Abrir o próprio negócio é algo muito maior do que oferecer oportunidades de emprego e crescimento a outros profissionais. Trata-se da realização de um sonho, daquilo que nos move e nos motiva diariamente a empenhar toda nossa energia para alcançarmos nossos objetivos pessoais e profissionais.

Empreender é assumir riscos. É dedicar tempo, esforço humano e financeiro suficiente para fazer um projeto sair do papel. É passar por diversos sacrifícios e adversidades para se manter no mercado. É criar, inovar, se reciclar e aprender dia após dia para se chegar ao topo.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, a caminhada é bastante prazerosa. Não há sensação melhor do que ouvir o relato de clientes satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Isso nos motiva a vencer barreiras e a trabalhar por um propósito maior.

É por isso que hoje, no dia em que a Voitto completa seus 11 anos de história, resolvemos compartilhar aprendizados importantes para que você também experimente estas sensações em sua vida e tenha sucesso no âmbito pessoal e profissional. Confira e depois me conta o que achou nos comentários!

 

1. A vontade é a chave mestra para abrir qualquer porta

 

Tudo começa com uma ideia. Tudo que você conhece saiu da cabeça de alguém, desde a casa onde você mora até a tecnologia do celular que você usa. Isso significa que se você é capaz de ter uma ideia, também é capaz de criar mundos inteiros.

Já imaginou como seria sua vida sem as ideias de Nikola Tesla, Graham Bell, Santos Dumont e tantos outros grandes nomes que transformaram o mundo no que é hoje?

Uma ideia pode mudar TUDO, mas por melhor que ela seja, os planos só saem do papel se essas ideias estiverem perfeitamente alinhadas com sua força de vontade. A vontade é a chave mestra para o sucesso de qualquer projeto.

 

2. Estabeleça metas e objetivos claros para realizar seus sonhos

 

Se você pode sonhar, você pode realizar. Thomas Edison sonhou com um mundo todo iluminado. Graham Bell sonhou em conectar as pessoas ao redor do mundo. Santos Dumont sonhou que o homem poderia voar, e as distâncias seriam encurtadas, e o mundo mudou radicalmente em razão dos sonhos deles.

Todos nós temos sonhos. É um processo natural. Os sonhos são as sementes de um processo de mudança, mas se não houver metas e objetivos claros podem se tornar apenas mais uma fantasia da sua imaginação.

Acontece que os sonhos podem ser abstratos e nem sempre estão associados a um plano. Já as metas ou objetivos estão associados um plano de ação realista e com tempo determinado. Você determina o que você irá fazer, como irá fazer e quando irá fazê-lo.

É como aquele velho ditado “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. E “qualquer caminho” não deve ser o objetivo de nenhuma pessoa que deseja alcançar sucesso profissional. Por isso, estabeleça metas e objetivos claros para sua vida.

 

3. Pense grande, mas não tenha medo de começar pequeno

 

Costumo dizer que o feito é sempre melhor que o perfeito. Muitos empreendedores de primeira viagem já imaginam seu negócio funcionando perfeitamente. Porém, a realidade não é bem assim. Seu produto ou serviço sempre estará passível de ajustes e, quanto antes você perceber as falhas, melhor.

Ainda que suas ambições sejam grandes, não tenha medo de começar pequeno. O mais importante é aprender a crescer com segurança e solidez. Assim, caso ocorram erros, eles serão em tamanhos contornáveis.

Com o tempo, tanto o empresário quanto a empresa se tornam maduros para conquistar mercados cada vez maiores, o que também é importante para consolidar parcerias e atender clientes maiores com mais qualidade.

 

4. Busque conhecimento e atualize-se sempre

 

Nunca ache que você já sabe de tudo. Independente da sua área, sempre há novidades, novos conceitos e métodos a serem explorados. É importante permanecer atento e atualizado a tudo isso.

Por mais que você já tenha uma formação, participe de cursos, palestras e workshops na sua área quando for possível. E mais importante, leve esses conhecimentos para dentro da empresa em que você está inserido.

