O valuation é um dos principais fatores financeiros que precisam ser avaliados na hora de comprar uma sociedade, ou até uma empresa.

Mas, você sabe o que, de fato, é o valuation e como você pode calculá-lo no seu negócio?

Se a resposta for  “não”, você está no artigo certo!

Confira abaixo os tópicos que serão abordados nesse texto:

  • O que é valuation?
  • Qual é a importância do valuation?
  • Benefícios de se fazer um valuation;
  • Como fazer um valuation?

 

O que é valuation?

 

Valuation, traduzido para o português como “avaliação de empresas”, é o processo de estimar o valor de um determinado ativo e o retorno de um investimento em suas ações.

Para exemplificar vejamos como o valuation pode estimar o valor real de uma empresa: basicamente, quando uma pessoa quer vender a sociedade ou, até mesmo vender a empresa, é feito o valuation a fim de verificar qual é o valor do negócio, com base nos preços das ações de empresas listadas na bolsa de valores.

Mas, vale lembrar que o valuation não é feito somente no caso de venda da empresa.

Ele também é muito utilizado por investidores quando vão decidir as empresas que irão compor a sua carteira de ações e também investidores que vão ou adquirir uma empresa, ou atuar na administração de empresas que estão com má gestão, como forma de auxiliá-las a crescerem.

Mas, o valuation não é utilizado apenas para avaliar empresas, ele é utilizado para avaliar o valor de qualquer ativo. Portanto, pode ser um imóvel, uma empresa, uma ação e até uma dívida!

 

Se você está lendo esse artigo porque quer entender tudo sobre finanças para abrir o seu negócio, esse é o seu momento de brilhar!

Temos uma Planilha Gratuita de Investimentos Iniciais, na qual você poderá estimar com precisão a quantia de capital exigida para iniciar e manter seu novo negócio!

Não perca tempo, e clique no botão abaixo para baixar:

Planilha de Investimentos Iniciais para Abertura de Negócios

 

Qual é a importância do valuation?

 

Como você viu na definição, o valuation se trata de uma análise do valor real de um ativo (físico ou não).

E por que ele é tão relevante e tão falado no meio de negócios?

Por meio do valuation, você é capaz de determinar o valor justo de um ativo e isso proporciona uma melhor e mais justa negociação com os acionistas.

Além disso, fazer o valuation permite que você tenha uma visão sistêmica do seu negócio a longo prazo, de modo que você consiga traçar estratégias mais assertivas.

No próximo tópico você vai conferir mais sobre os benefícios que fazer um valuation pode trazer a curto e a longo prazo.

 

Benefícios de se fazer um valuation

 

Os principais benefícios de se fazer um valuation são:

  • Facilita o processo de tomada de decisão;
  • Possibilidade de fazer um melhor planejamento estratégico da empresa;
  • Facilita o processo de entrada e saída de um acionista da empresa;
  • Proporciona uma gestão baseada em valor;
  • Conhecimento do real valor de uma marca;
  • Melhor entendimento da posição da empresa frente os concorrentes.

 

Como fazer um valuation?

 

Para se fazer um valuation, existem diversas formas, como por meio da renda (Fluxo de Caixa Descontado), pelo mercado (Múltiplos ou Cotação) e pelos ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).

A forma mais completa e mais utilizada de se fazer é a do Fluxo de Caixa Descontado, ou discounted cash flow, que é a que relaciona o valor de um ativo com base no fluxo de caixa presente e é o modelo que você vai conferir a seguir.

 

Cálculo do valor do fluxo de caixa futuro

Nessa etapa, basicamente, você precisa projetar o fluxo de caixa (montante recebido - montante gasto) da empresa em um período futuro.

O tempo vai depender da estabilidade da empresa. Por exemplo, se for uma empresa já sólida no mercado, ela pode projetar o fluxo de caixa por um período maior, se quiser.

Já em empresas menores, como startups, é recomendado projetar o fluxo de caixa em um período de tempo menor, para obter dados mais confiáveis.

 

Definição da taxa de desconto

Nessa etapa, é importante descobrir um padrão para definição da taxa que será descontada do fluxo de caixa com o tempo. Em outras palavras, é a desvalorização do valor ao longo do tempo

É importante frisar que esse percentual de valor precisa ser maior que a taxa selic!

 

Soma dos fluxos descontados

Por último, nesta etapa ocorre a soma das duas etapas anteriores. 

É somado o fluxo de caixa projetado com a taxa de desconto para saber o real valor da empresa.

 

Dica bônus!

 

Agora que você sabe tudo sobre valuation e como ele pode ser estratégico na hora de você investir em empresas, tenho uma super dica para você!

Através do nosso curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos você vai ter a oportunidade de saber mais sobre como calcular, interpretar e utilizar indicadores a favor da empresa nos processos de tomada de decisão. Além disso, você será capaz de fazer um planejamento financeiro e orçamentário e, ainda, uma gestão de custos! 

Não deixe essa oportunidade passar, é só clicar no botão abaixo para saber mais sobre o curso!

Curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos