O que é Vídeo Marketing?
8 Vantagens da Estratégia de Vídeo Marketing!
Quais são os Equipamentos Necessários para o Video Marketing?
Como Produzir uma Campanha de Vídeo Marketing?
3 Métricas para Avaliar o Sucesso da sua Campanha!
Técnicas para Vendas Eficientes

Quer chamar a atenção do seu nicho de mercado? Conheça e aplique o Vídeo Marketing!

Descubra como o Video Marketing pode ser a maneira mais assertiva de se destacar e alavancar os seus resultados digitais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer chamar a atenção do seu nicho de mercado? Conheça e aplique o Vídeo Marketing!

Chamar a atenção das pessoas está cada vez mais difícil. Afinal, elas estão imersas em diversas informações o tempo todo. Por isso, diferenciar-se para chamar a atenção pode ser um ponto chave para o sucesso. Sendo assim, você precisa conhecer o Vídeo Marketing.

Com a estratégia de produzir conteúdos em formato de vídeo, esta vertente está sendo cada vez mais utilizada. Um dos motivos para isso é evidenciado em uma pesquisa intitulada a Understanding the Expanding Benefits of Marketing with Video, do grupo Aberdeen.

O estudo mostra que as campanhas que utilizam Vídeo Marketing geram até 66% mais leads qualificados por ano. Ou seja, esse é um bom indicativo para o aumento do funil de vendase do faturamento.

Se interessou e quer saber mais? Acompanhe este artigo até o final e descubra:

  • O que é Vídeo Marketing?
  • 8 Vantagens da estratégia de Vídeo Marketing!
  • Quais são os Equipamentos Necessários para o Video Marketing? 
  • Como Produzir uma Campanha de Vídeo Marketing? 
  • 3 Métricas para Avaliar o Sucesso da sua campanha!
  • Técnicas para Vendas Eficientes! 

O que é Vídeo Marketing?

Vídeo Marketing é a estratégia voltada para a criação de conteúdos audiovisuais a fim de divulgar uma marca, produto ou serviço. Sendo assim, essas ações buscam atrair novos públicos, aumentar a taxa de conversão e fidelizar os clientes.

Todas as campanhas em veículos online que envolvam vídeos ou veiculadas na televisão se enquadram em ações de vídeo marketing. No entanto, essas não são as únicas maneiras de executar essa estratégia. Entre as possibilidades estão:

  • Anúncios nas principais redes sociais que geram tráfego orgânico ou pago;
  • Vídeos institucionais que objetivam fortalecimento de uma marca ou produto;
  • Produções voltadas para o marketing de conteúdo com vídeos educativos;
  • Transmissões ao vivo em diversos canais de comunicação;
  • Vídeos promocionais para aumentar o engajamento de uma rede social;
  • Vlogs, depoimentos de clientes gravados e cases em vídeos;
  • Landing pages com demonstrações de produtos e sua utilização, inclusive com Call to Actions (CTAs);
  • E-mail marketing com vídeos no conteúdo. 

Essas são apenas algumas das formas que uma empresa possui de usar a estratégia de Vídeo Marketing na promoção do produto e serviço que ela oferece.

Deu para ver que ela é muito versátil, não é mesmo? Mas se isso ainda não foi o suficiente para te convencer, descubra abaixo as vantagens de produzir conteúdos em vídeo e usar essa vertente do marketing.

8 Vantagens da Estratégia de Vídeo Marketing!

O Video Marketing pode ser uma das maneiras mais assertivas de chamar a atenção dos clientes em diversos nichos de mercado. Mas esse não é o único benefício dessa vertente.

Por isso, vale a pena conferir outros impactos positivos que a aplicação do Video Marketing pode trazer para o seu negócio. Veja a lista que separamos para você.

