Muitos empreendedores evitam pensar na capacitação dos seus colaboradores - o medo de que o mercado e a concorrência cresça o olho nos profissionais após a qualificação é comum. Porém, vamos refletir sobre esta lógica?

Se analisarmos bem, o mal entendido fica claro: se você pode otimizar o trabalho do seu empreendimento, por que iria preferir que os serviços de seus colaboradores se mantivessem medianos? Para não correr risco de perdê-los?

Treinamentos são um benefício para a empresa! As melhorias no trabalho de um participante tornam-se visíveis e concretas quando impulsionamos seu aprendizado. Além disso, os profissionais também valorizam organizações em que são reconhecidos e possuem chance de evoluir.

Por isso, não tema, nem pense nisso como um gasto... estamos falando de investimento! Estimular seus recursos humanos é a melhor forma de fortalecer a produtividade, desenvolver habilidades, a satisfação da equipe e estar à frente da concorrência.

Já diziam: quem não estuda, está parado no tempo – e, com empresas, isso não seria diferente.

Antes de começarmos, que tal conferir o nosso curso completamente gratuito de Introdução ao Agile Scrum e aprender tudo sobre como otimizar o gerenciamento de projetos? Clique no botão abaixo e garanta agora essa oportunidade!
 

 

Mas, afinal, o que é um treinamento In Company?

 

Se considerarmos a tradução literal de ‘In Company’, podemos deduzir que são treinamentos aplicados na própria empresa. Porém, o conceito vai muito além disso...

O treinamento in company é realizado por uma instituição que deve compreender inicialmente as necessidades específicas do empreendimento para, então, elaborar a capacitação que melhor atende à organização.

Portanto, é desenvolvido um conteúdo personalizado conforme as demandas dos colaboradores e da empresa, o que incrementa e aperfeiçoa as atividades do dia a dia dos participantes.

Além disso, torna-se muito mais fácil aplicar o conhecimento adquirido, fortalecer o espírito de equipe e potencializar os seus resultados.

Nesse tipo de treinamento, o processo acontece com mais desenvoltura, justamente por ser realizado dentro do local de trabalho – isto pode acontecer através de visitas do instrutor à empresa ou por uma moderna plataforma digital de transmissão de conteúdo.

A verdade é que a educação a distância também tem se mostrado uma forte ferramenta quando falamos de treinamentos in company. Através de uma plataforma personalizada para a empresa, é possível que colaboradores tenham acesso ao conteúdo especificado e também se gerencie o progresso e andamento do aprendizado neste treinamento.

Vale destacar que o treinamento in company pode abordar vários temas, atendendo às mais diversas áreas da empresa, como liderança, segurança, motivação, vendas, atendimento, desenvolvimento pessoal, entre outros.

 

Por que investir em treinamentos In Company?

 

1. Integra sua equipe

 

Muitas vezes, os colaboradores se distanciam de suas equipes pela necessidade de foco em seu trabalho individual. Porém, um grupo integrado e alinhado é muito importante para a cultura organizacional da corporação.

Os treinamentos In Company acabam se tornando um momento de aproximação, já que é um momento em que colaboradores de diversas áreas se reúnem em prol de um único objetivo, a capacitação.

Por isso, fica mais fácil compreender os propósitos em comum entre funcionários de diferentes departamentos diferentes, realizar um alinhamento com o planejamento estratégico da empresa e fortalecer o sentimento de equipe.

Há, ainda, estudos que comprovam que o relacionamento entre o líder e os liderados, assim como o relacionamento entre colegas sofre grande melhoria.

E, não para por aí! A satisfação dos funcionários com o trabalho também tende a aumentar, o que implica diretamente na produtividade da organização e redução de custos.

Além disso, existem também programas de treinamento específicos para esse intuito, como os de Team Building e Integração, que podem potencializar ainda mais esse resultado, restaurar equipes que apresentam problemas de clima ou que desejam simplesmente fortalecer o time.

 

2. Reduz custos

 

Como os treinamentos são realizados na própria empresa, não há gastos com aluguel de espaço e outros detalhes. Além disso, os cursos são contratados a partir de pacotes por preços especiais. Ou seja, ao escolher uma capacitação In Company, você reduz despesas em seu bolso!

Por outro lado, o próprio treinamento pode reduzir os custos da empresa. Isso porque a capacitação é um ótimo meio para melhorar a qualidade dos processos produtivos e o desempenho dos funcionários, reduzir desperdícios, diminuir não conformidades e aumentar a produtividade da empresa.

Além disso, ele pode resultar no aumento da lucratividade da empresa, ao captar e manter novos consumidores por meio de treinamentos focados em técnicas de negociação, aumento do número de vendas e a fidelização de clientes, por exemplo.

 

3. Facilita a aprendizagem

 

É muito mais fácil assimilar conteúdo quando os processos estão adaptados ao nosso cotidiano. Como o treinamento acontece no trabalho, é possível tirar dúvidas surgidas na rotina sem complicações. Ou seja, torna-se possível incrementar e aperfeiçoar as atividades diárias dos participantes, para que seja simples aplicar o conhecimento adquirido.

Além disso, realizar treinamentos constitui-se como um importante meio para manter a qualificação dos funcionários e mantê-los atualizados sobre as tendências do mercado. Quanto mais fácil e didático for o processo de aprendizagem, mais conhecimentos eles serão capazes de assimilar e aplicar na prática!

 

4. Otimiza o tempo

 

O In Company possibilita múltiplas oportunidades para se encaixar no seu tempo. Afinal, a definição de datas e horários é feita pela própria empresa contratante! Também é importante lembrar que o instrutor dedica aquele momento inteiramente a seu negócio e suas necessidades.

É de escolha da empresa marcar o curso dentro do expediente de trabalho ou não – assim, as atividades cotidianas dos profissionais podem se manter normalmente.

No caso em que é realizado dentro do expediente de trabalho, ganha-se o benefício de economizar o tempo que seria gasto com deslocamento.

 

Como escolher um treinamento in company?

 

É necessário ter cautela na escolha da empresa que ministrará o treinamento, pois ele terá influência direta na postura e no agir dos funcionários e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Para isso, realize uma pesquisa prévia sobre a firma, de forma a analisar a reputação da instituição, o suporte oferecido aos clientes e a eficiência no processo de atendimento.

Se possível, converse ou procure o depoimento de outras empresas que já contrataram aquele treinamento in company para verificar a satisfação dos clientes.

Procure saber, também, mais sobre a metodologia da empresa.

É importante que esta seja prática e orientada a resultados. Uma boa forma de fazer isso é analisando materiais gratuitos fornecidos pela empresa, como Ebooks, vídeos e artigos, por exemplo.
 

Quer ir além?

 

Você com certeza sabe que o conhecimento é a principal arma tanto para se tornar um profissional qualificado, quanto para alavancar o seu negócio!

Então, fica claro que você não pode perder a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!