é que é possível combinar várias metodologias ágeis, atendendo assim, da melhor maneira, a sua própria demanda. Assim, você poderá optar pelo uso de metodologias híbridas, se esse for a caso da sua organização.

Entretanto, se essa não for a sua realidade, não tem problema algum! Você sabia que empresas que empregam somente o Scrum, por exemplo, registram 30 a 40% de diminuição no tempo de desenvolvimento de projetos? Isso tudo converte-se em economia e em clientes mais satisfeitos!

Bom, se você ainda não está convencido de fazer a transição ágil, explicaremos, a seguir, quais os dois tipos de motivadores que podem instigá-lo! 

Existem os motivadores internos para a mudança ágil que seriam: projetos entregues fora do prazo, desmotivação do time, falta de comunicação entre equipes, feedbacks negativos de clientes. 

Já os motivadores externos representam a inserção do seu negócio dentro do mercado, isto é, um mercado cada vez mais competitivo, produtivo, que vive na era digital de grandes realizações.

Identificou quais seriam os seus motivadores para fazer a transformação ágil e quer saber como começar? Confere o próximo tópico que preparamos para você!

 

Como realizar uma transformação ágil?

 

Realizar uma transição em direção à agilidade nem sempre é fácil, tampouco segue uma receita de bolo! É preciso conhecer a sua própria realidade, visto que essa será uma transformação de todos pertencentes à equipe ou à organização.

Dessa maneira, é preciso que o mindset ágil faça parte de todos os colaboradores dos projetos, fazendo uma mudança de cultura organizacional

Para iniciar seu trajeto nessa mudança, é preciso que um time multidisciplinar de c-level esteja por trás de todas essas transformações, tendo apoio do board da corporação. 

Isso significa trazer consigo um novo paradigma de gestão, por meio de uma pirâmide organizacional invertida, com foco nas pessoas que desempenham o trabalho e contato com o cliente.

Esse time responsável pela transição que definirá a velocidade da mudança, quantas ou quais áreas serão afetadas. Além disso, serão os responsáveis por processos de coaching e de mentoring que guiarão rumo a troca de mindset.

É vital que fique claro para todos os afetados pelo processo os motivos que levaram a organização a tomar essa decisão e também o que todos estarão se beneficiando pelas mudanças. Realizar uma transformação não é fácil, portanto é preciso muita comunicação e diálogo.

O que ajudará também nesse processo é a capacitação das equipes por meio de workshops, cursos e coaching. Assim, destaca-se a presença do Agile Coach como um bom agente de mudanças que poderá ajudar a sua corporação nesse transição.

 

Pronto para dar o próximo passo?

 

Nesse artigo, tratamos da importância da transformação ágil e como ela pode beneficiar a sua empresa. Fazendo uso da agilidade, você poderá impulsionar seus resultados e expandir o seu negócio!

Interessado em ter todos esses resultados? Para isso, é preciso dominar os métodos ágeis. Pensando nisso, preparamos o curso de Formação Scrum Master Exin!

Por meio dele, você aprenderá as atribuições de um Scrum Master, aprofundará seus conhecimentos em Scrum e aprenderá a planejar, monitorar e estimar projetos em Scrum! Gostaria de se inscrever? É só clicar no botão abaixo!

Curso de Formação Scrum Master Exin