O que é transição de carreira?
Quando realizar a transição de carreira?
Como se preparar para a transição de carreira
Mitos sobre a transição de carreira
Comece a sua mudança agora!

Veja quando fazer uma Transição de Carreira é a melhor opção e descubra como se preparar!

Descubra qual é o momento ideal para fazer a transição de carreira e quais são os cuidados que você deve ter ao iniciar este processo.

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Veja quando fazer uma Transição de Carreira é a melhor opção e descubra como se preparar!

Você é do tipo de pessoa que só de pensar em uma transição de carreira já sente aquele friozinho na barriga?

Me arrisco a dizer que a grande maioria se encaixa neste cenário, porém, hoje, os tempos mudaram e o mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico, com mudanças rápidas e constantes e, com isso, exige de nós o desenvolvimento de novas competências.

Nesse cenário de incertezas, precisamos ter uma grande capacidade de adaptação e ser cada vez mais ágeis para atender a essas demandas.

É sobre isso que iremos conversar neste artigo, e descobrir juntos o que é necessário antes de uma transição de carreira, quando é o momento ideal para realizarmos esta mudança e ainda os mitos que existem em torno disso.

Mas antes, gostaria de te dar a dica de uma oportunidade imperdível! Um ebook GRATUITO sobre GRATUITO sobre Planejamento de Metas. Ele irá te ajudar a traçar suas novas metas e definir para qual direção seguir. Clique no botão abaixo e confira!

Clique e baixe o ebook de introdução ao planejamento de metas!

Agora relaxe, pegue uma xícara de café e venha comigo, aproveitar os seguintes tópicos:

  • O que é transição de carreira?
  • Quando realizar a transição de carreira?
  • Como se preparar para a transição de carreira;
  • Mitos sobre a transição de carreira;
  • Comece a sua mudança agora!

O que é transição de carreira?

A transição de carreira é um movimento realizado por um profissional, quando há um descontentamento, um desejo ou uma necessidade por mudança da sua área de atuação profissional ou uma mudança do seu próprio posicionamento nesta área.

Este movimento é mais comum do que se imagina.

Trata-se de uma necessidade, nos casos em que a pessoa é demitida e não consegue um novo emprego na área, assim como em casos em que se precisa fazer algo para aumentar a renda de maneira a suprir novos custos.

Mas pode ocorrer também como um forte desejo, em casos em que há uma insatisfação com a área de atuação atual, ou ainda, uma vontade de alçar novos vôos em diferentes profissões.

Quando realizar a transição de carreira?

Antigamente, as pessoas entravam nas empresas, faziam um plano de carreira e pensavam: "Eu vou me aposentar aqui, essa empresa é perfeita".

Hoje, no geral, um profissional que fica mais do que 3 ou 5 anos em uma empresa já começa a perder a sua competitividade e ficar estagnado no mercado. Um profissional competitivo muda de empresa, para desenvolver novas habilidades e ter oportunidade diferentes.

Mas é preciso ter alguns cuidados e analisar a situação com cautela, afinal, você não quer tomar uma decisão precipitada e depois se arrepender.

Vale lembrar que os dados que mencionei acima são uma média geral, analisada dentro das empresas, mas cada caso é um caso.

Para você saber se este é o momento de realizar a sua transição profissional, primeiro você precisa responder para si mesmo alguns questionamentos, como:

  • Você está plenamente satisfeito com o seu atual cargo e com a empresa onde você trabalha?
  • Se você decidir mudar sua vida profissional, para qual área você irá?
  • Você tem conhecimento suficiente para concorrer a um cargo nesta nova área que deseja?
  • Se não conseguir uma nova oportunidade neste momento, você tem uma reserva para se manter até conseguir se realocar no mercado?

Esses questionamentos não são para te desanimar, são para fazer você refletir e ver se este é o momento para a sua transição de carreira ou não.

Como se preparar para a transição de carreira

Boneco cheio de dúvidas

Tão importante quanto decidir fazer uma mudança para outra área de trabalho é estar preparado.

Afinal, sabemos que encarar uma nova carreira não será uma tarefa fácil, mas você pode passar por situações em que isso se torne necessário, seja por uma decisão pessoal, insatisfação, ou mesmo uma demissão, então é importante estar preparado.

E algumas dicas que te dou para isso são:

  1. Não tenha medo - a mudança é necessária, ela existe e faz parte da vida, este é o primeiro ponto a ser compreendido
  2. Fortaleça o seu autoconhecimento - conheça bem quais são as suas habilidades e fragilidades, isso facilitará na hora de decidir em qual área se aventurar mas também não permita que suas fragilidades sejam um impedimento, lembre-se de que você é capaz de trabalhá-las e superá-las
  3. Estude o mercado de trabalho - fique antenado e ligado em tudo que está acontecendo no mundo e ao seu redor, pois é assim que irá conseguir identificar tendências a serem exploradas
  4. Tenha um plano - defina uma meta e depois a segmente em pequenas metas, pois isso fará o percurso ser mais leve e animador
  5. Se qualifique faça cursos de qualificação profissional focados na nova área em que deseja entrar, seja um curso de graduação, uma pós graduação ou um curso que aprimore as suas habilidades de resolver problemas e otimizar processos, como os que temos aqui na Voitto de Seis sigma, Lean Manufacturing e muitos outros
  6. Faça um planejamento financeiro - faça uma estimativa de quanto tempo você acha que levará para fazer a sua transição de carreira e, com isso, faça uma reserva de segurança que tenha o valor suficiente para se manter nesse período
  7. Seja ousado - a mudança muitas vezes assusta, mas não deixe que isso te impeça de aproveitar novas oportunidades e explorar novos horizontes você pode se surpreender consigo mesmo, então planeje e faça.

Mitos sobre a transição de carreira

Boneco em frente a letra x

A transição de carreira, por muitos anos, foi algo muito mal visto diante da maioria. Com isso, surgiram vários mitos em que diversas pessoas ainda acreditam.

Então, agora, irei te contar os maiores mitos que existem, para você não cair no erro de desistir por acreditar em algum deles:

  • "Tudo que conquistei até aqui de conhecimento será perdido"
  • "Você está velho demais para fazer uma transição de carreira"
  • "Quem muda de área não tem foco"
  • "Felicidade no que faz? É historinha, o negócio é ganhar dinheiro!"
  • "Você descobrirá qual caminho seguir, se fizer um teste de perfil profissional"
  • "Transição de carreira é só para os mais favorecidos financeiramente".

Já fica a dica aí para você que quer mudar: o que não vai faltar são pessoas para te desmotivar.

Então, foque no seu objetivo. E, além disso, projete e se qualifique para torná-lo realidade, não pelas outras pessoas, mas por você e para a sua satisfação pessoal e profissional.

Comece a sua mudança agora!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!


Ah, e antes de ir embora, nos conte aqui nos comentários qual carreira você deve seguir agora e deixe também o seu feedback sobre o nosso conteúdo:)

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.