Você tem um hobby que gostaria de praticar todos os dias? Uma obsessão que te faz ficar acordado durante a noite? Segundo Gary Vaynerchuk, agora é a hora perfeita para usar essa sua paixão e viver a partir disso!

Nesse livro, o autor mostra, com base em sua experiência, como utilizar o poder da internet para transformar seus interesses em negócios reais, fazendo com que seus sonhos empreendedores se tornem uma realidade.

É importante destacar que, como o livro foi publicado no início de 2009 e fala sobre negócios digitais, muitas das práticas sugeridas pelo autor se mostram desatualizadas (por exemplo, ele explica como você deve interagir com seus clientes através do Orkut).

Portanto, nesse resumo vamos apresentar os princípios que o autor considera como os mais importantes e que perduram até hoje quando o assunto é desenvolvimento de negócios na internet. Não vai perder, não é? Vem comigo!

 

Sobre a obra

 

Publicado em 2009 com o título Crush It! (em inglês), o livro traz de forma prática as técnicas e conceitos que ajudaram Gary Vaynerchuk a construir um negócio de US$60 milhões.

Dividida em 13 capítulos e escrita de maneira fácil, a obra apresenta a trajetória do autor desde criança, quando se mudou para os Estados Unidos com a família e já demonstrava naquela época uma paixão pelo empreendedorismo.

O livro figurou nas listas dos mais vendidos dos jornais The New York Times e Wall Street Journal. A versão brasileira foi publicada em 2010 pela Editora Negócios.

Se deseja conhecer todo o conteúdo do livro, ele está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

Gary Vaynerchuk nasceu na União Soviética e se mudou para os Estados Unidos na década de 80. Empreendedor e autor, ele foi quatro vezes escolhido como melhor autor de best-sellers pelo The New York Times.

Considerado um dos pioneiros do marketing digital, ele fez uso dessa prática para fazer com que o negócio de vinhos da sua família aumentasse seus lucros de US$3 milhões para US$ 60 milhões.

Ele é o criador do canal Wine Library TV, por onde se tornou mundialmente conhecido ao fazer críticas de vinhos.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O conteúdo do livro é valioso para toda pessoa que tem uma paixão e possui o desejo de transformar essa paixão em seu trabalho.

Além disso, o autor fornece dicas essenciais para aqueles interessados em empreender no mundo atual, dominado pela velocidade da informação e pelas mídias sociais.

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos de destaque do livro são:

 

  • Você precisa ser verdadeiramente apaixonado por alguma coisa para conseguir transformá-la em um negócio lucrativo e sustentável;

  • Esteja disposto a viver e respirar sua paixão;

  • É preciso que você acredite naquilo em que está trabalhando, só assim será capaz de passar por cima dos obstáculos que se apresentarão;

  • Você deve criar uma comunidade para alcançar outras pessoas que compartilham da sua paixão;

  • A criação de conteúdo relevante e de qualidade é fundamental para o estabelecimento da sua marca.

 

Overview - Princípio 1: sua paixão

 

Inicialmente, Gary explica que se você não amar o que faz, você será apenas mais um trabalhador, mais uma pessoa presa no meio da multidão.

O principal é encontrar alguma coisa que você seja apaixonado, algo pelo qual você esteja disposto a viver e respirar, que vai te fazer levantar da cama todos os dias com força de vontade. É isso que vai te diferenciar dos demais e garantir seu sucesso.

A internet é, portanto, a melhor ferramenta possível para que você seja totalmente sincero com você mesmo e consiga transformar aquilo que ama em sua marca pessoal, trazendo sucesso.

Além disso, o autor explica que o sucesso em si não se trata de valores monetários ou da escala do seu negócio, mas sim de felicidade. Por isso, ele segue três “regras de ouro” que visam buscar e manter a sua alegria:

 

  • Ame sua família;

  • Trabalhe muito duro;

  • Viva sua paixão.

 

Overview - Princípio 2: sua marca

 

Sem uma marca pessoal criativa e atrativa, você não vai conseguir monetizar a sua paixão. Pode parecer óbvio, mas o autor explica que é preciso ser autêntico para que seus seguidores te conheçam e você consiga ter um diferencial com relação aos concorrentes.

A sua marca pessoal deve ser o motivo pelo qual os seus clientes vão voltar para consumir mais conteúdo e, com o tempo, se fidelizar e indicar seus produtos para outras pessoas.

Gary lembra que é importante estabelecer inicialmente como você vai se promover, levando em conta suas competências e suas fraquezas. Por exemplo, uma pessoa tímida e reservada provavelmente não vai ser muito atrativa em vídeos ou podcasts.

Em vez disso, ela pode focar em escrever artigos para o blog. É preciso determinar qual canal de comunicação se adequa melhor a você.

 

Overview - Princípio 3: seu conteúdo

 

Você deve estar pensando: “existem tantas pessoas produzindo na internet, eu não vou conseguir me destacar nesse oceano de concorrência”. Realmente, faz total sentido a sua preocupação. A internet permite que qualquer pessoa produza e publique coisas, o que aumenta muito a quantidade de concorrentes.

