Você já deve saber que os programas de trainee têm se tornado a escolha número um de muita gente, não é mesmo? Se acompanha nosso Blog, já sabe inclusive o que as grandes empresas esperam de um trainee. Mas então, por que cada vez mais jovens recém-formados optam por seguir esse caminho? Quais são de fato as vantagens de um programa de trainee?

Além das vantagens que todos conhecem, como por exemplo a alta remuneração, vamos focar nos benefícios que um programa de trainee traz para sua carreira. Mesmo que ao final do programa você não seja selecionado, só o fato de ter passado pelas fases do programa servirão de grande experiência para sua vida profissional.

Levando todos os fatores em consideração, o programa de trainee é, para os estudantes, um sonho de vida, enquanto para os empreendedores é a chance de encontrar jovens diferenciados, com grande potencial de desenvolvimento, com a energia no máximo, dispostos a chegar ao topo.

 

Compreensão da empresa como um todo

 

Uma das maiores vantagens de um programa de trainee se chama job rotation, que é um fator comum a muitos programas de grandes empresas. E o que é esse job rotation? Bem, é fazer o candidato passar por diversas áreas da empresa e exercer diferentes funções, alcançando assim uma compreensão de todas as áreas, melhorando a comunicação entre setores, além de assim poder decidir qual área mais se encaixa em seu perfil.

 

Ascensão rápida

 

Grande parte dos programas de trainee levam o profissional naturalmente a um cargo de liderança e, além disso, muitas empresas oferecem cargos de gestão para os trainees que mais se destacaram ao longo de todo o programa.

Além disso, por serem treinados desde o começo de acordo com a filosofia da empresa, os jovens trainees conseguem subir de cargo mais rápido do que os profissionais que não participaram do programa.

 

Contato direto com líderes

 

Uma das vantagens de um programa de trainee que fazem a diferença na sua carreira é o contato direto com líderes e pessoas de sucesso. Esses mentores te ensinarão tudo o que aprenderam durante suas carreiras e pode ter certeza de que esse tipo de experiência agrega muito para seu futuro profissional.

Ter alguém que já passou por situações semelhantes e as superou faz toda a diferença, pois você terá assim os “macetes” para passar de fase, além de não precisar cometer os mesmos erros. Não subestime jamais o poder de se aprender com quem tem experiência.

 

Formação profissional contínua

 

Basicamente todo programa de trainee oferece cursos de capacitação complementares, aprimorando ainda mais as habilidades aprendidas na faculdade. Com isso, você não somente pode colocar em prática as habilidades que já possui, mas também desenvolver novas habilidades. Assim, pode canalizar todo esse conhecimento para a área que mais te interessar.

 

Ajuda na escolha do seu futuro

 

Como já foi dito, uma das maiores vantagens de um programa de trainee é a exposição a todas as áreas da empresa. E é exatamente isso que pode te dar uma ajuda considerável na decisão de qual caminho seguir. Não é nenhuma novidade estar em dúvida a respeito disso quando se deixa a faculdade.

Por isso, grande parte dos programas de trainee não especificam uma área. O conhecimento adquirido na universidade é totalmente transferível, ou seja, você pode aplicá-lo de diversas formas. Ao participar de um programa de trainee, você poderá até mesmo se identificar com uma área na qual você nunca tinha pensado antes.

 

Desenvolvimento de trabalho em equipe

 

 

Como trainee, você estará trabalhando com equipes ou pelo menos com um parceiro que mostrará como as coisas são feitas no departamento. Você aprenderá a trabalhar com equipes de diferentes membros e em diferentes níveis. Às vezes, você estará trabalhando com um superior, outras vezes, trabalhará lado a lado com seus subordinados.

Além de desenvolver o trabalho em equipe, você também pode criar um relacionamento de mentor-aprendiz com as pessoas com quem trabalha e, como já dissemos, esse networking é de grande utilidade para o jovem profissional.

 

Que tal se preparar mais?

 

Agora você já sabe quais são as vantagens de um programa de trainee e tudo que ele pode trazer de benefícios para a sua carreira, certo? Então é hora de estar preparado para isso, capacitado de forma adequada.

Para isso, nada melhor do que dominar a ferramenta mais requerida em processos seletivos em geral. Obviamente, estamos falando do Microsoft Excel. Para te ajudar nesse processo de capacitação, a Voitto traz até você o curso Formação Master em MS Excel! Do básico ao avançado para você estar preparado para o mercado de trabalho. Obtenha já o seu certificado!