No mundo do empreendedorismo não é diferente. Em um mercado competitivo, burocrático, de altos impostos e ainda em crise que temos no Brasil, a pessoa só deve buscar o próprio negócio se ela estiver disposta a aprender a empreender e gerir uma equipe.

 

5. Não acredite no sucesso fácil

 

Um dos erros que as pessoas mais cometem é achar que com pouco trabalho, pouco esforço e num espaço curto de tempo, serão capazes de construir algo realmente duradouro e relevante.

Não acredite em nada que venha fácil demais. Para se chegar ao topo é preciso passar pelos obstáculos que surgem em nosso caminho. O segredo para superar os desafios é parar de inventar desculpas o tempo todo para não fazer o que deve ser feito.

Se você não está contente com os seus resultados, pare e observe quais são as suas desculpas e mude. Se você quer que as coisas mudem para você, mude suas atitudes antes.

 

6. Para ganhar, você tem que apostar

 

Para abrir a própria empresa é preciso ter coragem e muita persistência para assumir os riscos financeiros, psicológicos e sociais gerados pela evolução do negócio.

Não desista diante a primeira dificuldade. O mais importante é manter-se focado em seus objetivos e aceitar as adversidades como uma realidade dos negócios e, com isso, criar bases sólidas para manter a empresa viva.

Essa capacidade de resistir e continuar é o que faz o negócio prosperar e nos ensina a aprender com nossos erros e acertos. Aposte no que você acredite e lute para que tudo se resolva da melhor forma possível.

 

7. Seja persistente, mas não tenha medo das mudanças

 

As pessoas de sucesso têm disciplina para manter-se no caminho, mesmo quando ainda não estão alcançando os resultados que desejam. Para vencer os desafios do mercado é preciso ter muita persistência e foco, mas isso não significa que você deve se fechar para o novo.

A Era da Informação trouxe mudanças que transformaram nosso estilo de vida. Com ela, vieram também transformações econômicas, as quais devemos compreender e nos adaptar se quisermos chegar ao topo.

 

8. Cerque-se de pessoas que tem paixão pelo que fazem

 

Pessoas de sucesso sabem que a vida é o resultado de nossas escolhas. E por isso, escolheram tomar a decisão de se aventurar no mercado para realizarem seus sonhos.

Acontece que ninguém atinge o sucesso de maneira isolada. É imprescindível o apoio de parceiros, além de uma boa equipe trabalhando em sinergia com os objetivos da empresa, aliado a utilização de novas tecnologias para facilitar o trabalho e melhora na qualidade do produto ou serviço oferecido.

Um negócio promissor é construído por pessoas de sucesso. Por isso, na hora de contratar pessoas para fazer parte da sua equipe busque se cercar pelos apaixonados, dedicados e inteligentes.


9. Vai lá e faz!

 

Coloque em prática as ideias que você tem. Faça aquilo que você acredita. Cometa erros sem medo. Até porque, muitas vezes, o erro é a única coisa capaz de nos mostrar o que fazer para acertar o alvo. E lembre-se sempre que existem resultados e justificativas, nunca os dois.

 

10. Invista em desenvolvimento contínuo

 

A busca pela qualidade deve ser uma constante em qualquer organização e na Voitto não podia ser diferente. Para se manter competitivo perante o mercado é preciso seguir o ritmo das mudanças e exigências dos novos consumidores, buscando sempre fazer com que o amanhã seja melhor que o hoje e ontem.

 

11. Sucesso profissional é algo bem subjetivo e individual

 

Se para uns sucesso é sinônimo de um alto salário no final do mês, para outros é sinal de ser reconhecido por parte da empresa ou ainda trabalhar com algo que possibilite mais tempo para se dedicar a família e o lazer.

Felizmente, não existe um manual para isso. Cada pessoa é única. É por isso, por sermos únicos, que precisamos encontrar o nosso próprio caminho. Esses foram alguns dos motivos que nos fizeram chegar onde estamos hoje. Compartilha comigo aqui nos comentários as conquistas e desafios da sua trajetória!