No entanto, o autor explica que não é preciso se desesperar por isso. Segundo ele, a melhor forma de ser notado é produzir o melhor conteúdo possível. A qualidade é um imenso filtro.

Gary enfatiza mais uma vez a importância de falar sobre o que você ama, pois dessa forma você consegue ser mais crível e divertido, o que faz ajuda as pessoas a construírem uma conexão com você. É exatamente isso que você deseja para desenvolver um negócio sustentável.

Então, qual a melhor maneira de comunicar minha paixão e atrair as pessoas que compartilham dessa mesma ideia?

É simples: conte histórias! Desde vendas para grandes empresas até em serviços, essa técnica é amplamente utilizada, pois realmente funciona.

Quando você conta uma história, você consegue engajar ainda mais as pessoas e estabelece uma ligação forte com elas, o que faz com que queiram compartilhar aquela história com mais pessoas, e assim sua marca cresce e se espalha.

Além disso, o autor destaca três valores chave que você precisa levar em conta quando deseja monetizar seu conteúdo online:

 

  • Autenticidade: toda decisão que você tomar e tudo que você postar nas mídias sociais deve refletir o que você acredita e o propósito do seu negócio;

  • Força de vontade: esteja disposto a trabalhar muito duro, mais que seus concorrentes. Isso é necessário para que você os supere, especialmente no início;

  • Paciência: nada grandioso acontece do dia para a noite. Não se desespere e continue trabalhando na sua paixão, com o tempo você verá resultados.

 

Overview - Princípio 4: sua comunidade

 

O próximo passo importante no estabelecimento da sua marca é a criação de uma comunidade ao redor dela. É o que vai sustentar seu crescimento sustentável e aumentar as chances de fidelizar seus clientes. No entanto, esse não é um processo fácil, nem rápido.

Segundo o autor, a criação de conteúdo é a parte mais fácil do processo. É na montagem de uma comunidade que a maior parte dos seus esforços e sua força de vontade serão necessários.

Para isso, o autor sugere as seguintes dicas:

 

  • Leia muitos blogs de outros produtores de conteúdo, seja do mesmo tema que o seu para estabelecer um benchmark, seja de outros assuntos para você conhecer novas ideias;

  • Responda aos comentários das pessoas nas suas mídias sociais;

  • Produza conversas;

  • Sempre adicione um link para o seu próprio conteúdo;

  • Mantenha a qualidade e a relevância da conversa.

 

Overview - Princípio 5: seu legado

 

Por fim, Gary trabalha mais uma vez a ideia de que você deve seguir sua paixão, não dinheiro. Lembra das suas três regras de ouro? Ele afirma que o verdadeiro sucesso - financeiro, pessoal e profissional - está ancorado no amor pela sua família, trabalho duro e no ato de vivenciar sua paixão.

O autor acredita que o seu legado é o que você pode deixar de mais importante. Você deve se perguntar se você ama o que você faz, se isso vai te trazer dinheiro e, além disso, se você vai se orgulhar da forma como ganha seu dinheiro.

Além disso, Vaynerchuk relembra os cuidados que devem ser tomados ao fazer qualquer coisa na internet, pois tudo que você posta vai direto para o público. Esteja sempre atento à forma como você interage com as pessoas, pois você pode ser mal interpretado.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Jeff Walker, um empreendedor que vende produtos na internet desde 1996, apresenta em sua obra Launch a sua fórmula para lançamento de um produto digital. Nela, são explicados todos os passos, desde o planejamento inicial até o pós-venda.

Focado mais na educação a distância, Roger C. Shank explica em Designing World Class E-Learning quais são os fundamentos do ensino eletrônico e mostra como formatar uma empresa que oferece esse tipo de serviço.

Por fim, em De Zero a Um, os autores Peter Thiel e Blake Masters demonstram as melhores técnicas para a criação de uma startup inovadora e fugir da competição no mercado atual.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

No fim do livro, o autor apresenta um checklist a ser seguido para que você consiga ver os resultados desses princípios no mundo real. Aqui vão as dicas:

 

  • Identifique sua paixão;

  • Tenha certeza de que você consegue pensar em no mínimo 50 temas que podem ser falados sobre o assunto;

  • Responda à seguinte pergunta: eu consigo falar sobre isso melhor do que qualquer pessoa?;

  • Defina um bom nome para sua marca pessoal;

  • Escolha seu canal de comunicação principal, adequado às suas competências;

  • Produza seu conteúdo, focando na qualidade;

  • Poste e compartilhe seu conteúdo;

  • Crie engajamento nas suas mídias sociais, formando uma comunidade;

  • Quando perceber que sua marca já está bem estabelecida e chama bastante atenção, comece a monetizar;

  • Lembre-se das três regras de ouro.

 

Que tal aprender mais?

 

Gostou do livro? Deixe seu feedback nos comentários abaixo para sabermos a sua opinião!

Além disso, para você que deseja tirar as suas ideias do papel e começar a formar seu legado no mundo, a Voitto oferece um curso completo de Formação Empreendedora. Inscreva-se!

 

 

Além disso, você pode conhecer toda a trajetória e as dicas do autor lendo o livro completo, disponível para compra abaixo:

 

    

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.