1. Podem ser fáceis de produzir dependendo do estilo de vídeo que você adota para a sua campanha;


2. A linguagem falada por ser mais facilmente entendida em comparação com os textos, principalmente para assuntos mais complexos;


3. Vídeos são em geral responsivos, ou seja, atendem melhor às expectativas da audiência;


4. Permitem com que o engajamento seja maior, principalmente em comparação com postagens ou estratégias que só envolvem textos;


5. Possibilitam o marketing viral com mais facilidade, afinal é mais comum o compartilhando com amigos e familiares;


6. Melhoram outras estratégias de marketing digital, como o SEO;


7. Tendem a ter maior alcance e com isso aumentam o tráfego orgânico nas suas páginas na internet;


8. Pela maior visibilidade, impactam positivamente no número de leads atingidos e convertidos.


Se você quer usufruir de todas essas vantagens, confira abaixo quais são os equipamentos necessários para começar a fazer as suas gravações.

Quais são os Equipamentos Necessários para o Video Marketing? 

O Vídeo Marketing é muito democrático e permite que a potencialização das criações de conteúdo seja feita com equipamentos simples ou sofisticados.

No entanto, independente do valor que você tem para investir nessa estratégia, alguns quesitos são essenciais para a qualidade das gravações e edições. São eles:

  • Câmera: independente se uma câmera profissional ou do próprio celular, é fundamental que o conteúdo seja gravado em boa qualidade de imagem. Afinal, isso impacta diretamente no interesse do potencial cliente;
  • Microfone: muitas pessoas se esquecem, mas a qualidade do som é essencial. Por isso, um ponto de microfone pode ser essencial para que o que é dito seja capturado de maneira clara e sem ruídos;
  • Iluminação: a iluminação pode ser natural ou artificial, mas o mais importante é que você esteja em um ambiente que favoreça e ilumine o que está sendo gravado;
  • Edição: a edição pode ser feita por meio de programas de celular e computador pagos ou gratuitos. No entanto, para gerar profissionalismo, é importante criar uma identidade que permaneça como padrão nas produções;
  • Suporte: apesar de não serem decisórios, os equipamentos de suporte, como tripés, podem fazer diferença na hora de gravar vídeos com mais liberdade de articulação. 

Agora que você já sabe o que precisa para produzir um vídeo, é hora de descobrir como pode fazer uma campanha dessa vertente do marketing na prática.

Como Produzir uma Campanha de Vídeo Marketing? 

Produzir sua própria campanha de Vídeo Marketing pode parecer um desafio no primeiro momento. No entanto, existem alguns passos que podem ser seguidos para aumentar a assertividade no planejamento e na execução dessa estratégia.

O primeiro deles é o conhecimento do seu público-alvo. Com isso, você saberá qual o hábito de consumo de conteúdo deles e poderá escolher o melhor canal de divulgação, o tamanho do vídeo e até mesmo a melhor abordagem.

Superado esse ponto, também é interessante fazer um estudo sobre o que é oferecido pelos concorrentes. Essa é uma forma de se embasar e ter um norte para o início do desenvolvimento.

Com o planejamento feito, é hora de começar a gravar e editar. Nessa hora, é fundamental se atentar aos tópicos anteriores.

Após isso, é hora de mensurar. Mas para esse tópico, confira detalhes a seguir!

3 Métricas para Avaliar o Sucesso da sua Campanha!

Independente da vertente do marketing utilizada, é imprescindível a utilização de métricas para aplicação do desempenho de uma ação.

No contexto do vídeo marketing, podemos destacar três indicadores principais. São eles:

1. Taxa de retenção

É o indicador que mede o tempo médio que as pessoas permanecem assistindo o seu conteúdo. Com isso, quanto maior esse período, mais demonstram o interesse delas por ele.

2. Taxa de abandono

Importantíssima para entender o ponto em que o seu conteúdo deixa de ser interessante para a audiência, a taxa de abandono mapeia o momento exato que os ouvintes deixam de assistir ao vídeo.

Com isso em mãos, passa a ser mais fácil traçar novas ações para produzir conteúdos mais chamativos. Principalmente para estratégias de produção de vídeo curto.

3. Taxa de conversão

Além disso, também é fundamental a avaliação de quantas pessoas que consomem a sua publicação ou anúncio se tornam de fato clientes da sua marca. Para essa métrica, existe a taxa de conversão.

Ela irá mapear se o conteúdo é de fácil consumo e pode ser usado como gatilho de venda. Afinal, ele deve gerar interesse e converter os leads para clientes.

Técnicas para Vendas Eficientes

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gatilhos Mentais Para Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.