Você é do tipo de pessoa que só de pensar em uma transição de carreira já sente aquele friozinho na barriga?

Me arrisco a dizer que a grande maioria se encaixa neste cenário, porém, hoje, os tempos mudaram e o mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico, com mudanças rápidas e constantes e, com isso, exige de nós o desenvolvimento de novas competências.

Nesse cenário de incertezas, precisamos ter uma grande capacidade de adaptação e ser cada vez mais ágeis para atender a essas demandas.

É sobre isso que iremos conversar neste artigo, e descobrir juntos o que é necessário antes de uma transição de carreira, quando é o momento ideal para realizarmos esta mudança e ainda os mitos que existem em torno disso.

Mas antes, gostaria de te dar um presente. Um ebook GRATUITO sobre  Planejamento de Metas. Ele irá te ajudar a traçar suas novas metas e definir para qual direção seguir. Clique no botão abaixo e confira!

ebook de introdução ao planejamento de metas

Agora relaxe, pegue uma xícara de café e venha comigo!

 

Quando realizar a transição de carreira?

 

Antigamente, as pessoas entravam nas empresas, faziam um plano de carreira e pensavam: “Eu vou me aposentar aqui, essa empresa é perfeita”.

Hoje, no geral, um profissional que fica mais do que 3 ou 5 anos em uma empresa já começa a perder a sua competitividade e ficar estagnado no mercado.

Um profissional competitivo muda de empresa, para desenvolver novas habilidades e ter oportunidade diferentes.

Mas é preciso ter alguns cuidados e analisar a situação com cautela, afinal, você não quer tomar uma decisão precipitada e depois se arrepender.

Vale lembrar que os dados que mencionei acima são uma média geral, analisada dentro das empresas, mas cada caso é um caso.

Para você saber se este é o momento de realizar a sua transição profissional, primeiro você precisa responder para si mesmo alguns questionamentos, como:

  • Você está plenamente satisfeito com o seu atual cargo e com a empresa onde você trabalha?

  • Se você decidir mudar sua vida profissional, para qual área você irá?

  • Você tem conhecimento suficiente para concorrer a um cargo nesta nova área que deseja?

  • Se não conseguir uma nova oportunidade neste momento, você tem uma reserva para se manter até conseguir se  realocar no mercado?

Esses questionamentos não são para te desanimar, são para fazer você refletir e ver se este é o momento para a sua transição de carreira ou não.

 

Como se preparar para a transição de carreira

boneco cheio de dúvidas

Tão importante quanto decidir fazer uma mudança para outra área de trabalho é estar preparado.

Afinal, sabemos que encarar uma nova carreira não será uma tarefa fácil, mas você pode passar por situações em que isso se torne necessário, seja por uma decisão pessoal, insatisfação, ou mesmo uma demissão, então é importante estar preparado.

E algumas dicas que te dou para isso são:

 

  1. Não tenha medo - a mudança é necessária, ela existe e faz parte da vida, este é o primeiro ponto a ser compreendido;

  2. Fortaleça o seu  autoconhecimento - conheça bem quais são as suas habilidades e fragilidades, isso facilitará na hora de decidir em qual área se aventurar; mas também não permita que suas fragilidades sejam um impedimento, lembre-se de que você é capaz de trabalhá-las e superá-las;

  3. Estude o  mercado de trabalho -  fique antenado e ligado em tudo que está acontecendo no mundo e ao seu redor, pois é assim que  irá conseguir identificar tendências a serem exploradas;

  4. Tenha um plano - defina uma  meta e depois a segmente em pequenas metas, pois isso fará o percurso ser mais leve e animador;

  5. Se qualifique faça cursos de qualificação profissional focados na nova área em que deseja entrar, seja um curso de graduação, uma pós graduação ou um curso que aprimore as suas habilidades de resolver problemas e otimizar processos, como os que temos aqui na Voitto de  Seis sigma Lean Manufacturing e muitos outros;

  6. Faça um  planejamento financeiro - faça uma estimativa de quanto tempo você acha que levará para fazer a sua transição de carreira e, com isso, faça uma reserva de segurança que tenha o valor suficiente para se manter nesse período;

  7. Seja ousado - a mudança muitas vezes assusta, mas não deixe que isso te impeça de aproveitar novas oportunidades e explorar novos horizontes; você pode se surpreender consigo mesmo, então planeje e faça. 

 

 

 

Mitos sobre a transição de carreira

boneco em frente a letra x

A transição de carreira, por muitos anos, foi algo muito mal visto diante da maioria; com isso, surgiram vários mitos em que diversas pessoas ainda acreditam.

Então, agora, irei te contar os maiores mitos que existem, para você não cair no erro de desistir por acreditar em algum deles:

 

  • “Tudo que conquistei até aqui de conhecimento será perdido”;

  • “Você está velho demais para fazer uma transição de carreira”;

  • “Quem muda de área não tem foco”;

  • “Felicidade no que faz? É historinha, o negócio é ganhar dinheiro!”;

  • “Você descobrirá qual caminho seguir, se fizer um teste de perfil profissional”;

  • “Transição de carreira é só para os mais favorecidos financeiramente”.

 

Já fica a dica aí para você que quer mudar: o que não vai faltar são pessoas para te desmotivar.

Então foque no seu objetivo e, além disso, projete e se qualifique para torná-lo realidade, não pelas outras pessoas, mas por você e para a sua satisfação pessoal e profissional. 

 

Comece a sua mudança agora!

 

Chega de perder tempo e ter medo, inicie a sua jornada através da sua qualificação e capacitação profissional.

E, para te ajudar nesse primeiro passo, a Voitto disponibilizou GRATUITAMENTE um curso de  White Belt em Lean Seis Sigma, nele você terá:

  • Uma visão geral sobre o programa  Lean Six Sigma;

  • As principais ferramentas utilizadas em um projeto; e 

  • Os resultados obtidos a partir da aplicação desta metodologia, que tem crescido muito no mercado.

 

Então não perca esta oportunidade, CLIQUE no botão abaixo e CONFIRA!

Ah. e antes de ir embora, nos conte aqui nos comentários qual carreira você deve seguir agora e deixe também o seu  feedback sobre o nosso conteúdo. :)