Um ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema gerencial que interliga dados de vários departamentos de uma companhia e, assim, otimiza o seu gerenciamento.

Esses softwares também são conhecidos, em português, como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial e podem ajudar qualquer empresa, independentemente do seu porte e nicho.

Não apenas porque existem opções com planos econômicos e até gratuitos, mas porque a solução pode ser adaptada às diferentes necessidades de uma empresa. 

Você quer saber como um ERP pode ajudar o seu negócio a crescer? Então confira 7 benefícios associados ao uso do software.

 

1. Otimização da gestão empresarial

 

De acordo com uma pesquisa realizada com empresas de médio porte nos Estados Unidos e na Europa, utilizar um ERP pode acelerar o crescimento em 35%.

Isso não deve ser uma surpresa, afinal, o software proporciona mais organização e ajuda a aprimorar fluxos de trabalho. Devido à integração entre setores, a empresa ganha eficiência e mais eficácia na análise de dados e na criação de relatórios, entre outras atividades.

A produtividade da equipe e a agilidade em diversos processos também são ganhos importantes, que ajudam a otimizar a gestão empresarial.

Empresas que ainda utilizam planilhas ou vários softwares, às vezes, podem ter que escrever um dado em diferentes interfaces. Se utilizassem um ERP, esses processos repetitivos poderiam ser evitados devido às integrações.

 

2. Apoio ao processo de tomada de decisão

 

O sistema é alimentado por dados de diversos departamentos e, assim, mostra indicadores. A análise desses dados ajuda o gestor a identificar padrões e oportunidades e, assim, tomar decisões mais inteligentes, sem "achismos".

O sistema, portanto, favorece o planejamento organizacional e estratégico. Você pode, por exemplo, acompanhar as métricas de produtividade de cada colaborador e analisar o fluxo de caixa facilmente.

Isso ajuda a evitar problemas que prejudicam o crescimento da empresa, porque você terá sempre dados e informações atualizadas. Se encontrar um desafio, estará mais preparado.

 

3. Facilidade de acesso a dados

 

Existem diversos sistemas ERPs no mercado e alguns deles ainda operam a nível local. Isto é, o software é instalado no computador das lojas.

No entanto, hoje, com a Computação em Nuvem, esse acesso é facilitado. Os ERPs mais modernos permitem que você acesse e adicione dados em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet e um dispositivo móvel, como um tablet ou um smartphone.

Isso também facilita a gestão porque, em tempo real, a qualquer dia e hora, você consegue entrar no sistema ERP e analisar os dados.

 

4. Praticidade na colaboração

 

Devido à integração, é mais fácil acompanhar projetos. Afinal, as informações são alimentadas por múltiplos colaboradores, simultaneamente, e, portanto, a evolução é apresentada em tempo real em um único sistema.

Isso pode ser ainda mais interessante para empresas que tem mais de uma unidade ou que atuam, ainda, em um e-commerce.

A integração de dados da loja física e da loja virtual também são atualizadas em tempo real e o gestor pode analisar as informações de uma ou de todas as unidades.

 

5. Menos custos operacionais

 

O ganho em produtividade e a agilidade nos processos podem ajudar a reduzir custos. A equipe não precisa adicionar dados relacionados em diferentes sistemas e, por isso, pode ocupar-se com atividades mais estratégicas, menos operacionais. Além disso, ao avaliar rotinas, você pode otimizar processos.

A redução de custos é ainda mais perceptível se você considerar que utilizando apenas um sistema ERP, você não precisa instalar diversos softwares. Uma única solução pode, então, evitar custos adicionais com pessoal, suporte e licenças.

 

6. Otimização do gerenciamento de estoque

 

Essa é uma funcionalidade indispensável para quem atua no varejo. Um sistema ERP é essencial para lojas porque integra diversos dados relacionados à logística e às finanças

Uma compra que você faz, por exemplo, gera uma movimentação em estoque e uma dívida a pagar, de modo semelhante ao que acontece no módulo comercial.

Isso evita que diferentes setores tenham que adicionar, manualmente, essas entradas no sistema ou, o que é ainda menos eficiente, em planilhas ou cadernos.

gestão de estoque em um sistema ERP ainda é muito útil para quem, além de vender presencialmente, gerencia um e-commerce, pois os dados unificados proporcionam uma análise geral da empresa.

O sistema ainda ajuda a evitar erros comuns no gerenciamento de estoque, como vendas em duplicidade. Além disso, permite analisar, com mais facilidade e eficiência, os níveis de produtos disponíveis e a avaliar a necessidade de adquirir capital de giro.

 

7. Mais segurança de dados

 

Este é mais um benefício de utilizar um sistema ERP, especialmente devido à Lei Geral de Proteção de Dados.

Se você utiliza e integra diversos softwares, a mescla de informações, em algum momento, pode favorecer uma interceptação, risco que pode ser minimizado com um sistema ERP.

Além disso, os ERPs costumam oferecer a possibilidade de limitar acessos, assim, informações confidenciais só podem ser lidas por setores e pessoas que tenham permissão.

Um sistema ERP oferece muitos benefícios. O software une dados de todos os setores de uma empresa e otimiza não só processos, mas a análise de relatórios e a gestão. Se o ganho em eficiência e segurança e a redução de custos é importante para a sua empresa, você deve considerar utilizar o sistema.

Se você gostou deste conteúdo e se interessa por temas relacionados, não deixe de se inscrever no curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos!

 

Curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos

 

Com ele você será capaz de alinhar o seu projeto a um programa ou portfólio, identificar as partes interessadas e muito mais!

Este artigo foi escrito pelo blog parceiro Cake ERP.

Cake ERP é um sistema integrado de gestão para o varejo e para franquias. A plataforma permite o controle total de uma loja por meio de módulos que otimizam o gerenciamento de estoque, das finanças, das compras, das vendas, do Caixa e facilita a integração com plataformas de e-commerce. No software, você pode analisar o fluxo de caixa da empresa, controlar comissões, importar e emitir notas fiscais e muito mais! Se você é dono ou gerencia uma loja, clique aqui e experimente a solução gratuitamente!