O que é a Transformação Ágil?
5 passos para fracassar na Transformação Ágil
Por que transformar sua empresa?
Dica de ouro!

5 passos para fracassar aplicando a Transformação Ágil

Entenda quais são os 5 passos para fracassar na Transformação Ágil do seu negócio, se quiser se manter à frente no mercado competitivo.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
5 passos para fracassar aplicando a Transformação Ágil

Tudo está mudando rápido demais. Todos os dias as empresas lidam com o surgimento de novos métodos, ferramentas e produtos. O mercado e a economia seguem as mudanças e para conseguir se manter à frente é necessário se adaptar.

Dessa forma, surge o conceito de Transformação Ágil, que é a etapa pela qual uma organização tem a missão de otimizar seus processos e atender às necessidades dos clientes com soluções cada vez mais efetivas e inovadoras.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então continue com a gente, porque abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é a Transformação Ágil?
  • 5 passos para fracassar na Transformação Ágil;
  • Por que transformar?

O que é a Transformação Ágil?

A Transformação Ágil é o processo de aplicação de metodologias ágeis em todas as áreas e equipes de uma organização, como Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban, entre outras.

Embora a Transformação Ágil siga os valores do Manifesto Ágil, ela não é aplicada somente no desenvolvimento de softwares, mas também na execução de qualquer produto ou serviço de um negócio.

Um dos principais objetivos da empresa, quando se adota a Transformação Ágil, é priorizar o cliente, entregando valor de maneira rápida, transparente e contínua.

Deste modo, mais importante do que um contrato assinado é entender, de fato, a necessidade do cliente.

Além disso, é recorrente encontrar receios com a adoção do Agile, já que há um equívoco em pensar que não há preocupação com documentações.

O fato é que a documentação necessária existe, mas não é algo muito burocrático. Ela é enxuta, porque o foco é o produto final.

Outro ponto muito importante é que a Transformação Ágil preza por comunicação eficiente e humanização de projetos.

Afinal, o que faz o sucesso de um negócio, muito mais que seus processos e ferramentas, são as pessoas que o formam, não é mesmo?

Para o Agile ser efetivo, é necessário também que a organização consiga se adaptar às mudanças. Métodos engessados e rígidos comprometem o sucesso da empresa e não têm mais espaço no mercado atual. Por isso, é preciso se atualizar constantemente.

Agora vamos te mostrar alguns pontos que precisam ser observados ao aplicar a transformação ágil na sua organização.

5 passos para fracassar na Transformação Ágil

Jurgen Appelo, no Prefácio de Transformação e Adoção Agile Um Guia de Sobrevivência, por Michael Sahota, diz que:

Uma adoção muda apenas o que se faz, uma transformação muda quem se é”.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

2. Formar uma equipe desalinhada

Mudar a cultura de uma equipe não é uma tarefa fácil, já que uma transformação  requer mudança de funções de colaboradores e líderes dentro da organização.

O intuito do modelo ágil é formar equipes pequenas e auto-gerenciáveis, em que todos possam assumir o protagonismo do projeto com criatividade e colaboração. 

Dessa forma, todo o time precisa estar alinhado com as expectativas do projeto e conhecer a fundo as práticas ágeis adotadas, para que não haja desmotivação e desistência.

3. Comunicar-se pouco

Em um ambiente ágil é preciso ter um fluxo contínuo e eficiente de informações. E para isso diversas práticas podem ser adotadas no cotidiano da empresa, como dailys e pontos de controle de sprints

É importante certificar-se de que todos os empecilhos serão registrados e resolvidos rapidamente, a fim de que o andamento do projeto não seja prejudicado por problemas que são facilmente resolvidos.

4. Desconsiderar feedback dos clientes

Nas metodologias ágeis, os clientes estão envolvidos em todas as etapas de planejamento e execução do projeto, o que aumenta exponencialmente a chance de que, ao final, ambos estejam perfeitamente alinhados.

Isso acontece porque nas metodologias ágeis as entregas são pequenas e contínuas, na qual há interações curtas com o cliente em todas as entregas do projeto.

Nesses momentos é necessário se atentar às críticas e vontades do cliente, a fim de adequá-las no projeto.

5. Não ter continuidade 

Não é fácil transformar uma organização em um modelo ágil, mas não é impossível. Mesmo que o time saiba exatamente o que fazer é preciso que haja continuidade.

Para um bom resultado é necessário que a equipe exercite os novos hábitos diariamente, o que requer paciência, empatia, apoio dos líderes, investimento em treinamentos e acompanhamento durante o período de transição.

Por que transformar sua empresa?

Já imaginou o cenário em que um projeto é desenvolvido por um ano e, na entrega, não foi o que o cliente esperava?

Durante este período houve investimento, salários, tempo, energia e mais. Se este projeto fosse feito de forma “ágil”, desde o início poderíamos economizar muito.

De acordo com um estudo publicado pelo Estadão, avaliando a adoção da filosofia ágil por grandes empresas, das 35 participantes, 52% tiveram redução de custos, 68% observaram diminuição de riscos e 94% ganharam maior velocidade de entrega.

São impressionantes os resultados quando se aplica, do jeito certo, a Transformação Ágil em uma organização. Desse modo, seu impacto pode ser visto em todas as áreas, como RH, financeiro, marketing, etc.

Quer aprender ainda mais sobre metodologias ágeis e como transformar sua empresa, saindo do modelo tradicional e agregando maior valor para o cliente?

Então olha só essa dica de ouro que separamos pra você!

 Dica de ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.